8 Dicas Para se Adaptar Mais Rápido ao Aparelho Auditivo - AudioFisa

Precisando de aparelhos auditivos?

Veja qual é o aparelho mais recomendado para você

8 Dicas Para se Adaptar Mais Rápido ao Aparelho Auditivo

Lembra quando você ganhou sua primeira bicicleta? A vontade de sair pedalando e fazendo manobras era grande, mas, primeiro, você precisou aprender a se equilibrar sobre ela e coordenar movimentos para, só depois, arriscar-se em técnicas mais complicadas. Se você está começando a usar aparelhos auditivos, pense neles como em sua bicicleta.

Embora haja uma certa ansiedade e expectativa com sua nova vida de ouvinte, não há mágica e você precisará treinar sua audição para voltar a assimilar sons que, talvez, já tenha até esquecido. Como andar de bicicleta, usar próteses auditivas exige paciência, persistência e, principalmente, prática até que você esteja totalmente adaptado.

Nesse processo, é normal que novos usuários de aparelhos auditivos tenham dúvidas e sintam-se, às vezes, desmotivados com a fase de adaptação, mas é importante não desistir. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para tornar mais fácil e agradável sua rotina com as próteses. Acompanhe e aproveite os benefícios de voltar a ouvir!

Como se adaptar mais rápido ao aparelho auditivo

Assim como você deixou de levar tombos em sua bicicleta e passou a se divertir com ela, com o uso constante, dedicação e ajustes adequados, logo você estará aproveitando todas as possibilidades de seus aparelhos. Veja, a seguir, dicas que podem ajudar a se familiarizar com a novidade:

1 – Seja paciente

A dica nº 1 é ir com calma! Você não vai colocar seu aparelho e, num passe de mágica, voltar a ouvir normalmente. Será um aprendizado. É como um sapato novo que precisa de tempo e de uso para ficar ajustado e confortável.

Entenda que seu cérebro ficou muito tempo sem processar alguns sons e, agora, com o uso das próteses, novas informações sonoras estão chegando até ele. Por isso, leva um tempo até que você se acostume e consiga identificar cada timbre de maneira clara, automática e sempre precisar fazer tanto esforço.

Da mesma forma, há a adaptação física das próteses aos seus ouvidos. Tenha paciência e logo elas farão parte de sua vida de forma muito natural.

2 – Aumente o uso gradualmente

Comece devagar. Não se sinta frustrado se houver um desconforto inicial e tiver de tirar o aparelho em alguns momentos. É assim mesmo; seu cérebro está se acostumando a ouvir.

Para se adaptar mais rápido ao aparelho auditivo, comece a usar as próteses por períodos mais curtos e vá aumentando de acordo com os seus avanços.

Mas não vale relaxar totalmente, viu? Um pouco de insistência será necessária para acelerar a adaptação e para que você esteja, o mais rápido possível, usando seu aparelho durante todo o dia.

3 – Converse com seu fonoaudiólogo

Como profissional que acompanha sua rotina com aparelhos auditivos, o fonoaudiólogo precisa saber o que está funcionando bem e o que precisa de ajustes para ficar melhor. Então, mantenha contato com ele e converse sobre tudo que estiver te incomodando.

Uma boa ideia é fazer anotações sobre sua vivência prática com o uso das próteses e falar sobre elas em suas consultas. Dores causadas pelo uso do aparelho, por exemplo, podem indicar algum probleminha no molde e será necessário fazer ajustes para que ele fique mais confortável.

Não tenha receios ou vergonha: relate seu cotidiano com o aparelho e esclareça todas as suas dúvidas. O fonoaudiólogo está ali para te ajudar.

4 – Troque experiências com outros usuários de aparelho

Além das orientações profissionais de seu fono, outras pessoas que também passaram pelo processo de adaptação com aparelhos auditivos também podem ajudar.

Compartilhe experiências, tire dúvidas, faça perguntas. Há coisas que só quem usa aparelho poderá responder com clareza para você.

Falar sobre essa nova realidade com outras pessoas vai não só lhe trazer conhecimento e alívio, como também desmistificar o assunto para que você não o trate como um tabu.

5 – Treine mesmo sozinho

Para se adaptar mais rápido ao seu aparelho auditivo você vai precisar usá-los e testá-los em diferentes situações para que seu cérebro vá se habituando a ouvir de novo.

Comece em casa, sozinho mesmo, desafiando-se a identificar os sons à sua volta. Feche os olhos e tente descobrir qual a origem de cada som que você percebe e de qual direção ele vem.

Outro exercício interessante é ler em voz alta.

Especialmente se você ficou muito tempo sem ouvir, pode ser que tenha se esquecido de como é sua própria voz. Então, ler em voz alta, enquanto usa o aparelho auditivo, auxilia nessa redescoberta e ainda te ajuda a perceber se o volume está adequado ou se precisa de algum ajuste.

6 – Comece a conversar com apenas uma pessoa

Seu cérebro precisa de estímulos para se acostumar a ouvir, mas também não precisa sobrecarregá-lo com uma avalanche de informações, todas ao mesmo tempo.

Para treinar sua comunicação, comece a ter diálogos em locais mais silenciosos e vá progredindo para lugares mais barulhentos conforme sua adaptação avança.

Outra recomendação é que você comece a conversar com uma pessoa de cada vez e vá ampliando aos poucos.

Nessas conversas, procure ficar próximo e de frente para seu interlocutor e não se fixe apenas no som da voz. Observe os lábios e a linguagem corporal da pessoa com quem conversa.

Caso, durante a conversa, você se perca em alguma parte, não tenha receio de pedir para a outra pessoa repetir. Isso não deve ser motivo de constrangimento e, inclusive, ajuda a outra pessoa a entender como se comunicar melhor com você.

7 – Use a tecnologia como aliada

Hoje em dia, há muitos acessórios e tecnologias que contribuem com sua adaptação aos aparelhos auditivos.

De modo geral, os aparelhos mais modernos já oferecem um som claro e limpo, com menos ruídos e interferências, mas sua experiência pode ser ainda melhor.

Um aparelho com conectividade bluetooth, por exemplo, permite que você conecte seu aparelho à TV, ao celular e a outros dispositivos compatíveis para aumentar a qualidade de sua audição.

Se suas próteses possuem essa tecnologia, aproveite! A sua TV pode ser uma boa parceira nesse período de treinamento.

No início, prefira assistir a programas de notícias, entrevistas e opções com menos sons e ruídos simultâneos. Outra boa opção é assistir a programas legendados, pois ouvir e ler ao mesmo tempo possibilita que você relacione o som à linguagem.

Não se esqueça de manter a TV em um volume normal; nem muito alto, nem baixo demais.

8 – Fique atento à manutenção

Se houver acúmulo de cera ou outros resíduos em seu aparelho, a qualidade da sua audição pode ser comprometida, além dos riscos de danificar os componentes da prótese.

Mantenha seu aparelho sempre limpo e higienizado de acordo com as orientações de seu fonoaudiólogo e, caso perceba qualquer alteração no funcionamento, procure assistência especializada.

Como aproveitar ao máximo seu aparelho

Como você viu neste artigo, para se adaptar mais rápido a seu aparelho auditivo precisa ter dedicação, um pouco de paciência e algumas estratégias. E é assim pra todo mundo!

Usar aparelhos auditivos abre novas possibilidades de interagir com o mundo e com as pessoas, de forma muito mais completa. Então, mesmo que a fase de adaptação seja um pouco desafiadora e talvez cansativa, mantenha o foco e lembre-se que esse incômodo temporário nem se compara a tudo o que você vai ganhar quando superar essa fase.

Outra coisa importante: para que você consiga aproveitar ao máximo todas essas novas possibilidades, o cuidado na escolha das próteses é vital. Aparelhos auditivos não são todos iguais, e escolher o melhor modelo para você fará toda diferença.

Aqui na Audiofisa você conta com o benefício de poder testar gratuitamente os nossos aparelhos até se decidir pelo modelo da sua preferência.

Dispomos das melhores opções de aparelhos, das marcas mais reconhecidas e com os recursos mais modernos, além de uma equipe especializada para te dar todas as orientações e te ajudar a fazer a melhor escolha.

Solicite seu teste no DF: Quero testar um aparelho com a Audiofisa!

Fonoaudióloga: Ariane Gonçalves

CRFa: 5-11150

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Whatsapp
Telefone