Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

O que é a surdez unilateral? Entenda a definição e causas

O que é a surdez unilateral? Entenda a definição e causas

A perda auditiva unilateral (também conhecida por surdez unilateral SSD) é um tipo de deficiência cercada por diversos mitos e verdades, tanto pela questão de ser reconhecida como doença e deficiência, quanto por questões burocráticas relacionadas ao problema.

Desta forma é importante compreender a definição e as principais causas da doença. Entenda melhor a questão ao longo do conteúdo! Boa leitura.

O que é surdez unilateral

Pessoas que possuem alguma alteração auditiva em apenas um dos ouvidos e no outro escuta normalmente tem o que é chamado de surdez unilateral.

Causas da surdez unilateral

As causas da surdez unilateral podem ser as mesmas da surdez bilateral, porém, alguns problemas específicos podem afetar somente um dos lados.

Surdez súbita

É quando acontece uma perda súbita da audição. Ela pode ocorrer de um ou de ambos os lados do ouvido e pode ser precedida por tonturas e zumbidos.

Dentre as causas mais comuns estão as genéticas, as relacionadas às doenças autoimunes, vasculares, infecciosas, dentre outras.

Surdez congênita

Doenças infecciosas e até mesmo algumas mutações genéticas podem facilitar o surgimento da surdez unilateral.

Em crianças é importante verificar se há atraso na fala do bebê com o passar dos anos, pois também pode ser um sintoma do problema auditivo unilateral.

Traumatismo

Traumatismos graves, como acontece no caso de um acidente de carro ou moto, por exemplo, podem favorecer o surgimento da deficiência.

Causa desconhecida

Alguns casos de surdez unilateral acontecem de forma desconhecida. São poucos e raros, mas de toda forma, só o médico pode dar o diagnóstico completo.

Síndrome de Ménière

É uma síndrome que pode causar surdez tanto bilateral, quanto a surdez unilateral.

É uma doença caracterizada por um complexo de sintomas de etiologia desconhecida que podem afetar tanto o equilíbrio quanto a audição.

Vale lembrar: consultar um médico e realizar exames de rotina é importante quando qualquer sintoma for apresentado. Só um especialista é capaz de informar o que pode ser feito com precisão para tratar o problema.

Sintomas da surdez unilateral

Os sintomas mais comuns podem incluir:

  • Dificuldade em identificar a direção do som. Esse é um sintoma que, muitas vezes, pode ser perigoso para o portador em determinados momentos, como quando ele está no trânsito, seja  como pedestre ou como motorista.
  • Dificuldade para ouvir em situações específicas ou em conversas com mais de uma pessoa em meio a ruídos. As situações podem incluir a presença em uma lanchonete ou no  cinema, por exemplo.
  • Má compreensão de fala em ambientes com aglomeração de pessoas, tais como estádio de futebol, shows e festas. Esses lugares dificultam o entendimento de uma conversa para aqueles que não possuem problemas auditivos, mas para quem possui surdez unilateral é ainda mais forte e sempre presente.

Informações importantes

É válido levar em consideração algumas informações para facilitar a compreensão do problema e da vida de quem o possui:

  • Não existe uma estimativa precisa do número de pessoas no mundo que possuem a surdez unilateral.
  • Existem várias formas de tratamento para a surdez unilateral, porém, poucas são as pessoas que se submetem ao tratamento, muita vezes por falta de informação e até mesmo por falta de apoio dos familiares.
  • A surdez unilateral pode passar despercebida por muitos portadores. Por isso, amigos e familiares devem informar qualquer mudança de hábito ou costume da pessoa para que ela se atente ao problema e procure um médico o mais rápido possível.
  • É – muitas vezes – difícil de aceitar pelos portadores, já que muitas mudanças na rotina e na vida acabam ocorrendo. É indispensável o apoio  para que a pessoa possa conviver com o problema de modo menos traumático e difícil.
  • É comum o sentimento de isolamento e exclusão após o diagnóstico. Sendo assim, é essencial procurar auxílio psicológico para lidar com a surdez unilateral da melhor forma.
  • O apoio familiar é extremamente importante e pode mudar a forma com a qual o portador lida com a doença.

Caso haja a percepção de qualquer sintoma da surdez unilateral, em si ou em alguma pessoa próxima, um médico qualificado deverá ser procurado imediatamente. Com certeza ele irá pedir um exame de audiometria. E se você quer saber mais sobre outros Tipos de Deficiência Auditiva, baixe gratuitamente nosso e-book.

Os tipos mais comuns de deficiência auditiva e como identificá-las

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts