Informalmente chamada de ”dor de ouvido”, a infecção de ouvido ou otite é bem comum.
Acomete mais as crianças, pois possuem um canal auditivo muito pequeno e um sistema imunológico mais sensível a doenças. Mas adolescentes e adultos também podem ter otite.
Além de muita dor, essas infecções de ouvido, quando evoluem sem a intervenção médica necessária, podem causar várias complicações, inclusive uma perda auditiva. Acompanhe o artigo para saber como contornar o problema.
O que é a otite?
A otite é definida como qualquer inflamação em uma das regiões do ouvido (externa, média e interna) e ela é resultado de alergias ou ação de bactérias, vírus e fungos.
Existem diferentes tipos de otite e eles são definidos pela região onde a infecção atinge.
Tipos de otite
- Otite externa: trata-se de uma infecção na região externa da orelha ou no canal auditivo. Ela se desenvolve devido a ação de bactérias ou por conta do acúmulo de água no ouvido interno. Por isso, ela costuma aparecer mais no verão quando as pessoas têm mais contato com água e também é conhecida como “ouvido de nadador”. Para evitá-la é recomendado secar muito bem os ouvidos depois do contato com a água.
- Otite média: é uma inflamação no ouvido médio que estabelece relação com o nariz e se encontra após a membrana timpânica. Ela pode ser aguda ou crônica e, geralmente, aparece durante ou após gripes, resfriados, infecções na garganta ou respiratórias. Associa-se com uma secreção fluída no espaço atrás do tímpano, o que prejudica o funcionamento da tuba auditiva, facilita o acúmulo de líquidos e a infecção por bactérias.
- Otite interna: esse tipo de infecção atinge a parte mais complexa do ouvido onde encontram-se o labirinto e a cóclea, responsáveis pelo equilíbrio e pela audição. Estruturas delicadas, como o nervo vestibular e o nervo auditivo, ficam próximas dessa região. Por isso, essas infecções são consideradas muito graves. Além dos sintomas comuns das outras otites, a pessoa sente, principalmente, tontura, desequilíbrio e zumbido no ouvido.
Quais são as causas da infecção de ouvido?
Os diferentes tipos de otite geralmente têm as mesmas causas. Para saber exatamente de qual otite se trata e ter o diagnóstico preciso é necessário realizar alguns exames com o médico otorrinolaringologista.
As principais causas da otite são:
- Sistema imunológico baixo;
- Alergias e infecções nas vias superiores;
- Lesões provocadas por objetos ou pela própria unha da pessoa;
- No caso de banhos de mar, piscinas ou mesmo no banho, a entrada de água no ouvido também pode causar uma inflamação;
- Uso constante de alguns medicamentos, entre eles, os antibióticos.
Sintomas da otite
Existem vários sintomas e eles costumam ser bem parecidos em todos os casos, podendo ser mais ou menos intensos dependendo do tipo e do quão evoluída a infecção está. Os principais são:
- Irritação e coceira na região do canal auditivo;
- Dores que podem ser leves ou intensas;
- Pressão e ouvido tampado;
- Mau cheiro na região da orelha;
- Febre;
- Secreção de pus e água saindo do ouvido
- Perda auditiva
Saiba mais:
O que é Otite (média, externa, interna): Sintomas, tratamentos e causas
Como a infecção de ouvido pode evoluir para a perda auditiva?
Mais frequentemente, a otite média, seja ela aguda ou crônica, pode levar o paciente à diferentes níveis de surdez .
Isso ocorre por destruição dos ossos internos, por perfuração do próprio tímpano e, às vezes, dependendo do grau da otite, ela pode acometer o labirinto, causar uma infecção no próprio labirinto (otite interna) e geralmente, leva o paciente à perda auditiva definitiva.
Para evitar que uma infecção de ouvido evolua ao ponto de causar perda parcial ou definitiva da audição é recomendado procurar um médico otorrinolaringologista assim que sentir os primeiros sintomas.
Não fique adiando a ida ao médico, porque a infecção pode ser realmente séria e é preciso cuidados para que seus ouvidos não sofram qualquer sequela.
Tratamento
Após o diagnóstico de otite ser realizado com o auxílio de exames especiais como timpanometria, testes de audição, timpanocentese e de sangue, deve ser feito o tratamento adequado indicado pelo médico.
O tratamento da infecção de ouvido geralmente inclui analgésicos e antibióticos devidamente orientados pelo otorrino.
Se houver caso de um paciente que tem otites muito recorrentes pode ser feita a drenagem de líquido do ouvido médio (Miringotomia).
Para casos de infecções frequentes ainda há a opção da retirada da adenoide que pode melhorar a passagem de ar e a drenagem de secreção das vias aéreas.
Isso tudo, claro, recomendado pelo médico.
E se você já foi diagnosticado com perda auditiva por um médico otorrinolaringologista e procura por aparelhos auditivos de qualidade, nós podemos te ajudar!
Clique aqui e conheça os melhores aparelhos auditivos do mercado!