Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

Deficiência auditiva não tratada pode gerar problemas? Acompanhe

Deficiência auditiva não tratada pode gerar problemas? Acompanhe

A deficiência auditiva necessita de tratamento, acompanhamento médico constante, exames de rotina e também o uso do aparelho auditivo.
Quando isso não acontece como deveria, é muito comum que o portador do problema passe por uma série de incômodos.

Para entender mais sobre o tema, prossiga com a leitura do nosso conteúdo de hoje.

Deficiência auditiva não tratada gera problemas ou não?

Como é o tema deste conteúdo, resolvemos te ajudar respondendo certamente o que é. De acordo com um estudo científico francês – feito com cerca de 3.800 pessoas -, pessoas idosas que afirmavam ter algum tipo de deficiência auditiva e não usavam aparelho ou buscavam auxílio médico, tinham risco maior do desenvolvimento de outras doenças e até mesmo risco maior de demência.

Outro dado bem importante do estudo é que praticamente todos os pacientes que usavam o aparelho auditivo tinham o risco de demência eliminado.

Problemas comuns para quem não trata da deficiência auditiva

Dentre os problemas comuns que podem surgir para uma pessoa que não trata a deficiência auditiva estão:

Depressão

A depressão e o isolamento costumam ser um dos maiores problemas de quem não trata do problema auditivo. Isso acontece já que a pessoa passa a se sentir isolada e longe da sociedade, por não conseguir se comunicar como gostaria.
A melhor maneira de resolver a questão é tratando por partes e a família e os amigos são essenciais neste momento. É importante buscar por auxílio médico especializado para tratar o problema auditivo, buscar pelo auxilio de aparelhos, por exemplo e logo em seguida tratar a depressão também, para que a pessoa volte a ter uma vida tranquila e normal.
Veja mais sobre a surdez e a depressão neste conteúdo informativo: clique aqui! 

Demência

Outra questão bastante comum de quem não trata os problemas auditivos é a demência. Como já citamos acima no conteúdo, a demência pode ser extremamente comum por quem possui a perda auditiva e não trata da maneira correta.

Ela acontece da seguinte forma: com a diminuição dos estímulos auditivos, o processamento do som e a privação de alguns deles pode acelerar a perda encefálica e aumentar assim o risco de demência.

Da mesma forma que o problema anterior, é fundamental tratar ambos os problemas e é indispensável o auxílio da família e dos amigos para auxiliar na identificação de ambos.

Informações relevantes:

– Assim como a saúde do corpo como um todo, cuidar da saúde auditiva é indispensável. Desta forma, ao notar qualquer mudança de comportamento e de audição (seja o próprio portador ou a família) é essencial buscar auxílio médico para realizar exames;
– Não deixe o problema progredir. Ao perceber uma pequena falha na audição já pode ser suficiente para buscar o médico. Lembre-se que quanto mais cedo o problema for diagnosticado, melhor o tratamento.

Esperamos que o conteúdo tenha cessado suas dúvidas e sirva de alerta para os problemas de saúde e problemas auditivos. Qualquer dúvida entre em contato com os nossos especialistas.
Até o próximo conteúdo.

Banner AudioFisa Experimente

 

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts