Um distúrbio que é causado pelo aumento da quantidade de fluidos endolinfáticos do labirinto é a Síndrome de Ménière. É um problema que na maior parte dos casos afeta apenas um ouvido e é mais comum do que as pessoas imaginam.
Acontece principalmente entre adultos de 30 a 50 anos e é mais comum em mulheres.
Para tirar suas dúvidas sobre a doença e entender como ela acontece, o que causa e quais são os sintomas. Acompanhe o conteúdo.
Vamos lá?
Entenda a Síndrome de Ménière
Conhecida também pelo nome de hidropsia endolinfática, a doença foi identificada no início do século 19. É uma síndrome que possui uma principal característica: pressão alta no ouvido. É um problema que ocorre no labirinto e por ser parte fundamental para o equilíbrio do corpo quanto é afetado pode ocasionar diversos problemas.
Quais são os sintomas e sinais da doença?
É possível identificar a doença de forma simples. Um dos sintomas primordiais é a sensação forte de tontura e durante a crise pode haver também a perda de equilíbrio.
As crises de vertigem podem ter uma duração de 20 minutos até 24 horas. Por conta da tontura, também é natural as náuseas e vômitos. Sendo assim, é fundamental relatar todas as mudanças para o médico a fim de facilitar o diagnóstico do problema. Além disso, outros sintomas comuns são:
- Diminuição da audição;
- Zumbido no ouvido;
- Sensação de ouvido entupido;
- Perda auditiva momentânea;
- Plenitude auricular, que é a sensação de pressão no ouvido.
Entenda as causas
No período inicial, a doença pode ser confundida com outros problemas, incluindo problemas que não possuem relação com a audição. Conforme a doença progride é comum a diminuição da audição, o que facilita o reconhecimento.
As crises podem ser desencadeadas por diversos motivos distintos que incluem o estresse e algumas alterações hormonais.
Além do mais, entre as possíveis causas do problema estão:
- Alergias;
- Predisposição genética;
- Traumatismo craniano;
- Resposta imune do organismo.
Existem tratamentos para a Síndrome?
Muitos médicos e especialistas no problema falam que não há uma cura específica para a doença. Mas é possível diminuir e tratar os sintomas que atrapalham a vida de quem tem a síndrome.
Os tratamentos são importantes para diminuir a vertigem e minimizar também outros sintomas recorrentes. É importante ressaltar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa.
Para evitar a progressão da doença e dos sintomas, o tratamento muitas vezes envolve o uso de aparelhos auditivos a fim de proporcionar mais qualidade de vida.
Mudanças nos hábitos
Junto ao tratamento, a mudança de alguns hábitos podem facilitar o dia do portador, como:
- Alimentação balanceada;
- Prática de atividades físicas;
- Diminuição no consumo de cafeína;
- Praticar atividades de lazer e relaxamento.
É recomendado buscar um especialista para que ele informe de maneira exata o tratamento para os sintomas.
Existe diferença entre a Síndrome de Ménière e a labirintite?
As pessoas costumam confundir muito as doenças. Elas não são a mesma coisa, mas a Síndrome pode ser um dos sintomas da labirintite.
Por isso, a melhor maneira é buscar acompanhamento profissional e nunca tratar o problema por conta própria, já que pode ser só a Síndrome ou ela pode ser o sintoma de outro problema auditivo.
Se você deseja diminuir outras dúvidas sobre a Síndrome de Ménière ou sobre assuntos relacionados à saúde auditiva, converse conosco. Teremos prazer em te ajudar!