Como ajustar seu aparelho auditivo?

Para que seu aparelho auditivo mantenha o bom funcionamento, você precisa tomar alguns cuidados básicos, além de manter seus ajustes em dia. 

Se o seu aparelho apresenta volume baixo, sons distorcidos, barulhos incomuns e microfonia, por exemplo, isso significa que já chegou a hora de fazer uma manutenção. 

Para te ajudar a lidar com essa regulagem, separamos algumas dicas para você acertar seu aparelho auditivo. Mas lembre-se: não queira fazer tudo sozinho(a). Ter um acompanhamento com profissionais de fonoaudiologia qualificados é a dica mais eficaz para manter seu aparelho funcionando bem. 

Use o seu aparelho auditivo o máximo de tempo possível

Essa dica pode parecer redundante, mas quanto mais você usar seu aparelho, mais fácil será o período de adaptação e mais você saberá identificar as regulagens necessárias. A recomendação é de, no mínimo, oito horas por dia para que a capacidade auditiva seja restabelecida.

Portanto, principalmente para quem está começando, mesmo que esteja difícil o período de adaptação, é fundamental persistir no tratamento. Insista em utilizar o aparelho e anote o que te deixa desconfortável e os ajustes que precisam ser feitos. 

Atente-se ao encaixe do aparelho

O encaixe faz toda diferença no desempenho da prótese auditiva. Caso mal colocado, o som amplificado escapa e a perda auditiva permanece. Nesses casos, vale a pena seguir o “protocolo” e tentar recolocar o aparelho da maneira correta. 

  1. Prepare o dispositivo;
  2. Verifique as marcações de esquerda/direita;
  3. Insira o molde com cuidado;
  4. Ajuste o aparelho na parte de trás da orelha;
  5. Deixe o dispositivo o mais confortável possível.

 

Leia também:

Como colocar o aparelho auditivo corretamente? Aprenda!

Aparelhos auditivos x Amplificadores de som: qual a diferença entre eles?

8 Dicas Para se Adaptar Mais Rápido ao Aparelho Auditivo

Guia para novos usuários de aparelho auditivo

 

Ajuste as configurações de volume

Regular o volume do seu aparelho é outro aspecto importante do ajuste que, inclusive, você pode fazer sozinho, na sua casa. Com certo tempo de uso da prótese, é provável que o processamento auditivo do usuário melhore e a audição apresente um desempenho melhor. Nesses casos, pode ser necessário abaixar o volume do aparelho auditivo, já que um volume alto não é mais necessário e pode passar a incomodar. 

De olho no tempo de bateria

Se o seu aparelho estiver com a bateria fraca, é possível que ele apresente ruídos estranhos e queda de volume. Por isso é muito importante que o usuário esteja sempre checando a bateria e fazendo a manutenção necessária para que sempre haja bateria disponível para a troca. 

Entenda o efeito oclusão

Quando o usuário escuta sua própria voz muito alta com a prótese auditiva, chamamos esse fenômeno de “efeito de oclusão”. Costuma ocorrer mais com novos usuários, ainda durante o período de adaptação. Nesses casos, consulte seu fonoaudiólogo para que ele regule o aparelho. Geralmente é necessário diminuir o volume das frequências mais baixas ou adaptar a cápsula ou auscultador.  

Cuidados básicos 

Além dessas dicas, veja abaixo alguns os cuidados básicos que se deve ter com seu aparelho auditivo para que os ajustes possam surtir efeito.

  • Nunca deixe o aparelho cair;
  • Limpe o dispositivo corretamente com lenços de papel macios ou panos secos e limpos, evitando poeira e sujeira;
  • Deixe-o longe de qualquer umidade;
  • Mantenha o aparelho longe de crianças ou animais;
  • Desligue o aparelho quando não tiver usando;
  • Sempre retire o aparelho antes de tomar banho, nadar em uma piscina ou mar, ou quando usar secadores e spray de cabelo.

 

Leia também:

Como fazer a limpeza do aparelho auditivo?

 

Use a tecnologia a seu favor

Uma boa opção para quem não quer se preocupar com ajustes e regulagem é investir em aparelhos mais tecnológicos como o Oticon Opn. Esse aparelho possui funcionalidades que permitem o ajuste de maneira remota

Basta entrar em contato com o seu fonoaudiólogo, apresentar suas queixas, e o profissional consegue realizar os ajustes necessários à distância através de softwares integrados.  

Conte com um fonoaudiólogo de confiança

Contar com uma clínica de confiança, com profissionais qualificados é um pré-requisito básico para que sua prótese esteja sempre funcionando da melhor maneira. 

Especialmente em períodos de crise como o que estamos vivendo agora por causa da pandemia de Coronavírus, nós da AudioFisa queremos tranquilizar nossos pacientes em relação aos atendimentos.

Continuamos abertos, seguindo todas as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para evitar a transmissão do Coronavírus.

 

  • Estamos realizando uma limpeza rígida e periódica com álcool 70% ou desinfetante de todos os espaços comuns;
  • Nossos colaboradores foram instruídos a lavar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel com frequência;
  • As fonoaudiólogas usarão máscara, se necessário; além das luvas que já eram utilizadas e da proteção para os pés quando chegarem da rua;
  • Para os pacientes, são disponibilizados, também, máscaras, álcool em gel e protetor para os pés;
  • Caso algum colaborador ou paciente apresente sintomas iniciais relativos a uma gripe, está sendo recomendado que fique em casa;
  • Disponibilizamos, também, o atendimento online ou o atendimento em domicílio para pacientes que assim desejarem.

 

A AudioFisa possui três unidades no Distrito Federal. Caso queira consultar um de nossos fonoaudiólogos quanto ao uso de aparelho auditivo, clique aqui para entrar em contato.  

 

Agora acho que ficou mais fácil entender como funciona o ajuste do se aparelho auditivo e como fazê-lo, não é? Vale reforçar que tão importante quanto a sua compreensão das funções do aparelho é confiar nas recomendações e procedimentos dos profissionais qualificados. Não tente resolver tudo sozinho, ok? Até a próxima!

 

Leia também:

Como melhorar a sua experiência com o aparelho auditivo?

Aparelho auditivo: 4 sinais de que não está funcionando como deveria

Aparelhos auditivos Oticon: conheça os principais modelos

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital