A perda auditiva afeta o corpo e a mente? Confira!

Como a perda auditiva afeta o corpo e a mente? Você já pensou sobre isso? Vamos lá!

Saúde mental e física

O primeiro ponto que devemos falar quando estamos conversando sobre perda auditiva e sobre a saúde do corpo, é como ela pode atingir a saúde mental e física.

A parte física é perceptível, já que uma pessoa com deficiência auditiva perde um dos sentidos importantes do corpo e pode ter diversos problemas relacionados a esta questão.

Já em questão a saúde mental, é fundamental compreender que uma série de fatores podem ter interferência após a perda auditiva.
É extremamente comum que após a descoberta a pessoa acabe em um isolamento social, o que pode levar a problemas sérios de saúde mental, como é o caso da depressão.

Nestes casos é indispensável manter o apoio da família e dos amigos para que a pessoa compreenda que o problema, apesar de possuir algumas limitações, não interfere na forma de relacionamento e de vida (mas para isso é necessário recorrer a um tratamento específico para o caso).

Este apoio vem através de conversas, de estudos, de incentivo a atividades físicas e outras questões que façam a pessoa perceber que o problema não acaba com a vida, só muda a forma como a pessoa deve se adaptar a ela.

Entenda mais sobre o isolamento social

Um estudo mostrou que cerca de 32% das pessoas que possuem a perda auditiva não tratada são hospitalizadas com uma probabilidade maior de doenças e danos ao cérebro. Isso acontece já que a pessoa não consegue lidar direito com a falta de audição e acaba prejudicando a saúde do corpo como um todo.

Além do mais, o estudo também revelou que cerca de 57% das pessoas com perda auditiva não tratada são mais suscetíveis a caso de estresse profundo, mau humor contínuo e, como já falamos, a depressão.

Por isso voltamos a citar que o apoio, o tratamento e a busca por um aparelho auditivo ideal é fundamental para não interferir na qualidade de vida e na saúde do portador.

E como saber se o aparelho auditivo é necessário?

Ao notar qualquer mudança na audição é essencial buscar por um especialista para saber se é uma questão momentânea ou não. Independente do caso, grande parte dos problemas auditivos, senão a maioria, podem ser resolvidos com o uso do aparelho auditivo.

O mercado hoje possui uma série de aparelhos que podem ser adaptados para cada pessoa, sendo aparelhos com tecnologia gigantesca e que garantem ao portador uma vida mais tranquila e sem dependências.

Para conhecer mais sobre os aparelhos auditivos, você pode acessar o nosso site e conhecer um por um. Na AudioFisa também trabalhamos com o sistema de teste, onde a pessoa pode se adaptar ao aparelho auditivo.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais e informe amigos e familiares. Em 2018 estaremos ainda mais juntos! Conte com a AudioFisa.

 

Os tipos mais comuns de deficiência auditiva e como identificá-las

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital