O aparelho auditivo é o principal instrumento no tratamento da perda auditiva e melhora de maneira significativa a qualidade de vida dos usuários.
Além da perda auditiva em si, o problema de audição pode acarretar uma série de outras dificuldades que atingem várias esferas da vida. Dentre elas, a vida social e os relacionamentos com as pessoas podem se tornar um verdadeiro desafio. Isso porque a comunicação é o principal facilitador para o desenvolvimento de relações.
Para o deficiente auditivo, atividades simples como conversar com os amigos numa mesa de bar pode se tornar um pesadelo. Por causa da perda auditiva, a reação natural do indivíduo, com o passar do tempo, pode ser se isolar socialmente.
Os primeiros sinais parecem desconexos: queixas por falta de atenção durante conversas, dificuldade em entender o que as pessoas falam, dificuldade em falar pelo telefone ou até mesmo acordar tarde por não ouvir o despertador. Até que a pessoa perceba que tem uma deficiência auditiva e que precisa de tratamento, pode levar um bom tempo e custar algumas relações.
A boa notícia é que o tratamento com aparelho auditivo não só permite uma audição saudável e fidedigna como também a restauração da capacidade auditiva do usuário.
É exatamente por isso que neste artigo vamos te mostrar como o aparelho auditivo pode melhorar suas relações com as pessoas. Se você sofre de perda auditiva ou conhece alguém próximo com essa deficiência, esse artigo pode fazer toda a diferença. Acompanhe!
Família
Normalmente, a família do deficiente auditivo é a primeira afetada. Manter uma convivência saudável com a família quando se tem perda auditiva não é uma missão fácil. Além da capacidade de comunicação ser menor, são frequentes as reclamações por assistir televisão ou ouvir música em volumes muito altos.
Nesse sentido, o aparelho auditivo pode ajudar a restabelecer uma convivência harmoniosa em casa com os familiares. Além da interação se tornar mais fluida, sem barreiras de comunicação. O aparelho permitirá reconhecer melhor sons muito altos que podem atrapalhar as outras pessoas que vivem com você.
Trabalho
Boas relações sociais no trabalho são essenciais para o sucesso profissional. Certamente, essas relações são comprometidas pela perda auditiva. Reuniões, conferências, conversas casuais e happy hours se tornam atividades nada prazerosas.
Além disso, é comum que a produtividade no trabalho diminua. Na maioria das vezes, por causa da dificuldade de comunicação, muitas demandas acabam não sendo compreendidas, abrindo margem para erros que poderiam ser evitados.
Nesse caso, a prótese auditiva além de restabelecer sua capacidade de se relacionar bem no ambiente de trabalho, pode também te ajudar a retomar uma produtividade satisfatória no trabalho.
Amigos e eventos
Um dos indicativos de deficiência auditiva é a maior dificuldade para ouvir e interagir em ambientes com muitas pessoas falando ao mesmo tempo, como bares, aniversários de amigos, restaurantes, shows e festivais. Começar a evitar ambientes como teatros, cinemas e igrejas, por não conseguir acompanhar o evento se torna algo comum.
Ao seguir com o tratamento, no entanto, será possível equilibrar os ruídos sonoros focando a escuta naquilo que for de seu interesse, mesmo em ambientes mais barulhentos ou com muitas pessoas falando ao mesmo tempo.
Outros fatores
As consequências e sintomas de perda auditiva não se resumem apenas à dificuldade em ouvir. Fatores como o cansaço, irritabilidade e esforço para realizar atividades comuns do dia a dia também entram na lista. Essas questões certamente afetam, mesmo que de maneira indireta, a disposição para socializar.
Esses foram alguns exemplos de como o aparelho auditivo pode melhorar suas relações com as pessoas. Além de restaurar sua capacidade auditiva, a prótese vai te ajudar a melhorar a convivência familiar, social e no trabalho.
Se você sofre de perda auditiva ou conhece alguém com esse problema, recomende o uso do aparelho o quanto antes!
Leia também:
Como é feito o diagnóstico de perda auditiva?
Aparelho auditivo: situações em que ele faria toda a diferença