Como prevenir a perda auditiva
A perda auditiva pode ocorrer tanto por fatores incontroláveis (devido ao envelhecimento natural das células auditivas ou ao consumo de medicamentos ototóxicos indispensáveis), como por fatores controláveis (devido a maus hábitos ou em decorrência de outras doenças não tratadas).
Para o segundo caso, acompanhe algumas dicas para preservar sua saúde auditiva, prevenindo-se do desenvolvimento de uma perda significativa na qualidade da sua audição.
passos essenciais para preservar
Sua audição
Preserve um dia a dia saudável
Uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e gorduras saturadas, pode proteger nosso organismo de muitos problemas, entre eles, a perda auditiva.
Evite a automedicação
O Ministério da Saúde lista cerca de 60 medicamentos que são considerados ototóxicos, ou seja, que podem afetar a audição. Entre eles, estão antibióticos, anticoagulantes, diuréticos e anti-inflamatórios.
Não exagere no volume dos sons
Expor a audição a níveis acima de 80 dB (ruído comparado a de um aspirador de pó) por um longo período pode causar danos sérios à sua saúde auditiva.
tratamento de outras doenças em dia
Algumas doenças são consideradas fatores de risco para a perda auditiva. No caso de diabetes descontrolada, pressão arterial elevada ou acúmulo de colesterol…nos vasos sanguíneos, por exemplo, o fluxo de sangue é comprometido, afetando, além de outros setores, a irrigação das células auditivas.
Consulte um otorrino anualmente
Não ignore os cuidados com a sua audição. Para se prevenir de uma perda auditiva, inclua a consulta com o médico otorrinolaringologista em seu check-up anual.