Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

Dor, mau cheiro e incômodos: alguns dos problemas comuns do ouvido

Dor, mau cheiro e incômodos. Conheça alguns dos problemas comuns no ouvido

Só quem já teve sabe o quanto a dor de ouvido é terrível. Ela não escolhe idade, nem hora para aparecer. Algumas vezes é contínua, repetitiva e em outras, aparece simplesmente de uma hora para outra.

Mas além da dor, quais são os problemas comuns no ouvido que podem trazer incômodos? Para entender mais sobre o conteúdo, prossiga com a leitura!

Entenda a dor de ouvido

A dor de ouvido é bastante comum. Atinge em muitos casos as crianças, que por estarem ainda desenvolvendo sua imunidade, podem sofrer mais com este mal.

Mas não é apenas a dor de ouvido que provoca mal-estar e, muitas vezes, irritação. Ainda assim as pessoas confundem muito e acreditam ser a mesma coisa. Desta forma, é importante entender a diferença e buscar um médico para analisar a situação e o motivo da dor/incômodo.

Problemas comuns no ouvido

Dentre os motivos mais comuns dos incômodos no ouvido, estão:

Mau cheiro no ouvido

O mau cheiro pode ter relação com alguma secreção causada por infecção. No caso de haver secreção, é importante observar se tem sangue, se é aquosa, se tem pus e se apresenta algum outro sintoma, como coceira, dor ou zumbido.

Existem algumas razões para o mau cheiro no ouvido. Ele pode ser causado por um resto de secreção de gripe, uma ruptura no tímpano, meningite e até pelo acúmulo de água. O melhor é não tentar soluções caseiras e nem usar hastes flexíveis tentando limpar ou remover algo.

Se o caso for grave e não for tratado da maneira adequada poderá levar à surdez. O correto é procurar um médico otorrinolaringologista, para que ele possa encontrar a causa e tratar com o medicamento correto.

Água no ouvido

Esse é um problema que ocorre com bastante frequência, principalmente depois de um banho de piscina ou mar. A água no ouvido é grande causadora de infecções. Por isso, é importante retirá-la da forma correta.

Você já deve ter visto alguém com a cabeça curvada e pulando num pé só. Pois bem, essa é a melhor maneira de retirar a água do ouvido. Nada de usar álcool ou ar quente. Isso só pode provocar danos ainda maiores.

Caso a água não saia com facilidade, procure um otorrino. É importante fazer uma checagem e retirar a água para evitar que este acúmulo se transforme em uma infecção, com dor, secreção e até outras consequências mais graves.

Ouvido entupido

Também conhecido como autofonia, esse problema pode ocorrer por uma série de causas. Uma das mais comuns é a pressão por altitude, como acontece quando o avião decola ou quando subimos a serra. O desconforto é provocado pela diferença de pressão entre a orelha externa e média. Mas passa logo que esta diferença de pressão desaparece.

Algumas pessoas têm problemas odontológicos que acabam afetando o ouvido. Nestes casos, é necessário fazer o tratamento odontológico para resolver também o problema no ouvido.

Um problema funcional no ouvido também pode causar essa sensação. Quando três ossículos, que ajudam a transmitir as ondas sonoras até a cóclea no ouvido interno, não fazem os movimentos e contrações corretas em conjunto com o tímpano e podem provocar a sensação de ouvido entupido.

Ainda há a cera do ouvido, também bastante comum. O acúmulo de cera também gera o entupimento do ouvido. Para retirar, é necessário procurar ajuda especializada.

Infecção

Bastante comum, a infecção no ouvido é causada pela presença de bactérias ou vírus e provoca dor latejante. Pode ser acompanhada de febre e de vermelhidão das orelhas ou presença de secreção. Neste caso, o médico deve ser consultado o mais rápido possível.

Existem outros desconfortos e incômodos no ouvido. Mas seja qual for o sintoma, não use automedicação ou hastes flexíveis, óleos ou o que quer que seja. Repetimos: a melhor maneira de ter um ouvido saudável e consultando sempre uma clínica especializada.

Se você se interessou por este artigo, vai gostar também de conhecer soluções em problemas auditivos. Consulte a Audiofisa! Conte com nossos especialistas. E conheça também os tipos comuns de deficiência auditiva.

Os tipos mais comuns de deficiência auditiva e como identificá-las

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts