Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

Como lidar com a perda auditiva no home office?

perda auditiva no home office?

Assim como em um ambiente de trabalho tradicional, a perda auditiva também pode afetar seu trabalho em um contexto de home office. Para lidar com essas barreiras e contornar a situação sem diminuir seu rendimento, vale a pena manter o acompanhamento com um fonoaudiólogo de sua confiança e aderir às melhores tecnologias e técnicas do mercado. 

A perda auditiva, quando se manifesta em pessoas mais jovens, é um fator que afeta de maneira contundente a vida profissional desses. A condição pode causar vários constrangimentos, principalmente quando é fundamental o trabalho em equipe e a comunicação constante entre membros. 

Por causa da pandemia de Coronavírus que vivemos no momento, a maioria das empresas se veem forçadas a implementar o home office como resposta às medidas de isolamento social. Nesse contexto, os desafios de comunicação para quem tem perda auditiva podem se tornar ainda mais complexos dado o distanciamento.

Neste artigo, separei algumas dicas sobre como lidar com a perda auditiva no home office da melhor maneira. Acompanhe o texto. 

Aparelho auditivo com bluetooth para videoconferências

As videoconferências, videochamadas ou reuniões online costumam ser a principal forma de manter o alinhamento e contato próximo entre equipes separadas fisicamente. Funciona melhor do que mensagens de texto ou ligações de telefone, uma vez que reúne todos os colaboradores ao mesmo tempo para tratar os assuntos necessários. 

Para as pessoas com perda auditiva e que utilizam aparelhos auditivos, o primeiro obstáculo pode ser participar da videoconferência sem ter que tirar a prótese auditiva para utilizar um fone de ouvido, por exemplo, já que ela é essencial para a compreensão da conversa. 

Para resolver a situação, a melhor alternativa é investir em aparelhos auditivos com conectividade bluetooth. Dessa forma é possível sincronizar seu aparelho auditivo com o eletrônico de sua preferência (notebook, celular ou tablet) e realizar as reuniões por videoconferência normalmente. O aparelho vai funcionar como um fone de ouvido wireless (sem fio)

Além disso, esse tipo de aparelho auditivo previne de qualquer desconforto com membros da família por questões de volume. É comum que quem tem perda auditiva escute música ou assista televisão, por exemplo, com volumes muito altos, podendo incomodar outras pessoas.

Com o avanço das tecnologias na área, os aparelhos auditivos com conectividade atuais são extremamente modernos e apresentam excelente desempenho em termos de conexão, interferências, qualidade de som e integração. Esse é o tipo de investimento que vai facilitar seu trabalho em home office. 

Além disso, caso esteja com dificuldades para acompanhar a conversa virtual entre tantas pessoas ao mesmo tempo, poderá ser beneficiado com os recursos contra ruído de tecnologias mais avançadas. 

Deseja evoluir a tecnologia do seu aparelho auditivo?

Converse com o time de fonoaudiólogos da Audiofisa para conhecer as melhores soluções para a sua perda auditiva.

Prepare seu ambiente de trabalho

Por causa das dificuldades naturais de quem apresenta perda auditiva, escolher um ambiente de trabalho silencioso e sem interferência externa é indispensável. Quer seja no seu quarto, escritório ou sala, escolha o lugar que favoreça sua concentração e, caso seja necessário fazer videoconferências, você consiga escutar tranquilamente sem poluição sonora de sons ao redor. 

Para isso, recomenda-se, também, deixar claro para toda família ou demais pessoas que morem com você que naquele momento você está trabalhando e não poderá interagir com eles, bem como que precisará de certo silêncio para se concentrar.

Acompanhamento com fonoaudiólogo

Mesmo em quarentena, manter o acompanhamento e a comunicação com seu fonoaudiólogo é muito importante. Com isso, seu aparelho auditivo estará sempre bem ajustado para as suas necessidades, inclusive no home office

Uma alternativa é apostar em aparelhos com tecnologia mais avançada que permitem o acompanhamento de maneira remota, como é o caso do “Oticon Opn”. Além disso, ele proporciona conectividade total com a automação da sua casa e de seus ambientes favoritos e pode ser conectado a smartphones através de acessórios adicionais.

Ao utilizar o aparelho auditivo recomendado pelo fonoaudiólogo, você terá mais confiança em seu trabalho, poderá ouvir as conversas com mais clareza e se comunicar com mais segurança. 

Essas foram algumas dicas para te ajudar a lidar melhor com a perda auditiva e o trabalho home office. 

Lembre-se de que a perda auditiva, de qualquer grau, deve ser tratada. Especialmente com o uso de aparelhos auditivos é possível recuperar muito da capacidade de audição. Com o tempo, você conseguirá desempenhar suas tarefas profissionais normalmente e com muita qualidade. 

Se você ainda não usa aparelhos auditivos e tem dúvidas quanto a efetividade do aparelho, CLIQUE AQUI para agendar um teste grátis de aparelho auditivo por 7 dias com a Audiofisa. Para obter aparelhos auditivos mais modernos, com conexão bluetooth, você também pode agendar o seu teste grátis

 

Leia também

6 principais dificuldades de deficientes auditivos no trabalho

5 vantagens do aparelho auditivo para quem trabalha

Aparelho auditivo possibilita conectividade bluetooth

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts