Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

Mapeamento de fala: o que é e para que serve?

mapeamento-de-fala

Mesmo utilizando o aparelho auditivo, muitos pacientes relatam dificuldades para entender a fala e ouvir direito o que outras pessoas dizem no dia a dia. Essa dificuldade pode surgir no contexto do trabalho, em ligações de telefone ou chamadas de vídeo, ao assistir séries/filmes, em ambientes mais barulhentos, dentre outras situações. 

O mapeamento de fala, portanto, é um procedimento que serve justamente para melhorar esse quadro, aumentando a qualidade de escuta do paciente.

“Eu estou escutando melhor os sons do ambiente com o aparelho, mas não entendo direito o que as pessoas estão falando”. É o seu caso?

Não há motivo para se preocupar. Na grande maioria dos casos, o problema está no próprio aparelho auditivo, que precisa apenas ser melhor ajustado para oferecer uma experiência completa e satisfatória ao usuário. Mapear a fala é essencial para esse processo.

Continue lendo este artigo para entender melhor o que é o mapeamento de fala e como ele pode ser útil para um usuário de aparelho auditivo. Confira!

O que é mapeamento de fala?

O mapeamento de fala é um método utilizado por fonoaudiólogos para avaliar como está a compreensão oral do paciente com o aparelho auditivo. 

Dificuldades para usar aparelho auditivo? Tire suas principais dúvidas!

O exame ajuda a identificar falhas no objetivo principal do aparelho auditivo, que é amplificar e aumentar todos os sons externos (inclusive a fala), de forma eficaz.

Para isso, o mapeamento de fala faz o registro de todas as frequências que estão sendo captadas pelo dispositivo, para saber se estão sendo amplificadas corretamente e, principalmente, se estão adequadas para a rotina do paciente e para o seu grau de perda auditiva.

O procedimento é recomendado para qualquer usuário de aparelho auditivo, independente de idade, quadro, marca ou modelo do dispositivo.

Qual a utilidade do mapeamento de fala para um deficiente auditivo

O objetivo do mapeamento de fala é melhorar a experiência do usuário com o seu aparelho auditivo no dia a dia, fazendo com que os sons da fala se tornem audíveis e, principalmente, compreensíveis para o paciente.

É com o exame que ele terá as respostas certas do porquê não está conseguindo entender direito o que os outros estão dizendo.

Além disso, o mapeamento também vai dar ao fonoaudiólogo as informações necessárias para que os ajustes sejam feitos com o máximo de precisão possível.

Resultado: o paciente fica mais satisfeito com o aparelho auditivo, consegue manter diálogos sem grandes problemas para compreensão e, ainda, reduzir incômodos e retornos para ajustar o dispositivo.

É importante destacar que o mapeamento de fala não serve para avaliar a interpretação e distinção dos sons pelo paciente. O foco do exame está no aparelho auditivo e se ele está ou não amplificando os sons da fala adequadamente.

Como é feito o exame?

O exame é objetivo, rápido, indolor e feito de forma personalizada para o paciente. Além do grau de perda auditiva, também são consideradas as características anatômicas da orelha de cada usuário.

Para fazer o mapeamento, utiliza-se uma micro-sonda (tubo de plástico fino) que é inserida na orelha do paciente, juntamente com o seu aparelho auditivo.

Depois, coloca-se uma gravação de fala para que o paciente possa ouvir e, então, a micro-sonda consegue captar como o aparelho está amplificando os sons diretamente no ouvido do usuário.

A partir disso, é gerado um mapa (por isso o nome do exame) com gráficos e dados de todas as amplificações exatas dos sons de fala ouvidos. 

Com esse material em mãos, o fonoaudiólogo avalia se as frequências das amplificação estão adequadas ou não, para melhorar a configuração do aparelho.

Onde encontrar?

O mapeamento de fala não é um exame que costuma ser oferecido pelas empresas de aparelhos auditivos. 

No Distrito Federal, a Audiofisa é uma das poucas que disponibilizam o exame para os seus pacientes, contribuindo para a melhora do tratamento e para a satisfação dos usuários.

Para saber mais, basta entrar em contato com a gente clicando aqui, ou pelos números (61) 3702-6602/3039- 6602.

Leia também: 

Quais as vantagens de adquirir um aparelho auditivo com a Audiofisa? 

5 benefícios do aparelho auditivo para o seu dia a dia!

Tecnologia dos aparelhos auditivos: entenda a importância
Tecnologia dos aparelhos auditivos: entenda a importância

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts