8 Coisas para fazer antes de comprar aparelho auditivo

A prótese auditiva acústica, mais conhecida como aparelho auditivo, é um dispositivo que se coloca no ouvido para ajudar a ampliar o volume dos sons. Ele facilita a audição de pacientes que por algum motivo têm deficiência de audição.

Quando recomendado, não é para sair correndo e comprar o primeiro que aparece. É necessário seguir alguns passos antes. Veja quais.   

Como escolher um aparelho auditivo

O aparelho auditivo pode ser usado em qualquer idade. De bebês, passando por crianças e jovens, até adultos e idosos. Porém, é na terceira idade que o avanço do problema tende a ser mais recorrente.

Graças à evolução da tecnologia, existem diversos tipos de aparelho auditivo, com diversos tamanhos, cores e formatos. O mercado oferece, ainda, várias marcas e preços diversos.

Eles podem ser usados externa ou internamente e, geralmente, são compostos por microfone, amplificador de sons e alto-falante. Diante de tanta variedade, é necessário muita pesquisa para saber como escolher um aparelho auditivo

Qualidade de vida

Tudo deve começar por uma visita a um médico otorrinolaringologista. Com ajuda de exames específicos, ele poderá dar um diagnóstico apontando qual o grau da perda auditiva, se é leve, moderada, profunda ou severa.

Em seguida, o fonoaudiólogo orienta o paciente sobre qual aparelho preferir, se este for o caso. O mais importante é que o aparelho auditivo cumpra bem sua principal função que é amplificar o som levando maior qualidade de vida ao paciente.

Para também ajudar na hora da compra de um aparelho auditivo, separamos dicas importantes que maximizam as chances de conseguir os melhores resultados possíveis.

8 coisas para fazer antes de comprar aparelho auditivo

  1. Primeiramente é recomendado avaliar em quais situações que a audição apresenta deficiência. Quanto mais detalhes, mais fácil será a escolha do melhor aparelho para os momentos em que ele é mais necessário.
  2. O aparelho auditivo está muito relacionado à qualidade de vida, como já dissemos. Se bem escolhido, ele representa um resultado bastante positivo para a convivência social. Por isso, não se preocupe somente com o custo. O melhor aparelho nem sempre é o mais caro e nem o pior é o mais barato. Avalie conforto, complexidade da limpeza e, principalmente, o seu grau de confiança no fonoaudiólogo que fornece as orientações.
  3. Geralmente os aparelho auditivos são vendidos juntamente com um conjunto de facilidades, como serviços de acompanhamento e manutenção periódica. Portanto, observe qual o pacote que mais apresenta vantagens. Certifique-se, ainda, se o revendedor oferece fácil acesso para você fazer consultas, adquirir acessórios, baterias, etc.  
  4. Com a facilidade da Internet, é possível esclarecer dúvidas. Use a abuse das pesquisas sobre aparelho auditivo, mas cuidado com a qualidade da informação obtida. Prefira os sites recomendados pelos fonoaudiólogos credenciados.
  5. Você também pode buscar informações com quem já utiliza o aparelho auditivo. Como é o atendimento do fornecedor? Como e quando ocorrem as ações do pós-venda? Como é a garantia? Qual o tempo de adaptação? Todas estas questões são referências importantíssimas.
  6. Há grandes empresas trabalhando nesta área com credibilidade no mercado de aparelhos auditivos. Mas prefira quem oferece total comodidade também na hora da escolha, antes da compra. Importante poder levar o aparelho escolhido para casa e poder testá-lo gratuitamente para constatar realmente seu funcionamento no dia a dia.
  7. Aproveite esta oportunidade para informar ao fonoaudiólogo os problemas que ainda precisam ser ajustados para otimizar as funções do aparelho auditivo. O acompanhamento deve ser constante.
  8. Com a concorrência cada vez mais acirrada, o tipo de atendimento ao cliente faz total diferença. Certifique-se da boa comunicação, do bom atendimento e da facilidade para a solução de problemas.

Agora que você já sabe o que fazer antes de comprar o seu, conheça mais sobre Aparelho Auditivo em Brasília.

Banner AudioFisa Experimente

Banner AudioFisa Experimente

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital