Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

5 vantagens do aparelho auditivo para quem trabalha

Aparelho auditivo para quem trabalha

Não é difícil imaginar e entender o quão difícil é para uma pessoa não escutar bem no ambiente de trabalho. Por isso, neste artigo, você vai entender como o aparelho auditivo é benéfico para quem trabalha e sofre diariamente com a perda auditiva, ajudando de forma prática nas suas principais dificuldades.

Um profissional que não trata a sua perda auditiva não se sente confortável em fazer tarefas simples no trabalho, como atender a um telefonema, fazer uma chamada de vídeo, participar de reuniões, bater papo com colegas de trabalho no horário de almoço, lidar com clientes, além de não conseguir entender de forma clara orientações e comandos, ouvir quando o/a chefe chama… É um cenário desmotivador para qualquer um.

Se essa é a sua situação atual, ou se conhece alguém que esteja preso a esse cenário, continue lendo este artigo.

O nosso objetivo é que qualquer paciente com perda auditiva se sinta seguro, confortável e encontre as soluções viáveis para preservar sua qualidade de vida em todas as atividades.

No que o uso do aparelho auditivo ajuda no dia a dia do trabalho?

Mais respeito dos colegas de trabalho e superiores

Infelizmente, muitas vezes, a imagem do profissional no trabalho pode acabar sendo afetada por conta da perda auditiva e, principalmente, por não buscar o tratamento.

As pessoas não entendem a sua condição nem imaginam o que ele pode estar passando. Com isso, não é difícil que o paciente passe a ser visto como uma pessoa teimosa e resistente, por parecer que não liga para a sua saúde auditiva.

A gente sabe, claro, que muitas vezes a falta busca pelo tratamento não é apenas questão de escolha, mas também pode envolver barreiras financeiras. Porém, hoje existem diversas opções mais em conta para adquirir o aparelho auditivo, como o financiamento. Saiba mais aqui.

Uma vez que o profissional trate a sua perda auditiva, no entanto, seus colegas sequer se lembrarão da sua condição, diante da restauração de uma comunicação fluida e sem ruídos.

Mais segurança: chega de medo ou vergonha de ir trabalhar

As dificuldades diárias que envolvem uma pessoa com perda auditiva no ambiente de trabalho acabam gerando medo e até vergonha de ir trabalhar.

Vergonha de que percebam que é um deficiente auditivo, medo de passar por outra situação constrangedora, de conversar e não entender nada, de ouvir grosserias porque acham que ele está ignorando as pessoas por não ouvir direito ou até mesmo de perder o emprego…

Com o uso do aparelho auditivo, isso acaba, já que ele traz de volta a capacidade de ouvir do paciente! E, por mais que pareça algo simples, faz muita diferença para quem sofre com a perda auditiva.

Menos riscos de ter a carreira profissional prejudicada por conta da perda auditiva

Como falamos, o medo de perder o emprego ou de ser prejudicado de alguma forma no trabalho é uma realidade para quem tem perda auditiva. 

Especialmente se essa pessoa esconde a sua condição e busca evitar ao máximo que alguém descubra.

Nesse contexto, o/a chefe pode simplesmente entender que o funcionário é desatento, disperso, pouco sociável e até mesmo ignorante, por não entender bem os comandos de tarefas nem interagir com os colegas.

A partir do momento que começa a usar o aparelho auditivo, isso deixa de ser um problema e, consequentemente, aumentam as chances de que o profissional tenha uma carreira estável e segura.

E, às vezes, mesmo que o/a chefe tenha consciência da perda auditiva do funcionário, a dificuldade de comunicação com ele pode levá-lo a ser considerado um profissional ruim diante dos colegas, o que pode comprometer o seu crescimento — e até a sua permanência — na empresa. 

Tem dúvidas sobre os direitos dos deficientes auditivos? Consulte-os aqui!

Comunicação fluida, compreensível e sem estresse

A comunicação é uma das grandes dificuldades que alguém com perda auditiva passa no trabalho, já que não consegue compreender as falas e os sons ao seu redor.

