Como melhorar a sua experiência com o aparelho auditivo?

Você usa aparelho auditivo, mas está com dificuldades para se adaptar a ele? Alguns desafios são comuns para qualquer usuário e, por isso, preparamos este artigo para te dar orientações úteis de como é possível melhorar a sua experiência.

Com o aparelho, você começa a ouvir e a reparar em sons dos quais nem se lembrava, desde os mais simples e nostálgicos, como o apito do microondas e os pássaros cantando na janela, até os mais barulhentos e desagradáveis, como buzinas no trânsito, sons de obra, movimentação na rua.

Acostumar-se com a prótese auditiva pode parecer complicado. No entanto, todo esforço inicial valerá a pena quando se perceber ouvindo bem e interagindo com as pessoas sem dificuldades.

Não desista da sua saúde auditiva! É possível ouvir melhor e com qualidade com as orientações que vamos dar aqui. Confira!

Orientações para melhorar a sua experiência com aparelho auditivo

Use o aparelho o máximo de tempo possível

Não tem segredo. A principal orientação de fonoaudiólogos e profissionais da área é usar o aparelho auditivo ao máximo durante o seu dia a dia, pelo menos 8 horas diárias.

Afinal, você só vai conhecer e compreender bem uma nova tecnologia a partir do momento em que começar a usá-la, de fato, no seu dia a dia, certo?

Com isso, você vai se acostumar mais rápido a ouvir os sons ao seu redor e conseguirá entender melhor como a prótese pode te ajudar na rotina.

Mas lembre-se sempre de retirar a prótese antes de dormir e para tomar banho, ok? 

Higienize o aparelho auditivo corretamente

Além de prolongar a vida útil do seu aparelho, uma limpeza correta também vai permitir que ele funcione direitinho e não tenha problemas desnecessários, que poderiam ser evitados com uma simples limpeza.

Limpar o acúmulo de cera de ouvido no aparelho e remover o excesso de umidade, por exemplo, são ações simples, mas que farão toda diferença para que tenha uma experiência melhor com as suas próteses auditivas.

Saiba mais em:

Como fazer a limpeza do aparelho auditivo?

Utilize os recursos tecnológicos do aparelho ao seu favor

Hoje, os aparelhos auditivos estão cada vez mais modernos, com recursos pensados para facilitar ao máximo o dia a dia de um usuário que está constantemente conectado.

Você pode, por exemplo, conectar o aparelho diretamente no seu celular para ouvir música, sem fio, por Wi-Fi ou Bluetooth, além de poder conectar também com o computador para assistir vídeos, na tevê ou até mesmo no rádio (se esses aparelhos também possibilitarem a conectividade).

Além disso, muitos aparelhos também já conseguem adaptar o som do ambiente para se adequar à sua audição, evitando incômodos. Em shows ou festas, por exemplo, sons muito altos ou que podem causar mais danos ao seu ouvido podem ser abafados ou reduzidos pelo seu aparelho auditivo.

Marca de aparelho auditivo: qual a melhor e como escolher a sua? Conheça as principais características e funcionalidades!

Se tiver alguma dúvida de como usar essas funcionalidades, consulte o manual de instruções do seu aparelho (disponíveis também digitalmente no site do fabricante), ou pergunte ao seu fonoaudiólogo para orientações mais detalhadas, ok?

Conte sempre com o seu fonoaudiólogo 

Qualquer dificuldade ou dúvida com o uso do aparelho auditivo, saiba que você deve sempre contar com o seu fonoaudiólogo para te ajudar. 

Converse com ele sobre toda a sua experiência e sobre as dificuldades específicas que possui para ouvir com o aparelho.

O fonoaudiólogo, como profissional e experiente na área, irá alinhar suas expectativas sobre o aparelho e fazer os ajustes necessários, com precisão, para adequar melhor o aparelho ao seu dia a dia e fazer com que você ouça como sempre quis sem problemas.

Aparelho auditivo ou implante coclear: quando é recomendado cada um

O mapeamento de fala é fundamental para aproveitar ao máximo os benefícios do aparelho

Uma questão comum que pode surgir durante o período de adaptação do aparelho auditivo é a dificuldade em entender a fala.

Alguns pacientes não conseguem entender o que outras pessoas estão falando direito, tendo que se esforçar mais do que necessário para a compreensão de conversas. Está acontecendo isso com você?

Uma maneira simples de resolver isso é com o Mapeamento de Fala, um exame que irá avaliar na prática como está a compreensão oral do paciente para, assim, fazer os ajustes necessários e melhorar toda a experiência com o aparelho auditivo.

Saiba mais em:

Mapeamento de fala: o que é e para que serve?

A AudioFisa é uma das únicas empresas no Distrito Federal que oferecem esse procedimento para seus pacientes.

Não se esqueça: cuidar da sua saúde auditiva é cuidar da sua qualidade de vida como um todo. Siga seu tratamento como recomendado e comece a usufruir dos benefícios de ouvir bem!

Leia também:

Manual-Aparelho-Auditivo

[ebook] Manual do Aparelho Auditivo

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital