Novembro Laranja: conheça a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido

O zumbido no ouvido interfere na qualidade de vida de milhões de pessoas e já é considerado um problema de saúde pública.

De acordo com dados da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ), mais de 40 milhões de brasileiros convivem com o zumbido.

Para chamar a atenção da população para a importância da saúde auricular e, especificamente, para o combate ao zumbido, foi criado o Novembro Laranja, uma Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido.

Você já conhece a campanha? Está familiarizado com a causa de alerta ao zumbido? Neste artigo você entenderá melhor, confira!

Entenda o Novembro Laranja

A campanha foi criada em 2006, pela APIDIZ, e é inspirada no Outubro Rosa, campanha mundial de prevenção ao câncer de mama.

O principal objetivo é conscientizar a população geral e os profissionais da saúde sobre o contexto do zumbido no Brasil, que vem atingindo cada vez mais pessoas nas mais diversas faixas etárias. Além disso, reforçar a importância do cuidado com a audição e da prevenção ao zumbido.

Para isso, durante todo o mês de novembro, são realizadas divulgações diárias de informações e dicas relacionadas ao assunto, como o que é o zumbido, como identificá-lo, medicamentos e tratamentos utilizados no combate ao zumbido, entre outras.

Todas essas ações buscam reforçar pautas importantes entre a sociedade e os mais diversos profissionais da saúde, como:

  • o zumbido é um sintoma vulnerável;
  • é preciso investigar corretamente a sua origem;
  • o diagnóstico e tratamento precoces são de extrema importância para vencer o problema;
  • a importância da abordagem multidisciplinar no tratamento;
  • o zumbido tem cura.

A campanha também engloba o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido, comemorado em 11 de novembro.

Desde 2014, o Novembro Laranja também inclui o combate a outros dois tipos de incômodo no ouvido, a misofonia e a hiperacusia, com dias nacionais de conscientização em 12/11 e 13/11, respectivamente.

O que é o zumbido?

O zumbido é caracterizado como um som percebido dentro dos ouvidos e que causa incômodo, especialmente no silêncio. O barulho se assemelha ao som de uma abelha, chiado, panela de pressão e outros semelhantes.

Com esse incômodo insistente, pessoas que convivem com o zumbido tem dificuldades para dormir, sofrem com um extremo desconforto e costumam ficar nervosas e irritadas facilmente.

Além disso, o zumbido pode estar ligado a diversos outros problemas, como perda auditiva, alterações metabólicas e hormonais, acúmulo de colesterol e problemas de circulação.

Maus hábitos alimentares, uso constante de cigarro e bebidas alcoólicas, alguns tipos de infecções e a exposição frequente a sons altos, como de shows ou fones de ouvido, também são causas comuns do zumbido no ouvido.

Você pode saber mais sobre as causas do zumbido neste artigo.

Ainda tem dúvidas sobre o que é o zumbido no ouvido? Confira este artigo que já publicamos:

Escuto zumbido no ouvido: o que pode ser?

Zumbido tem cura?

O zumbido tem cura e por isso a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, como alerta o Novembro Laranja.

Porém, é necessário realizar um correto diagnóstico do zumbido junto ao otorrinolaringologista, para identificar a origem do problema, entre as mais variadas possíveis, e indicar o melhor tratamento para cada paciente.

Entre as opções de tratamento, o médico pode recomendar o uso de medicamentos específicos, se a causa for algum tipo de doença. Para causas de fatores externos, como a exposição constante a barulho intenso ou maus hábitos alimentares, o médico indicará o melhor tratamento a depender da causa.

Já para pacientes em que o zumbido é causado por perda da audição, o tratamento é feito  com o uso do aparelho auditivo, indicado de acordo com o nível da perda. Assim, é possível minimizar o zumbido e devolver a qualidade de vida para cada pessoa.

Quer saber mais sobre zumbido e perda auditiva? Baixe agora mesmo o ebook  
Zumbido no ouvido e a perda auditiva: Entenda a relação.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital