O zumbido no ouvido, ao contrário do que muitos pensam, não é uma doença, mas um sintoma de algo errado com a sua saúde.
Esse barulho considerado perturbador acontece quando o cérebro envia impulsos sonoros ao ouvido mesmo sem uma fonte geradora desses sons. Diante das possíveis causas, a mais comum é a perda auditiva.
Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre a ligação entre o zumbido no ouvido e a perda auditiva e como se livrar do incômodo.
Quais são as principais causas de zumbido no ouvido?
As causas apontadas como principais para o problema são:
- Exposição longa a barulhos muito altos (acima de 85 decibéis): ao chegar em casa depois de uma festa com som alto, já teve a sensação de que o barulho demorou a ir embora? Pois é, quando você fica exposto ao som alto, geralmente a audição é afetada, podendo, assim, causar um zumbido temporário ou permanente (a depender do tempo de exposição). Além disso, esses são fatores de risco para o desenvolvimento de perda auditiva, que pode apresentar, como primeiro sintoma, o barulho do zumbido.
- Diabetes: por ser uma doença que já aponta uma probabilidade maior de problemas auditivos (duas vezes mais chance), o zumbido no ouvido é um sintoma considerado comum. Portanto, pessoas com a doença devem prestar ainda mais atenção no sintoma.
Diabetes e perda auditiva: entenda a relação
- Perda auditiva relacionada à idade: este é um fator que também está ligado ao zumbido no ouvido. Por estarem mais sujeitas à perda auditiva, pessoas idosas podem desenvolver o incômodo do zumbido no ouvido.
Outras causas como ansiedade, problemas odontológicos, distúrbios cardiovasculares, maus hábitos, uso de drogas, uso de medicamentos e alterações hormonais também podem estar associadas ao zumbido no ouvido. Entenda melhor no artigo a seguir: Escuto um zumbido no ouvido: o que pode ser?.
Como tratar o zumbido no ouvido?
Quando o médico otorrinolaringologista é procurado previamente, em casos de perda auditiva, será possível restaurar a qualidade auditiva do paciente, por meio do tratamento precoce. De modo geral, o tratamento mais eficaz é por meio do uso de aparelhos auditivos.
Caso a causa do zumbido esteja vinculada a outra especialidade médica, no entanto, as formas de tratamento deverão ser avaliadas pelo médico em questão.
Zumbido no ouvido tem cura?
Como citado anteriormente, o zumbido no ouvido é um sintoma, e não uma doença por si só. Portanto, quando o problema que o zumbido no ouvido indica é tratado, o sintoma desaparece consequentemente.
Leia também o artigo:
Procurando ajuda médica
Se você já suspeita de uma causa para o seu zumbido, pode ser mais fácil encontrar o médico ideal para o seu caso. Por exemplo, se você está tomando algum medicamento que não fazia parte da sua rotina e, desde então, o zumbido tem te incomodado, pode ser essa a causa do barulho insistente. Nesse caso, procure o médico que te indicou o medicamento em questão.
No entanto, se você não tem noção do que pode ter causado o zumbido, deve ficar ainda mais atento. Nesse caso, o ideal é procurar um otorrinolaringologista, que poderá te enviar para outro especialista posteriormente.
Diagnóstico do zumbido no ouvido
Alguns tipos variados de exames podem ser recomendados pelo seu especialista para o diagnóstico do zumbido. Um exame chamado Acufenometria é geralmente o mais recomendado. No entanto, em alguns casos, outros exames podem ser pedido, como, por exemplo, exames neurológicos.
Saiba mais sobre o diagnóstico de zumbido no ouvido clicando aqui!
—————————————————–
Bom, agora que você já sabe mais sobre a relação entre a perda auditiva e o zumbido no ouvido está na hora de procurar um médico, não é mesmo?
Artigos que também podem te interessar: