Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

Afinal, o que é exame de audiometria e o que ele detecta?

Afinal, o que é exame de audiometria e o que ele detecta? Entenda!

Foi a um consultório por causa de algum problema nos ouvidos e o médico solicitou um exame de audiometria, e você ficou sem saber o que ele significa? Não se preocupe, pois esse tipo de solicitação é comum.

A audiometria é considerada um exame padrão ouro, realizá-lo é importante para ajudar a detectar possíveis alterações no sistema auditivo.

O que o exame de audiometria irá detectar é qual a tonalidade que o paciente tem mais dificuldade de ouvir e qual é aquela que ele está ouvindo normalmente. Entenda mais sobre esse procedimento com a leitura abaixo.

O que é exame de audiometria e como ele é feito?

A execução do exame de audiometria depende de cada consultório, mas geralmente ele é realizado por meio de um teste simples.

  1.              Primeiro o paciente entra em uma cabine desprovida de ruídos externos.
  2.              Depois, o profissional que realiza o exame produzirá sons de dois tipos em fones de ouvido: tonal e vocal. No som tonal, é verificada a capacidade de o paciente ouvir diversas frequências em vários tons graves e agudos. No vocal, é analisada a capacidade de ouvir a fala humana.
  3.              O condutor do exame pedirá, adiante, que o paciente realize movimentos como o de levantar as mãos ou, então, de repetir frases sempre que ouvir um determinado som.
  4.              Quando o exame de audiometria é feito por via óssea, uma espécie de vibrador ósseo é colocada no osso mastoide do paciente, e terá a função de acusar as percepções vibracionais do osso.

O exame de audiometria dura cerca de 40 minutos. Ao término, será feita uma entrevista com o paciente para que ele informe ao fonoaudiólogo suas queixas e se há casos na família de perda de audição.

Um fato importante sobre o exame de audiometria é que ele é indolor e necessita da participação ativa do paciente.

Quando é necessário fazer o exame de audiometria?

O exame de audiometria é solicitado sempre que o médico Otorrinolaringologista suspeitar que o paciente está com alguma alteração auditiva. Por exemplo: pessoas que procuram o consultório médico com queixas relacionadas à dificuldade em ouvir a fala de outras em tons mais baixos ou que sentem muita dor no canal auditivo, normalmente recebem como recomendação a realização desse exame.

Profissionais que atuam ao telefone, como os atendentes de telemarketing ou em outras atividades que sejam ruidosas, também necessitam fazer o exame de audiometria de tempos em tempos para verificar se a rotina não está causando prejuízos à saúde auditiva.

Se o resultado apresentar anormalidade, outros testes serão solicitados para que o melhor tratamento seja definido e para verificar se há a necessidade de o paciente usar um aparelho auditivo.

Recomendações e preparação para o exame de audiometria

Antes de realizar o exame, é indicado ao paciente não ficar presente em ambientes com sons altos, seja em sua hora de lazer ou de trabalho. Ter uma boa noite de sono também é indicado, pois o cansaço pode interferir negativamente nos resultados. Fora esses cuidados, não há outros para quem vai realizar o exame. Como a sua execução é simples e nada invasiva, os pré-procedimentos são bem simples.

Principais causas da perda auditiva

Com alguns cuidados diários é fácil evitar as principais atividades que causam a perda auditiva. Saibam quais são e redobre seus cuidados!

  • Uso de fone de ouvido em volume máximo: pode causar um rompimento do tímpano, fazendo com que a perda auditiva ocorra.
  • Excesso de cera: procurar um médico regularmente para fazer a limpeza do ouvido pode ser o suficiente para que a audição volte ao normal. É importante lembrar que não se deve fazer a remoção em casa e jamais inserir objetos no ouvido, pois caso isso aconteça, corre-se o risco de adquirir infecções.
  • Inflamações ou infecções: quando doenças no canal auditivo não são tratadas de maneira adequada, elas podem causar perdas auditivas grades.  

Sempre que você sentir qualquer dificuldade para ouvir, procure um médico especialista para que ele indique o exame de audiometria. E para conhecer quais são os tipos mais comuns de perdas auditivas e como tratá-las, baixe o nosso e-book.

Os tipos mais comuns de deficiência auditiva e como identificá-las

 

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts