Causas
A perda auditiva não possui uma causa única. A condição pode se manifestar em decorrência do envelhecimento natural das células auditivas, ou por maus hábitos e doenças relacionadas. Acompanhe os principais fatores de risco a seguir.
Principais causas da
perda auditiva
ENVELHECIMENTO A causa mais comum de perda auditiva é ocasionada pela idade, a chamada presbiacusia. Isso acontece por um falecimento natural de algumas células auditivas, impactando na qualidade auditiva do paciente idoso.
INFECÇÕES Quando infecções de ouvido — como a otite — evoluem sem a intervenção médica necessária, podem surgir várias complicações, inclusive a perda auditiva.
MEDICAMENTOS OTOTÓXICOS Alguns medicamentos, como determinados antibióticos, são considerados ototóxicos e causam danos diretos ao sistema auditivo.
ROTINA MUITO BARULHENTA Pessoas que são expostas diariamente a ruídos consistentes ou esporádicos podem comprometer a sua saúde auditiva a longo prazo.
PERFURAÇÃO DO TÍMPANO Por incrível que pareça, perfurar o tímpano não é tão difícil. Uma das recomendações básicas, nesse quesito, é quanto ao uso de hastes flexíveis, popularmente conhecidos como cotonetes.
DOENÇAS RELACIONADAS Algumas doenças, como a hipertensão, a diabetes e o colesterol alto, podem favorecer o desenvolvimento da perda auditiva.