É comum, por exemplo, que os profissionais com perda auditiva precisem ficar lembrando o tempo todo aos colegas que eles devem falar mais próximo, mais alto ou olhando diretamente para ele, para que assim tenha alguma chance de entender o que falam.

Com o aparelho auditivo, qualquer paciente consegue estabelecer conversas normais, além de finalmente compreender o que está acontecendo ao seu redor, sem depender completamente da leitura de lábios ou de qualquer outro artifício.

Assim, o usuário fica mais confortável para participar de reuniões e fica seguro até para colaborar com ideias e sentir-se mais parte dos projetos.

Mais produtividade e menos cansaço (físico e mental)

Qualquer pessoa com perda auditiva acaba tendo que se esforçar mais do que o normal para compreender os sons ao seu redor, prestar atenção no que outros falam e para ouvir coisas mínimas no trabalho, o que acaba resultando em um grande cansaço físico e mental. 

Consequentemente, a produtividade diminui, pois o profissional fica cansado e estressado mais rápido. 

O aparelho auditivo serve para justamente diminuir esse esforço e deixar a capacidade de ouvir mais natural, já que amplifica os sons do ambiente para que eles sejam percebidos mais facilmente pelo cérebro.

Saiba mais em:

Como funciona um aparelho auditivo?

Todos esses benefícios se devem, também, à evolução da tecnologia dos aparelhos auditivos. Hoje, eles estão cada vez modernos e com funcionalidades que facilitam a adaptação para quem vive conectado. 

Mais conexão com as tecnologias

Os aparelhos auditivos de hoje estão muito mais modernos e com possibilidades de recursos específicos no que se refere à conectividade.

Sabemos que, a depender do trabalho do profissional, a conectividade com as tecnologias, como o bluetooth, pode ser um fator fundamental e presente em todas as atividades. Dessa forma, o profissional obterá apoio da prótese auditiva para suas reuniões por chamada de vídeo, para a conexão de aparelhos celulares diretamente no aparelho auditivo, para se conectar a uma televisão, dentre tantas outras possibilidades.

Deseja conhecer o melhor aparelho auditivo para você? Entenda melhor a seguir!

Marca de aparelho auditivo: qual a melhor e como escolher a sua?

Atenção: não tratar a perda auditiva pode trazer sérios riscos no trabalho e na vida!

Agora, se você está adiando o tratamento da sua perda auditiva, ou conhece alguém que ainda não foi em busca de ajuda, saiba que isso pode trazer sérias consequências para  sua saúde e qualidade de vida.

Entre as consequências, estão: o isolamento social, podendo evoluir para uma depressão; o desenvolvimento de uma demência — como o Alzheimer —,  pela falta de estímulo sonoro no cérebro; e até o possível aumento de acidentes no dia a dia, visto que o paciente passa a ignorar sons de alerta importantes (uma buzina, uma bicicleta passando, uma pessoa gritando o seu nome, dentre outros).

Fora isso, a reabilitação auditiva de uma perda auditiva tratada tardiamente pode ser bastante comprometida, impedindo que o paciente tenha 100% da sua audição de volta e demandando aparelhos auditivos cada vez maiores para o tratamento.

Entenda mais sobre os malefícios de não cuidar da sua perda auditiva aqui.

Por mínima que seja a perda de audição, ela deve ser tratada como um quadro sério, devido às diversas consequências futuras que pode trazer. Por isso, comece a tratar a sua perda auditiva agora!

A Audiofisa oferece um Teste Gratuito do aparelho auditivo durante 7 dias, sem compromisso. Para saber mais, clique aqui.

Leia também:

Quais as vantagens de adquirir um aparelho auditivo com a Audiofisa? 

3 acessórios de aparelho auditivo para facilitar o dia a dia

6 principais dificuldades de deficientes auditivos no trabalho

Benefícios do aparelho auditivo para o seu dia a dia

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts