Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

Perda auditiva tem cura?

Mulher com perda auditiva e mão no ouvido

Vamos direto ao ponto: não, a perda auditiva não tem uma cura, a menos que seja causada por problemas temporários, como o excesso de cera de ouvido. Para receber, de fato, o diagnóstico apropriado, é necessário que o paciente consulte um otorrinolaringologista.

É fato: quando o grau ainda não está muito avançado, e a perda auditiva é descoberta precocemente, o tratamento é mais satisfatório, sendo totalmente possível preservar a qualidade de vida do paciente. Um dos principais motivos para isso é a evolução no mercado de aparelhos auditivos. 

As inúmeras tecnologias elaboradas resultaram em aparelhos discretos, práticos, com funções expansíveis para o uso no dia a dia. Além da tecnologia acoplada no próprio aparelho. Já existem também acessórios para tornar a rotina mais prática, que servem como fones de ouvido, controle remoto do próprio aparelho, conectividade bluetooth e desempenham diversas outras funções. 

Dessa forma, é essencial que um profissional seja procurado logo no início dos sintomas. Isso porque, conforme o tempo passa, o quadro vai se agravando, resultando em um tratamento mais difícil. 

Para a descoberta precoce, portanto, é importante observar bem os sintomas, entender as causas, e saber as opções de tratamento. Confira!

Sintomas da perda auditiva

É importante que os sintomas de perda auditiva sejam investigados desde o princípio. Os principais são:

  • Zumbido no ouvido: é um dos sintomas mais comuns e um dos primeiros a serem observados durante o surgimento de perda auditiva. Normalmente acontece como um barulho semelhante a um apito que surge repentinamente no silêncio. No entanto, é necessário procurar um médico para detectar se o zumbido no ouvido está, de fato, sendo causado pela perda auditiva, ou se há algum outro motivo para o sintoma.
  • Ouvir mas não entender: este também é um sintoma comum e mais fácil de ser identificado. Você já teve a sensação de ouvir o que a pessoa disse e, mesmo prestando atenção, não entendeu muito bem? Este é um sinal de há algo de errado com a sua audição e de que um médico deve ser procurado o quanto antes.
  • Dificuldade para conversar em lugares com barulho: mesmo quando não há muitos ruídos as conversas em lugares movimentados podem se tornar complicadas quando o paciente possui perda auditiva. 

Saiba mais:

Falta de atenção pode ser um sinal de perda auditiva

Como é feito o diagnóstico de perda auditiva?

Ao notar o surgimento de qualquer um dos sintomas listados acima, procure por um otorrinolaringologista.

Tratamentos para a perda auditiva

O principal tratamento indicado para a perda auditiva é o uso de aparelhos auditivos. Isso porque com o uso dos dispositivos, o paciente recupera a capacidade auditiva e normaliza a rotina.

Em alguns casos, também há a opção de cirurgia e remoção das substâncias de entupimento dos ouvidos. É importante lembrar que só quem pode determinar ao certo qual é o tratamento ideal para o seu caso, é o otorrinolaringologista. 

Principais causas

Apesar de serem diversas as causas da perda auditiva, existem algumas que são mais comuns entre os pacientes e, em alguns casos, podem ser evitadas. São essas:

  • Uso de fones de ouvido em volume muito alto: cada vez mais os jovens têm usado fones altos com muita frequência. 
  • Acúmulo de cera no canal auditivo: neste caso, a possibilidade de reverter o quadro apenas com a limpeza é grande.
  • Infecções, quando não tratadas corretamente: quando não são tratadas corretamente, as infecções podem causar a perda auditiva.

Saiba mais: 

Perda auditiva: conheça as principais causas

Agora que você já sabe a resposta para sua dúvida, está na hora de buscar por tratamento para o seu caso! Não perca mais tempo, e procure já por um especialista. 

Aqui na Audiofisa, proporcionamos ao paciente um teste grátis de aparelho auditivo por um período de sete dias. Dessa forma, é possível alinhar as expectativas para com o aparelho auditivo, além de reconhecer a eficiência das tecnologias durante a sua rotina. Caso já esteja com a receita de um aparelho auditivo em mãos, clique aqui e agende agora mesmo o seu teste grátis.

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts