Como recuperar perda auditiva?

Você sabia que muitas pessoas podem estar sofrendo de perda auditiva sem sequer saber disso? Isso porque, às vezes, alguns dos sintomas podem passar despercebidos. E com isso, a deficiência auditiva tende a se agravar.

São várias as formas de perda auditiva e, para a maioria delas, o uso de aparelhos nos ouvidos pode devolver a qualidade de vida para os pacientes.

Separamos aqui alguns sinais que podem indicar a perda auditiva e a necessidade de uma consulta ao otorrinolaringologista.

Perda auditiva: situações que devem ser observadas

  • A pessoa passa a não entender perfeitamente o que os outros falam e tem dificuldade em ouvir ao telefone ou em ambientes barulhentos;
  • Ela acha que o tom de voz normal é muito baixo e comumente pede para falarem mais alto e/ou que se repita com frequência o que foi dito;
  • Por não entender direito o que falam, por vergonha, passa a dar respostas que não têm nada a ver com as perguntas;
  • Ela pede com frequência para aumentar o som da TV, do rádio, celular ou de algum outro aparelho de áudio;
  • Sente um zumbido constante no ouvido e despreza esse sinal ou atribui a qualquer outra doença;
  • A pessoa passa a se isolar sem razão aparente e, por não entender o que se está conversando, prefere abrir mão do convívio social;
  • Passa a apresentar dificuldade para ouvir sons que outros ouvem, como caminhões passando na rua, trovões, apitos, sirenes, ou qualquer um desses ruídos que já fazem parte do dia a dia das cidades.  

A deficiência auditiva pode ser causada por diversos fatores, como hereditariedade, exposição constante a ruídos, uso de medicamentos, uso de fones de ouvido com som muito alto e, o mais comum, o próprio envelhecimento.

Como recuperar a perda auditiva?

Uma vez detectada a perda auditiva, é natural que surja a dúvida sobre o que fazer. O ideal é você fazer uma consulta com o médico especializado em ouvido, nariz e garganta, o otorrinolaringologista.

Ele deverá te examinar e fazer uma série de perguntas sobre possíveis dores, desconforto, zumbido nos ouvidos, crises de tontura, vertigem e se alguém da família sofre com a perda auditiva, devido ao fator hereditário já comentado. Para o diagnóstico final, ele deve pedir exames complementares como a audiometria.

Caso o problema seja comprovado nos exames, certamente o médico recomendará a melhor solução para a perda de audição: o aparelho auditivo. Veja como ele funciona.

Atenção: apenas o otorrinolaringologista pode diagnosticar a perda auditiva. A dificuldade de ouvir também pode ser por problemas temporários como, por exemplo, entrada de água no canal auditivo, infecções causadas por sinusite, rinite e outros. Consulte o especialista antes de qualquer tratamento.

Qualidade de vida

Uma vez indicado o uso de aparelhos auditivos, procure um fonoaudiólogo para, juntos, analisarem qual o aparelho mais indicado para o seu grau de perda auditiva e para o seu estilo de vida, as vantagens dos vários modelos disponíveis no mercado e a relação custo-benefício de cada um deles.

Escolhido o aparelho, ele será moldado de acordo com seu perfil e é iniciada a fase mais importante do tratamento, a adaptação. Essa etapa será vencida por meio de sua dedicação, paciência e insistência quanto ao uso. Quando devidamente ajustado, o aparelho auditivo proporciona inúmeros benefícios, como:

  • Maior poder de concentração;
  • Melhor relacionamento social e familiar;
  • Aumento da autoestima;
  • Bem-estar físico e emocional;
  • Diminuição do cansaço e fadiga;
  • Melhores resultados nos estudos, trabalho e atividades em geral.

E, vale ressaltar: se não for tratada, a perda auditiva pode se agravar. Invista na sua qualidade de vida!

Gostou do artigo? Se você tem recomendação médica para uso do aparelho auditivo, faça o teste grátis da AudioFisa!

direito dos deficientes auditivos

7 dias grátis

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital