A surdez é um problema auditivo que pode dificultar a vida do portador, tornando difícil manter algumas atividades rotineiras. Mas é fundamental ressaltar que o bom tratamento pode tornar este problema mais fácil, garantindo mais qualidade de vida. Para isso é preciso conhecer bem a questão e entender qual é o tipo de perda auditiva de cada portador.
Para entender um pouco mais sobre este assunto e conhecer quais são os tipos de perda auditiva mais comuns e a maneira que eles podem acontecer, prossiga com a leitura do nosso conteúdo de hoje.
Vamos nessa?
De modo geral, o que é a perda auditiva?
Se você acompanha os nossos conteúdos no blog, já sabe o que é a perda auditiva. Mas se é novo por aqui, vamos te explicar: a perda auditiva, como o próprio nome já diz, é o resultado de danos de várias ou de uma parte de ouvido externo, interno e médio.
É um problema que requer diagnóstico profissional, bem como um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo. O profissional realiza exames e testes auditivos a fim de descobrir qual é o grau de perda auditiva do portador.
Tipos mais comuns de perda auditiva
Afinal, quais são os tipos de perda auditiva? Dentre os tipos estão:
Perda Auditiva Neurossensorial
Este tipo é a perda de audição que acontece devido a problemas no ouvido interno – cóclea, ou pode acontecer nas vias que vão do ouvido interno ao cérebro de forma direta.
É considerada por especialistas e médicos o tipo mais comum de surdez permanente e pode ser ainda mais frequente conforme o envelhecimento.
Pode acontecer de grau leve a grau mais severo e por isso é importante buscar por um especialista para analisar a necessidade de um aparelho auditivo para tratar o problema.
Perda Auditiva Condutiva
Quando acontece um problema no ouvido médio ou externo, que impede de modo geral que o som seja conduzido de forma adequada, é conhecido como perda auditiva condutiva.
Essas perdas geralmente são moderadas ou de grau leve, variando de 25 a 65 decibéis e podem ser tratadas com o auxílio de aparelhos auditivos.
Leia também:
A perda auditiva afeta o corpo e a mente? Entenda
Existe relação entre surdez e depressão? Entenda
Perda Auditiva Mista
Esta perda auditiva é uma combinação das outras duas citadas anteriormente: a perda auditiva neurossensorial e a condutiva. É o resultado de problemas que acontecem em ambos os ouvidos sendo interno, externo e médio.
Dentre as opções de tratamento para este problema estão medicamentos, cirurgia e uso de aparelhos auditivos.
Perda Auditiva Súbita
Como o nome diz, é uma perda auditiva que pode acontecer de maneira repentina. É definida como uma perda acima de 30 decibéis e pode acontecer por uma série de fatores distintos, que vão de problemas mais simples, como o zumbido no ouvido, a outros problemas de saúde.
Perda Auditiva Neural
Este tipo de perda auditiva é um problema que resulta na ausência ou dano ao nervo auditivo. Este tipo de perda auditiva é geralmente profunda e permanente e é fundamental nesses casos conversar com especialistas e manter um acompanhamento constante, já que em muitos casos o aparelho auditivo e o implante coclear não resolvem a questão.
Informações relevantes
- O tratamento varia de acordo com cada tipo de perda auditiva e por isso é indispensável buscar o auxílio especializado para entender cada um dos aparelhos e buscar a melhor opção;
- A perda auditiva pode acontecer em um ou nos dois ouvidos. Quando acontece em ambos é chamada de perda auditiva bilateral. Quando acontece apenas em um ouvido é conhecida por perda auditiva unilateral.
Esperamos que o conteúdo seja útil e te ajude a entender um pouco mais sobre os tipos de perda auditiva. Para mais informações, entre em contato com os especialistas da AudioFisa. Ah, e se quiser ter acesso a outros conteúdos informativos, continue vendo o nosso blog.