Como fazer a limpeza do aparelho auditivo?

Além de se adaptar ao uso do aparelho auditivo, quem necessita desta prótese no dia a dia precisa aprender a limpá-lo. São vários os cuidados para que ele funcione direitinho e tenha mais durabilidade. Devido à grande importância da higiene adequada e da boa limpeza do aparelho auditivo feita de forma periódica, vamos dar algumas dicas de como fazer isso.

Manutenção e limpeza adequadas

O aparelho auditivo nada mais é que uma pequena prótese auditiva acústica que, colocado diretamente no ouvido, ajuda a aumentar o volume dos sons para quem tem deficiência. Ele facilita a audição de pessoas das mais variadas idades, inclusive de crianças.  

Independentemente do tipo, modelo, formato, tamanho, uso interno ou externo à orelha ou marca do seu aparelho auditivo, uma coisa é certa: por ser eletrônico e composto por microfone, amplificador de som e auto-falante, ele exige manutenção e limpeza adequadas. Portanto, siga nossas dicas!

7 Dicas sobre como fazer a limpeza do aparelho auditivo

  1. O seu aparelho auditivo deve ser manipulado com cuidado porque além de ser um dispositivo caro, ele é frágil e apresenta riscos de avarias. Além da limpeza que deve ser feita, leve o aparelho na loja especializada pelo menos duas vezes ao ano para manutenção e sempre que não estiver funcionando bem.
  2. A limpeza do seu aparelho deve ser feita diariamente após a retirada dele à noite, quando você for dormir. Nesse momento, limpe somente o molde com um papel macio um pouco úmido. Lembre-se de verificar se o orifício da ponta está completamente desobstruído. É isso que garante que o som passe livremente. É muito comum você encontrar um pouco de cera. Aqui, retire-a com o papel macio e seco ou use a escovinha apropriada que geralmente você ganha ao comprar o aparelho.
  3. Se seu aparelho for retroauricular, desligue-o abrindo a gaveta de pilha. Limpe o molde de plástico usando um lenço umedecido.
  4. Remova o excesso de umidade da parte plástica do aparelho. Se seu fabricante recomendar, use a bombinha específica que aspira o líquido.
  5. Limpe as demais partes do aparelho com pano de algodão para secar bem.
  6. Se seu aparelho for intracanal, faça a limpeza passando um pano macio na superfície. Use os itens fornecidos pelo seu fabricante — escovinhas e filtros —, para limpar a saída de som, a abertura do microfone e o canal de ventilação.
  7. Ao finalizar a limpeza, caso você não for usar, guarde o seu aparelho auditivo na caixinha ou estojinho que o fabricante recomendou. De preferência, coloque dentro do desumidificador. Não use caixas usadas ou que contenham outros itens.

Cuidados prolongam a vida útil

Agora que você já sabe como limpar seu aparelho auditivo, saiba os demais cuidados que você deve tomar para aumentar a sua vida útil. Afinal, não se trata de um dispositivo que se troca a toda hora, não é mesmo?

Confira agora o nosso ebook Manual do Aparelho Auditivo. Você vai gostar!

[ebook] Manual do Aparelho Auditivo

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital