As pessoas só lembram da cera de ouvido para removê-la. Mas ela possui uma função importante para os ouvidos. O principal objetivo dela é proteger o canal auditivo de sujeira, água, poeira e outras coisas que podem danificar e até mesmo perfurar o tímpano.
Para entender mais e tirar todas as suas dúvidas sobre o problema, prossiga com a leitura.
Conheça mais sobre a cera de ouvido!
O que é a cera de ouvido?
Na prática, todas as pessoas sabem o que é a cera de ouvido. Mas e de maneira teórica, o que ela é?
A cera de ouvido, também chamada de cerúmen, é uma secreção natural da orelha. Como já citamos, ela serve para proteger os ouvidos.
Além disso, ela serve para lubrificar o canal auditivo, impedindo a secura. Vale ressaltar que varia de indivíduo para indivíduo e tem relação direta com a idade e até mesmo a dieta de cada pessoa.
É ou não é para remover a cera do ouvido?
Normalmente, o organismo possui mecanismos que “expulsam” o excesso de cera de ouvido. É recomendado usar um pano limpo para limpar o excesso de cera. Porém, em hipótese alguma a limpeza deve ser feita com o uso de hastes flexíveis (os conhecidos cotonetes).
Ao invés de garantir uma boa limpeza, podem empurrar a cera para dentro do canal auditivo e causar diversos problemas, até mesmo a perfuração do tímpano.
Como retirar a cera em excesso?
Quando há excesso de cera no ouvido, é importante realizar a remoção para não prejudicar a audição. Ou seja, não é bom ter nem cera demais, nem limpar demais os ouvidos.
É importante buscar um especialista para realizar uma lavagem e deixar os ouvidos limpos. Nunca limpar em casa e nem buscar procedimentos de internet para realizar a lavagem.
Curiosidades sobre a cera de ouvido
O que é ‘rolha de cera’?
A rolha de cera acontece quando há um excesso na produção da cera do ouvido, causando uma obstrução do canal auditivo. Nesses casos a diminuição da audição pode ser ainda maior. Sendo assim, é fundamental buscar um médico para resolver o problema.
E o que é cerúmen impactado?
O chamado cerume impactado é quando há presença de cerume que oclui o canal externo do ouvido. É um problema que pode causar a redução da audição e também aumentar a pressão no ouvido.
Quando buscar auxílio médico?
Além da importância de buscar auxílio para realizar a limpeza, é importante buscar um médico já que o excesso de cera pode favorecer a diminuição da audição. Por isso, é importante um diagnóstico exato do problema para saber se tem relação com a cera de ouvido ou não.
O conteúdo cessou suas dúvidas? Deseja saber mais sobre a cera de ouvido e/ou sobre problemas auditivos? Então, entre em contato conosco e converse com nossos especialistas. Conte com a AudioFisa.