A audição é um dos sentidos primordiais para a comunicação entre as pessoas e o ambiente. Além da responsabilidade da audição perfeita, os ouvidos também têm uma relação direta com o equilíbrio da pessoa uma vez que dentro deles existem estruturas que contribuem para tal.
Para entender melhor esta relação entre audição e equilíbrio, prossiga com a leitura do conteúdo.
Como acontece essa relação?
Como citado, as estruturas de dentro do ouvido contribuem para o equilíbrio. A cóclea, que é responsável por transformar as ondas sonoras em impulsos lidos pelo cérebro e o vestíbulo que é responsável pelo equilíbrio. Quando estas estruturas são afetadas e não funcionam da maneira correta, pode acontecer a labirintite.
Entenda o equilíbrio e a audição
O bom equilíbrio humano depende de diversos fatores, incluindo o funcionamento correto do labirinto.
A parte anterior do labirinto é a cóclea e tem relação direta com a audição. Já a parte posterior possui três canais que estão relacionados diretamente com o equilíbrio.
E por isso a audição tem uma relação direta com o equilíbrio, já que ela pode interferir na saúde de maneira completa, ocasionando outros sintomas e problemas.
Entenda a labirintite
Por ter uma relação direta com a audição, a labirintite é um problema que deve ser tratado por um especialista em ouvidos.
Entenda um pouco mais sobre como acontece o problema.
Quais são as causas da labirintite?
A labirintite pode ser causada por problemas como:
- Diabetes
- Hipertensão
- Reumatismo
- Infecção por bactérias e vírus
- Uso excessivo de álcool e cigarro
- Hábitos alimentares inadequados
- Estresse
- Sedentarismo
Ao notar qualquer alteração em relação a audição ou ao equilíbrio, é fundamental buscar um médico. Não é considerada uma doença grave, mas ela pode ocasionar diversos incômodos ao portador.
O tratamento é feito por fonoaudiólogos com o objetivo de melhorar o distúrbio do equilíbrio corporal. Além do mais, o problema pode ser tratado associado a tipos diversos de procedimentos.
Mas é válido ressaltar que só um especialista pode indicar qual a melhor forma de tratar o problema.
Sintomas da labirintite
Além do desequilíbrio que é um dos principais fatores do problema, é importante conhecer outros sintomas como:
- Náuseas
- Vomitos
- Pressão no ouvido
- Febre
- Alterações na audição
- Zumbido no ouvido
- Tontura
Para saber mais sobre a labirintite e seus sintomas, conheça o nosso e-book sobre o assunto. E para diminuir possíveis dúvidas sobre a audição e equilíbrio, converse conosco em nossas redes sociais. Conte com a AudioFisa para lhe auxiliar.