Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

Aparelhos auditivos e tecnologia: entenda a importância

Aparelhos auditivos conectados ao celular

A tecnologia pode ser uma grande aliada do tratamento de perda auditiva. Com a evolução dos aparelhos auditivos, é possível tratar diversos tipos de perda de audição de maneira muito eficaz e preservar a capacidade de comunicação do paciente com as pessoas e com a tecnologia do mundo atual.

Acompanhe o artigo e conheça as principais vantagens dos aparelhos auditivos mais tecnológicos.

Vantagens da tecnologia para quem tem perda auditiva

Dentre as várias opções de escolha de aparelhos auditivos para um portador de perda auditiva, existem vários com tecnologia ampla. Hoje, por exemplo, as marcas possuem até mesmo dispositivos que emitem áudio por meio de Bluetooth, que além de proporcionar uma experiência melhor com o aparelho, garantem uma vida com mais possibilidades de acessibilidade.

Entenda melhor esses benefícios a seguir.

Conecte o seu aparelho

Algumas marcas, como a Oticon, estão apostando em tecnologia bluetooth para proporcionar aos usuários uma vida com mais conforto e qualidade. As principais características fortes desse tipo de aparelho são: corte de interferências, pois eles podem ser conectados diretamente a aparelhos telefônicos e servem como fone de ouvido; e a capacidade de acessar aplicativos que podem regular volume e transmissões direto pelo celular. 

Imagine, por exemplo, que você precisa atender a uma ligação enquanto anda pela rua: usando um aparelho bluetooth, os ruídos são totalmente cortados. Você não precisaria tirar os dispositivos das orelhas, bastaria atender a ligação. Assim, a conversa poderia fluir sem te causar nenhum tipo de incômodo. 

Quer conhecer um aparelho auditivo tecnológico?

Clique aqui e conheça o Oticon OPN! 

Tamanho

Aparelhos minúsculos e que praticamente somem na mão? Sim, é sobre isso que estamos falando. Quanto menor o aparelho auditivo, mais atrativo pode ser para quem possui perda auditiva. Isso porque a prótese se torna mais discreta e gera menos incômodo.

Hoje já existem várias opções capazes de transformar a experiência de uso. E a melhor parte é: mesmo menores em tamanho, a capacidade é ainda mais avançada que a de aparelhos auditivos mais antigos. O que, além de trazer mais conforto, é capaz de tornar todo o cotidiano mais agradável.

Acessórios para aparelhos auditivos

Os acessórios também são de grande importância para uma melhor experiência com os aparelhos auditivos. Por exemplo, no caso do adaptador de telefone e televisão, o seu dispositivo é conectado a um outro aparelho. Dessa forma, todo o som emitido por esses meios poderão sair diretamente para a sua prótese. E quando você for assistir a um filme com os amigos não vai mais correr o risco de perder uma cena essencial porque não conseguiu entender o que foi dito, por exemplo. 

Alguns outros acessórios permitem funções como controlar o aparelho auditivo diretamente pelo celular. Saiba mais sobre esses acessórios para aparelho auditivo clicando aqui! 

Diminuição de ruídos

Outro ponto positivo que não pode ser deixado de fora ao falar das vantagens dos novos aparelhos auditivos, é que eles diminuem os ruídos externos. Esse ponto é uma grande vantagem, uma vez que facilita a comunicação de quem usa o dispositivo e torna o seu uso mais natural e menos incômodo.

Não é nada legal querer falar ao telefone com um familiar e não conseguir porque o aparelho auditivo junto com o dispositivo telefônico causa grande desconforto, não é mesmo? Nos aparelhos mais tecnológicos, essa característica foi reduzida consideravelmente. Seja pelo uso do bluetooth em alguns casos, como mencionado anteriormente, ou pela evolução das tecnologias acopladas como um todo.

Como melhorar sua experiência com o aparelho auditivo?

Como adaptar seu aparelho auditivo a ambientes barulhentos

Grau de perda auditiva interfere no uso das tecnologias?

Não. O grau de perda auditiva é um dos fatores que influenciam na escolha do aparelho auditivo para o paciente. No entanto, os aparelhos auditivos mais tecnológicos já atendem a todos os tipos de grau — da perda auditiva leve à avançada.

Conheças as principais dificuldades para os diferentes graus de perda auditiva e como a tecnologia poderá ajudar em cada caso: 

  • Leve: a pessoa interage normalmente em um bate-papo entre amigos e colegas, mas tem dificuldade para decifrar cochichos e sons mais baixos, por exemplo. É interessante que o aparelho auditivo conte com a diminuição de ruídos, pois eles podem atrapalhar ainda mais atividades da rotina do paciente. 
  • Moderada: para assistir à televisão ou falar ao telefone, o portador desse tipo de perda auditiva possui dificuldades. Nesse caso, precisa aumentar o volume do aparelho telefônico e falar mais alto. Sendo assim, um acessório que conecte o telefone ao aparelho pode ser importante.  
  • Severa: não é possível manter uma conversa em tom normal com outras pessoas. O indivíduo só consegue escutar ou se faz entender em volume bem mais alto que o comum. Que tal, então, um acessório que sirva como um controle remoto para o aparelho? Dessa forma, a pessoa pode adaptar o volume e outras funções que permitem uma melhor experiência com o aparelho.
  • Profunda: a pessoa escuta apenas ruídos bem altos e estridentes, como os de buzina, britadeira ou aparelho de som no volume máximo. Usando um aparelho tecnológico, a pessoa pode assistir a um filme na televisão tranquilamente, pois pode ser conectado direto à tela.

No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas apresentam algum grau e/ou sinal de perda auditiva. Dentro desse número, cerca de 2 milhões não ouvem quase nada. Ou seja, são pessoas que necessitam de bastante atenção. 

Para obter mais qualidade de vida, a escolha do aparelho auditivo correto fará total diferença. Portanto, que tal fazer um teste gratis de 7 dias com um aparelho que possua tecnologias inclusas? É só clicar aqui para agendar!

Leia também:

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts