Dificuldades para usar aparelho auditivo? Tire suas principais dúvidas!

Muitos usuários de aparelhos auditivos enfrentam algumas dificuldades no dia a dia, especialmente no período de adaptação.

Por isso, resolvemos preparar este artigo para esclarecer as suas principais dúvidas e para melhorar a sua experiência com o uso do dispositivo. Acompanhe!

Esclareça suas principais dúvidas do dia a dia sobre aparelho auditivo

– Sinto que não estou ouvindo como antes. Isso é normal?

Sim, isso é perfeitamente normal. Isso porque, mesmo com o aparelho auditivo, pode ser difícil recuperar a audição com a mesma qualidade de antes.

Além disso, caso o paciente tenha se acostumado a não escutar tão bem, poderá enfrentar dificuldade com o entendimento de fala de outras pessoas e, principalmente, com ambientes barulhentos em que precisará focar sua audição nas conversas ou em informações interessantes para ele. Nesses casos, explique suas dificuldades ao fonoaudiólogo e, se for o caso, faça um treinamento auditivo para melhorar sua relação com os aparelhos.

– Às vezes, parece que o volume do aparelho está muito baixo ou sem som. O que pode ser?

Primeiro, observe se há acúmulo de cera ou umidade no tubo auditivo e fone do dispositivo. Ou, se a pilha está funcionando e foi inserida corretamente. Caso esteja tudo certo, retire o aparelho auditivo, coloque na mão, verifique o controle de volume e tente aumentar o som. Se o problema persistir, procure o seu fonoaudiólogo.

– Meu aparelho está apitando muito/dando microfonia. O que fazer?

Veja se a cápsula ou molde do aparelho auditivo está frouxo, se o volume está muito alto ou no máximo, ou, ainda, observe se isso aconteceu quando estava em um ambiente com muita ventilação. Todas essas questões podem causar o barulho ou a microfonia.

– Estou ouvindo alguns estalos, chiados ou zumbidos no meu aparelho auditivo. O que fazer?

Para estalos e zumbidos, observe se há acúmulo de cera ou umidade no fone ou tubo auditivo do aparelho. Olhe também se o tubo está danificado, com cor diferente do normal ou rachado. Se estiver ouvindo chiados, veja se o fone está no lugar certo.

– Estou sentindo um pouco de dor/forte incômodo quando coloco o aparelho. É normal?

Não, sentir dores com o aparelho auditivo não é normal. Isso pode ser um indicativo de que você colocou o aparelho incorretamente, de que é necessário adaptar o modelo, ou, ainda, de que há algum problema mais sério. Discuta a questão urgentemente com o seu fonoaudiólogo.

Aprenda a colocar o seu aparelho auditivo corretamente aqui. (a ser publicado)

– Ainda não estou conseguindo falar ao telefone com clareza. Há algo que posso fazer?

Sim. Tente colocar a parte do telefone onde você fala um pouco abaixo do queixo e ajuste a parte em que você ouve mais próxima do microfone do seu aparelho auditivo.

– Faço aulas de idiomas estrangeiros e estou tendo dificuldades para aprender/entender a língua. O que fazer?

Se estiver com dificuldades para compreender a fala em outras línguas, invista no estudo da leitura e da escrita, além de preferir materiais mais visuais (converse com o seu professor e veja se ele pode adaptar melhor a aula para isso). Uma boa opção, também, é contratar aulas particulares a fim de obter um acompanhamento mais direcionado às suas dificuldades.

– Devo limpar o aparelho todos os dias?

Sim, principalmente se perceber algum acúmulo de cera ou umidade no aparelho auditivo como um todo ou no fone, ou se o filtro de cera estiver obstruído. Para limpar, use a escova especial que já vem com o aparelho e sempre faça a higiene de cima para baixo.

Saiba mais em:

Como fazer a limpeza do aparelho auditivo?

– Quando eu NÃO posso usar o aparelho?

Tire o aparelho antes de dormir e de tomar banho, ou quando for nadar na piscina ou mar. Também evite estar com o dispositivo quando for usar secadores e spray’s de cabelo. No geral, sempre desligue o aparelho quando não estiver usando.

– De quanto em quanto tempo devo trocar a pilha?

Isso vai variar de acordo com o tamanho da pilha, tipo e tecnologia, além do tempo de uso, podendo ser necessária uma troca a cada 5 dias ou até 20 dias. Se a sua pilha descarrega muito rápido, troque e observe quanto tempo ela está durando, para reportar o problema ao seu fonoaudiólogo.

– De quanto em quanto tempo devo fazer a manutenção do meu aparelho?

O indicado é fazer a manutenção e checagem a cada 6 meses e somente com profissionais qualificados. Nunca tente consertar o seu aparelho em casa.

– Qual o tempo de adaptação médio ao aparelho auditivo?

Em geral, além do período de teste de 7 dias, a maioria dos pacientes leva em torno de 6 meses no máximo para se adaptar completamente e perceber os benefícios reais do aparelho auditivo no dia a dia. Isso porque o cérebro demora de 3 a 6 meses para se acostumar às novas informações auditivas que ele passa a interpretar.

Veja aqui os principais problemas enfrentados na adaptação ao aparelho auditivo.

– Tenho que fazer o exame de audiometria novamente?

Sim, ele é necessário para acompanhar a evolução do seu caso, mesmo que já esteja usando o aparelho auditivo. O recomendado é fazer o exame de 6 em 6 meses.

Dicas para melhorar a sua experiência com o aparelho auditivo

Se você está tendo dificuldades com o uso do aparelho auditivo no dia a dia, há algumas coisas que você pode fazer para melhorar a sua experiência. Confira!

  • Use o aparelho na maior parte do tempo da sua rotina (pelo menos 8 horas por dia). Isso vai ajudar que se acostume mais rapidamente;
  • Prefira conversar em lugares mais silenciosos e com uma pessoa de cada vez, pelo menos no início do uso, para ir estimulando a audição aos poucos;
  • Procure ouvir mais rádio e podcast;
  • Se já tem um tempo que usa o aparelho auditivo, passe a frequentar lugares mais movimentados para treinar a sua audição em lugares barulhentos;
  • Em cinemas e teatros, entre em contato antes da sessão para verificar se eles oferecem recursos e assistência para pessoas com aparelho auditivo, como sistemas de hearing loop (que conecta o aparelho diretamente ao som da peça ou filme, para que possa ouvir sem ruídos);
  • Na faculdade, em palestras ou seminários, prefira chegar mais cedo para pegar um local melhor na frente. Se necessário, veja se o professor ou palestrante não pode usar um microfone para que possa ouvir melhor. Não tenha medo de perguntar.

Leia também:

Guia para o meu primeiro aparelho auditivo

8 Dicas Para se Adaptar Mais Rápido ao Aparelho Auditivo

Ressalta-se que, para uma boa experiência com o aparelho auditivo, é indispensável o acompanhamento de um fonoaudiólogo durante todo o tratamento, ok?

Além disso, tenha consciência do que pode esperar do aparelho auditivo e alinhe as suas expectativas com o seu médico.

Quer entender mais sobre o seu aparelho auditivo? Então baixe agora mesmo e leia também o E-Book “Manual do Aparelho Auditivo” e esclareça mais dúvidas!

Manual-Aparelho-Auditivo

[ebook] Manual do Aparelho Auditivo

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital