Como estimular crianças com perda auditiva?

Uma vez confirmado o diagnóstico de uma criança com perda auditiva, é fundamental que os pais ou familiares conduzam a criança para o devido tratamento — em geral, o recomendado é o uso de aparelhos auditivos.

Em seguida, além do acompanhamento com o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo, os responsáveis pela criança precisam adaptar a sua comunicação com ela para que possam ajudá-la em toda fase de adaptação e com os possíveis obstáculos enfrentados.

Acompanhe o artigo e saiba, então, como estimular o desenvolvimento da audição do seu filho. Vamos lá?

Dicas para estimular a audição em crianças

Aqui vão algumas dicas para continuar estimulando a audição do seu filho, lembrando que todos esses métodos serão mais eficazes com o uso do aparelho auditivo. 

  • Converse: independentemente do grau de perda auditiva da criança, converse, cante, brinque normalmente, como faria com uma criança com audição intacta. Quanto mais você interagir com a criança, mais rápido e fácil será o processo de reeducação auditiva. 
  • Use expressões faciais: para estimular o desenvolvimento das habilidades de comunicação da criança, abuse de expressões faciais. Ao mesmo tempo que ele terá que se concentrar para entender o que você fala, também estará atenta às suas expressões para captar a mensagem. Esse tipo de habilidade será muito útil para o desenvolvimento da criança. 
  • Evite ruídos durante as interações: seu objetivo é ensinar a criança e compreender melhor a comunicação verbal entre pessoas, portanto, evite conversar e interagir com outros sons e ruídos no ambiente. Desligue a Tv, o rádio e o que for necessário para que a criança possa se concentrar na sua voz. 
  • Fale devagar: como toda aprendizagem, devagar é mais fácil. Converse com a criança devagar, para que ela tenha tempo de entender cada palavra, suas expressões e articulação labial. Não é necessário gritar ou aumentar o tom de voz. Converse num volume normal, apenas fale um pouco mais devagar.
  • Tenha paciência: a paciência é a dica mais importante para que o processo de reeducação do seu filho funcione. Não exija respostas rápidas e não se frustre caso alguma tentativa de conversa não funcione. Esses métodos levam certo tempo para apresentar resultados, mas para isso você precisa insistir diariamente. 

Os riscos de não tratar a perda auditiva em crianças

A audição é um sentido essencial na infância para o desenvolvimento da fala, da compreensão do mundo como um todo e, posteriormente, para seu desenvolvimento acadêmico. Imagine-se aprendendo um idioma novo sem poder escutá-lo bem, por exemplo.

Normalmente, até os dois anos de idade o bebê já é capaz de reconhecer qualquer som e localizar sua origem. Até essa idade, a criança aprende a reagir aos sons e, posteriormente, desenvolve gradualmente a fala ao tentar imitar o que ouve ao redor.

Quando há alguma perda auditiva, no entanto, a capacidade de comunicação do bebê pode sofrer atraso. Quando a perda começa a se manifestar com a criança mais velha (depois dos dois ou três anos de idade), as consequências costumam surgir no ambiente escolar, na creche ou nos primeiros anos da escola. 

Aparelho auditivo: o primeiro passo

A primeira etapa para contornar a perda auditiva em uma criança é incentivá-la a usar um aparelho auditivo durante o máximo de tempo possível enquanto estiver acordada. O tratamento com o aparelho permitirá que ela reconheça todos os sons e aprenda a filtrá-los conforme o seu interesse. 

Com isso, a criança será plenamente capaz de desenvolver a habilidade da fala e as demais competências cognitivas relacionadas. 

Ainda assim, sabe-se que a resistência pode ser grande quanto ao uso do dispositivo pelos pequenos — seja pela falta de hábito, por um incômodo inicial natural, ou por um certo constrangimento para o pequeno que não quer se sentir diferente dos seus amigos e tem medo de ser alvo de brincadeiras. 

É nessas horas que a atuação dos pais é fundamental para mostrar à criança o quanto o aparelho vai lhe fazer bem, como ela vai conseguir conversar melhor com a sua família e amigos, entender tudo que a professora fala em sala de aula, dentre outras vantagens práticas do dia a dia. 

 

Espero que essas dicas tenham te ajudado a contornar o obstáculo da perda auditiva em crianças. 

 

Se seu filho ou filha sofre de perda auditiva, ou se você conhece alguma criança com esse problema, adote o uso do aparelho auditivo o quanto antes!

Caso tenha dúvidas quanto à eficácia do tratamento com o aparelho, clique aqui para fazer um teste grátis. 

 

Leia também

13 Sinais de Perda Auditiva em Jovens

Sinais de perda auditiva para não ignorar

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital