Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

7 principais causas do ouvido entupido

ouvido entupido

Já notou a sensação de ter água no ouvido frequentemente? Este pode ser um grande sinal de ouvido entupido.

Também conhecido por autofonia, é um problema que pode acontecer por causas variadas e pode comprometer a forma como o indivíduo escuta os sons.

Para entender melhor o que é e conhecer as principais causas, prossiga com a leitura deste conteúdo.

O que pode causar o ouvido entupido?

De forma primordial, é fundamental saber o que é o ouvido entupido. Como citado, ele pode ser um incômodo constante como se houvesse água no ouvido ou algum corpo estranho impedindo a audição normal.

Causado por diversos fatores distintos, ele pode ocorrer devido a:

1- Problemas odontológicos

Problemas odontológicos, como é o caso do bruxismo, que provoca o ranger constante dos dentes e movimento incorreto da mandíbula, aumenta a sensação de ouvido entupido.

Para tratar o problema neste caso específico é fundamental buscar o acompanhamento para o ouvido e também para o incômodo odontológico.

2 – Acúmulo de cera

A cera do ouvido é importante para a proteção do canal auditivo. Mas quando está em excesso, pode ocasionar alguns problemas, incômodos e até mesmo a diminuição da audição.

Dentre estes incômodos está a sensação de ouvido entupido, que além deste sintoma também pode causar dor.

Para tratar este problema, é fundamental realizar uma lavagem do ouvido com um especialista e nunca usar hastes flexíveis para limpar. O uso das hastes além de empurrar a cera, também pode perfurar o tímpano e causar danos maiores.

3 – Infecção da orelha (otite)

Quando há infecção na orelha, um dos sintomas comuns é a sensação de ouvido entupido. Além desta sensação, é comum que a pessoa sinta fortes dores.

Para tratar é indispensável buscar um médico especializado e nunca optar por receitas da internet e/ou procedimentos caseiros.

4 – Resfriado ou rinite alérgica

Estes são problemas que podem causar a obstrução nasal devido ao acúmulo natural de catarro que é um sintoma de ambas as doenças. E este acúmulo pode ser empurrado em direção aos ouvidos, causando a sensação de ouvido entupido.

5 – Bloqueio de algum ossinho do ouvido

No ouvido existem 3 ossos que auxiliam na transmissão da onda sonora ao ouvido interno. Quando há algum tipo de bloqueio é natural a sensação de ouvido entupido.

Para diagnosticar o problema o médico pode solicitar alguns exames.

6 – Água no ouvido

Dentre as causas mais comuns de sensação de ouvido entupido está a água no ouvido.
A melhor maneira de resolver o problema é deitar com o ouvido com água para baixo e esperar a água sair. Caso o problema persista por mais de 2 dias é importante buscar um médico.

7 – Doença de Menière

A Doença de Menière é um distúrbio crônico que pode acontecer devido ao funcionamento errado do labirinto. Como sintoma deste problema é natural o ouvido entupido.

Para lidar com o sintoma neste caso é essencial buscar um médico para tratar a doença por completo.

É indispensável relembrar a importância de buscar o médico ao notar qualquer mudança auditiva e nunca realizar a automedicação.

Se o conteúdo foi útil e te ajudou a entender melhor as causas do ouvido entupido, compartilhe nas suas redes sociais e informe outras pessoas sobre o assunto. Conte com a Audiofisa para tratar os seus problemas e incômodos auditivos.

Os tipos mais comuns de deficiência auditiva e como identificá-las

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts