O aparelho auditivo é imprescindível para quem tem perda de audição. Ele pode devolver a habilidade de ouvir e, consequentemente, auxilia a pessoa a se comunicar. Ou seja, faz a diferença na qualidade de vida do paciente.
Quando bem cuidado, o aparelho pode durar, em média, 5 anos. Esse período depende também de outros aspectos, mas o manuseio da forma correta, a limpeza adequada e a manutenção periódica impacta bastante no seu desempenho.
Então, se estragar, dá para consertar? Vamos ver.
Aparelho auditivo demanda manutenção especializada
A evolução tecnológica vem deixando os aparelhos auditivos mais compactos e mais fáceis de usar. Por conta da nanotecnologia, hoje muitos deles são montados em um único bloco, o que impossibilita a troca de peças. Sendo assim, quando um aparelho desses vai para o conserto, é necessária a troca do bloco.
O ideal é não esperar o aparelho auditivo quebrar ou estragar para procurar conserto. Pelo contrário, uma manutenção periódica deve ser realizada pelo menos duas vezes por ano. Com isso, o bom funcionamento do aparelho auditivo estará assegurado.
Ainda, a manutenção deve ser realizada por pessoal especializado, preferencialmente no local onde você adquiriu o aparelho. Não permita que pessoas não autorizadas tentem mexer no seu aparelho.
Sinais de que o aparelho auditivo necessita de manutenção
Alguns fatores podem levar ao mau funcionamento do aparelho auditivo. A ineficiência pode também ocorrer por mudanças na audição do usuário ou por algum bloqueio no receptor de som.
Quando identificar algum dos sinais abaixo, o melhor é levar seu aparelho para manutenção. Normalmente ele volta a funcionar.
-
Não tem sinal
Existem alguns motivos prováveis para o bloqueio do funcionamento. A pilha pode ter acabado ou descarregado, o tubo receptor pode estar bloqueado ou o aparelho pode estar mesmo com defeito.
-
O som está muito baixo
Alguma coisa pode estar bloqueando o tubo receptor ou a sua audição pode estar passando por mudanças. É bom verificar o aparelho primeiro e, se estiver tudo certo com ele, é hora de consultar o médico para fazer uma reavaliação do grau da sua deficiência auditiva.
-
Sons estão distorcidos
Também pode ser a bateria que está acabando ou algum defeito no aparelho. Levar para a manutenção é o jeito melhor para verificar o que está realmente acontecendo.
Como preservar o aparelho auditivo?
Como vimos acima, a manutenção resolve muitos problemas. Veja alguns procedimentos básicos, mas essenciais:
-
Mantenha longe da umidade
O contato com a água pode danificar seus componentes internos e estragar o aparelho. Por isso evite tomar banho, mergulhar ou fazer sauna com o aparelho no ouvido.
Guardar no banheiro também não é uma boa ideia por conta da umidade do local. Quando não estiver usando, mantenha-o dentro do recipiente apropriado e em lugar seco.
Sprays de cabelo ou perfume também podem estragar o aparelho. Tome cuidado para não usar produtos em spray quando estiver usando o aparelho.
-
Faça você mesmo uma limpeza diária
Naturalmente nosso corpo produz substâncias que podem atingir o aparelho auditivo. Por isso, faça um limpeza diária utilizando apenas um pano bem seco ou um lenço de papel macio.
Retire a cera e a poeira que se acumulam. Como o aparelho auditivo é uma peça delicada, uma sujeira mesmo que pequena pode provocar o mau funcionamento.
-
Tenha cuidados para não quebrar
Se seu aparelho cair no chão, dependendo do impacto e do modelo, ele pode até quebrar. Para não correr nenhum risco, manuseie sempre com cuidado e procure ter uma proteção no colo ou uma superfície limpa e lisa na hora de colocar, tirar e limpar.
-
Mantenha distância
A menos que sejam usuárias, mantenha as crianças longe do seu aparelho auditivo. Elas são curiosas e podem fazer mau uso. O mesmo vale para os animais de estimação, sob o risco de quebra ou até de engolir, dependendo do tamanho.
Para saber mais sobre este dispositivo, clique e leia o Manual do Aparelho Auditivo.