Sabemos que receber o diagnóstico de perda auditiva pode não ser algo fácil para lidar. No entanto, uma vez que ela seja tratada, será possível superá-la e alcançar todos os seus sonhos pessoais e profissionais.
Conheça, agora, relatos conhecidos de celebridades e grandes personalidades que têm perda auditiva, mas que contornaram a situação para se tornar o que são hoje: grandes referências naquilo que fazem de melhor!
Vamos conhecê-los? Acompanhe!
Histórias de famosos com perda auditiva que são um verdadeiro exemplo de superação
Beethoven
Fazia ideia de que um dos maiores músicos e compositores da história sofria com perda de audição?
O problema começou aos 28 anos, quando Ludwing van Beethoven começou a ter dificuldades para ouvir sons mais agudos e entender o que as outras pessoas falavam.
Depois, veio o zumbido no ouvido, uma grande sensibilidade na região e, com o passar dos anos, Beethoven chegou a ficar completamente surdo.
O que aconteceu é que o músico tinha uma doença inflamatória no ouvido chamada otosclerose, que o fez perder a audição com o passar dos anos de forma lenta e gradual.
Entenda mais sobre a otosclerose aqui.
Mas nada disso o impediu de enfrentar os seus obstáculos e compor uma das maiores músicas clássicas da história do mundo, a Sinfonia nº 9, em 1824.
Millie Bobby Brown
A estrela de uma das séries mais assistidas do mundo todo hoje, chamada Stranger Things, também tem o diagnóstico da perda auditiva.
Em entrevista para a revista Variety, Millie Bobby Brown contou que desde cedo tinha dificuldades para ouvir em um dos ouvidos e, com a evolução do quadro ao longo dos anos, hoje é parcialmente surda (considerada surdez unilateral, quando a pessoa só ouve bem em um dos ouvidos).
Mesmo assim, a garota conseguiu se tornar uma das atrizes mais bem-sucedidas e bem pagas do mundo inteiro, encorajando todos a seguirem os seus sonhos independente de qualquer coisa: “Se você gosta de verdade, então faça. Ninguém deveria poder te impedir”, aconselha a jovem de apenas 15 anos.
Bono Vox
Mais um grande músico que não ouve 100% bem.
No caso de Bono, vocalista da banda U2, o que o fez perceber que tinha algo de errado com a sua audição foram os constantes zumbidos no ouvido que escutava a todo momento.
O cantor chegou até a descrever a sensação e o que estava sentindo em uma de suas músicas, intitulada “Staring at the Sun”:
“There’s an insect in your ear, if you scratch it won’t disappear. It’s gonna itch and burn and sting.” (Tradução: “Há um inseto em seu ouvido e, mesmo se o coçar, ele não desaparece. Vai coçar, arder e picar”).
Mesmo com a deficiência auditiva, Bono e os demais integrantes do U2 conseguiram criar grandes sucessos e fizeram a turnê mundial mais lucrativa de toda a história.
Bill Clinton
Mesmo tendo perda de audição em ambos os ouvidos (surdez bilateral), Bill Clinton conseguiu chegar à presidência de uma das maiores potências mundiais.
Ele foi diagnosticado com deficiência auditiva aos 51 anos de idade, com dificuldades para ouvir sons mais agudos.
Para facilitar o seu trabalho no dia a dia e conseguir exercer com propriedade todas as funções que um líder mundial demanda, Bill utilizava aparelhos auditivos de alta tecnologia, especialmente durante banquetes de estado e em eventos com mais pessoas.
Confira agora mesmo 5 benefícios do aparelho auditivo para o seu dia a dia!
A principal suspeita da causa da perda auditiva vem desde cedo, quando participava de uma banda e ia em shows de rock com muito barulho e ruído quando era mais jovem.
Pedro Bial
Um dos maiores jornalistas e comunicólogos do Brasil também tem perda auditiva.
Ele revelou que tem dificuldades para ouvir durante o lançamento do seu mais recente programa “Conversa com Bial”. Ele contou que, desde 1994, tem problemas para ouvir sons mais graves e agudos no ouvido direito.
Isso explica, inclusive, porque no programa os convidados sentam do lado esquerdo do apresentador, para que possa ouvi-los melhor, o que não é comum em outros talk shows (programas em formato de entrevistas).
Infelizmente, o problema foi causado por um acidente, onde uma bomba explodiu perto dele enquanto estava fazendo uma reportagem durante a guerra de Sarajevo, no mesmo ano.
Halle Berry
Quem disse que uma deficiência auditiva pode impedir alguém de ganhar o Oscar?
Esse é o exemplo de Halle Berry, estrela dos filmes “X-Men” e “Mulher-Gato”, que ganhou o prêmio por sua atuação no filme “A Última Ceia”, em 2001.
Com isso, ela se tornou a primeira mulher negra a ganhar o Oscar de Melhor Atriz, mesmo com uma perda auditiva unilateral, ouvindo apenas 20% em um dos ouvidos.
E não só celebridades: pessoas comuns têm superado sua perda auditiva diariamente
Não é difícil encontrar histórias igualmente inspiradoras como essas no nosso dia a dia.
Aqui na AudioFisa, o Alcicley conta que, por conta da sua deficiência auditiva, costumava ficar mais aos cantos dos lugares, afastado de amigos e familiares, pois não conseguia entender direito o que eles conversavam. Toda essa situação o deixava muito triste.
Mas, assim como Bill Clinton, ele buscou tratamento e passou a usar aparelhos auditivos no seu dia a dia. Nas palavras dele, isso “proporcionou uma nova vida, tanto nos estudos como no meu trabalho”.
Então, aí está um dos grandes segredos e aliados para superar a deficiência auditiva: a busca por tratamento.
Conheça os malefícios de não cuidar da perda auditiva aqui.
Se estiver sentindo dificuldades para ouvir e perceber os principais sintomas da perda auditiva, procure um otorrinolaringologista o mais rápido possível.
Somente ele é capaz de te oferecer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado sobre o que você pode estar passando.
Leia também: Os diferentes graus da perda auditiva e seus tratamentos.