Segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia, em uma recomendação publicada na revista científica Otolaryngology-Head na Neck Surgery, o uso constante das hastes flexíveis com ponta de algodão faz mal de uma maneira enorme para o organismo e, claro, para os ouvidos.
Para entender melhor todos os malefícios desta prática e o que pode substituir o uso, prossiga com a leitura do conteúdo!
O que é a cera do ouvido?
Antes de tudo, é fundamental entender a importância da cera do ouvido.
Essa substância que é tida como desagradável para algumas pessoas, é extremamente importante para a saúde auditiva.
A finalidade da cera de ouvido é manter o canal auditivo limpo.
Também conhecida por cerume ou cerúmen, ela é produzida pelas glândulas sebáceas do canal auditivo da orelha externa.
São produzidas com o intuito de proteger, evitando assim que entre poeiras e certos tipos de microorganismos que podem causar doenças, infecções e incômodos.
Usar hastes flexíveis para limpar ou não?
Depois de entender a importância da cera para o ouvido é mais fácil saber porque não usar as hastes flexíveis para limpar o canal.
Também conhecidas por cotonete – nome popular usado devido a uma marca comum, a função delas é remover a cera do ouvido e não somente os excessos.
Além disso, elas tendem a ter um efeito inverso do desejado. O próprio organismo costuma encarregar de eliminar o excesso de cerume, jogando-o para fora do canal auditivo. O uso da haste acaba empurrando novamente para o ouvido aquela cera que o próprio corpo já havia eliminado, ocasionando até possíveis problemas auditivos.
Além do mais, esse excesso que volta para o canal auditivo com o uso da haste pode levar bactérias, vírus e até fungos para dentro do ouvido, bloqueando o canal auditivo e levando até, em casos mais graves, a perda da audição por perfuração da membrana do tímpano.
Como deve ser feita a limpeza dos ouvidos?
A limpeza deve ser realizada com cuidado e com o intuito de retirar somente o excesso e não a cera do ouvido por completo.
Pode ser feita com uma toalha ou lencinho, apenas no orifício externo do canal auditivo.
Para garantir que a limpeza seja feita somente até onde é “permitido”, limpe somente até onde o dedo alcança. Desta forma, a cera não é empurrada na direção dos tímpanos e evita possíveis problemas.
Informações relevantes
Tanto a falta quando o excesso de cera são prejudiciais para a saúde auditiva, uma vez que ambos podem causar problemas como é a otite externa.
Em alguns casos, o excesso de cera no ouvido pode ocasionar desconfortos. Quando isso acontece, é importante buscar um especialista e realizar uma lavagem no ouvido.
Esse excesso normalmente é assintomático, mas quando é muito grande, pode bloquear o canal auditivo, causando uma perda de audição temporária.
Outros sintomas que são ligados ao excesso de cera são:
- Dores de ouvido frequentes
- Tontura e vertigem
- Zumbido em um ou nos dois ouvidos
- Coceira
- Dificuldade de audição
Vale ressaltar que a lavagem deve ser feita por profissionais e nunca em casa.
Agora que você já sabe que não deve usar as hastes flexíveis para limpar os ouvidos, compartilhe o conteúdo com seus amigos nas redes sociais e auxilie quem também não sabe os malefícios de manter esta rotina. E se precisar de ajuda, conte com a AudioFisa!