Como funciona um aparelho auditivo?

A surdez ou perda da audição parcial indica alguma disfunção no funcionamento do ouvido. Para auxiliar as pessoas que apresentam estes tipos de dificuldade, existem os aparelhos auditivos. Você sabe como funciona o aparelho auditivo?

Neste artigo vamos falar um pouco de como é o ouvido e suas funções. E também sobre o funcionamento do aparelho para auxiliar a audição. Acompanhe!

Como é o ouvido?

  • O ouvido é o órgão responsável pela audição e também pelo equilíbrio. Ele é dividido em três partes: externo, médio e interno.
  • O ouvido externo é composto pelo pavilhão auricular e pelo canal auditivo. É ele que faz com que as ondas sonoras cheguem ao tímpano;
  • O ouvido médio está localizado atrás do tímpano e é uma cavidade por onde as ondas sonoras são transmitidas até a janela oval na cóclea, que fica no ouvido interno. Essa transmissão ocorre com a ajuda de três ossinhos: martelo, bigorna e estribo, que vibram e ajudam o tímpano, que é uma membrana fundamental para a audição;
  • O ouvido interno ou labirinto, é onde fica a parte mais importante, a cóclea, que tem um formato em caracol e é responsável pela diferenciação e interpretação dos sons. É a cóclea que recebe os sinais e converte em impulsos elétricos que são encaminhados ao cérebro pelo nervo auditivo, onde são interpretados.

O funcionamento do ouvido acontece da seguinte maneira: a orelha capta os sons e encaminha para o canal auditivo e este, por sua vez, leva para o tímpano, que vibra, movendo o martelo, o bigorna e o estribo. Esses três ossinhos amplificam os sons e têm ligação com a membrana da cóclea.

A vibração chega ao líquido coclear, fazendo vibrar também a membrana basiliar e as células sensoriais, que geram os impulsos nervosos que o nervo auditivo transmite para o centro de audição localizado no córtex cerebral.

E como funciona o aparelho auditivo?

Agora que já sabemos como o ouvido funciona, vamos ver como o aparelho auditivo pode auxiliar quem tem algum grau de dificuldade de audição.

Vimos acima que o ouvido funciona através de impulsos e vibrações, que são as ondas sonoras. O aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico responsável pela amplificação destas ondas sonoras, auxiliando quem sofre com perda auditiva a ouvir os sons que se propagam no ambiente.

Os aparelhos auditivos são formados por microfone, amplificador, receptor, bateria, adaptadores e um chip que faz o processamento sonoro. O funcionamento perfeito dessas peças garantem a qualidade do som recebido pelo usuário.

Sinais elétricos

O aparelho funciona a partir da captação dos sons pelo microfone, passando pelo processamento no chip, onde são amplificados, transformados em sinais elétricos e enviados ao receptor. O receptor transmite estes sons para o ouvido interno onde serão transformados em impulsos elétricos.

Como podemos ver, é basicamente o mesmo funcionamento do ouvido, só que realizado por um aparelho adaptado à orelha.

Com o avanço tecnológico, existem no mercado aparelhos bem pequenos que podem ser encaixados dentro do ouvido e que melhoram muito a qualidade do som recebido, sem que o usuário sofra qualquer tipo de incômodo.

Há uma série de modelos de aparelhos para audição, cada um específico para um tipo de necessidade, variando no tamanho e amplificação. Os preferidos são os intracanais e os retroauriculares.

Melhor qualidade de vida

As soluções mais avançadas oferecem opções de personalização e proporcionam conexão com outros dispositivos, tais como telefones celulares ou fixos, TV e outros.

A escolha do aparelho auditivo ideal depende do grau de perda auditiva, do valor a ser investido e do modelo que melhor se adapta. Esta escolha deve ser sempre orientada por um fonoaudiólogo que é o profissional responsável em fazer a adaptação e o controle do funcionamento do aparelho auditivo. Tudo para proporcionar melhor qualidade de vida ao usuário.

Ficou interessado no assunto? Conheça nossa linha de aparelhos auditivos aqui.

[ebook] Manual do Aparelho Auditivo

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital