Pilha de aparelho auditivo dura quanto tempo?

Quem usa aparelho auditivo sabe o quanto é importante ter sempre pilhas extras, ou bateria, à disposição para não ficar na mão caso a energia da prótese acabe.

A duração da pilha ou bateria de um aparelho auditivo é muito relativa porque envolve diversos fatores como: tamanho da bateria, tipo do aparelho e a marca da bateria. De uma forma geral, quanto maior a bateria maior sua autonomia e maior o aparelho também. Acompanhe para entender melhor!

Como usar?

As pilhas para aparelhos auditivos vêm em formato de pastilha com um selador. Quando o selo é retirado, as reações químicas se iniciam dentro da bateria de modo a criar energia. Por isso, recomenda-se aguardar aproximadamente um minuto após a retirada do selo para colocar a pilha no aparelho – o contato da bateria com o ar é fundamental para ativar a carga. 

Variações

As pilhas para aparelhos auditivos variam em 4 tamanhos mais comuns, cada um com uma numeração e um código de cor para identificação:

  • 675Selo Azul: para aparelhos retroauriculares potentes;
  • 13Selo Laranja: para retroauriculares tradicionais,  RIC e intra-auriculares;
  • 312Selo Marrom: para retroauriculares tradicionais, RIC e intracanais;
  • 10 ou 230 Selo Amarelo: para retroauriculares, RIC e microcanais.

Como guardar?

Para armazenar suas pilhas de aparelho auditivo, antes de tudo você precisa verificar a validade de cada uma delas e se certificar de usá-las antes do vencimento. Pilhas vencidas podem apresentar vazamento de substâncias e descarregamento de energia. 

Outros cuidados importantes na hora de guardá-las:

  • Mantenha as pilhas na embalagem. Só retire as guias com os códigos de cores e o selo protetor quando for usá-las;
  • Guarde num lugar à temperatura ambiente, nunca na geladeira;
  • Não deixe que as pilhas entrem em contato com objetos metálicos, isso pode diminuir a durabilidade. 

Durabilidade

O tamanho do aparelho auditivo e da bateria está diretamente relacionado com sua durabilidade. De maneira geral, quanto maior for a prótese, maior será a bateria e vice versa. Aparelhos menores, com pilhas menores, possuem durabilidade inferior. Por sua vez, pilhas maiores duram mais tempo carregadas. 

Veja abaixo algumas referências levando em consideração os tamanhos mais comuns de bateria para aparelhos auditivos e a duração da carga em dias:

  • Tamanho 675 – 15 a 20 dias
  • Tamanho 13 – 10 a 15 dias
  • Tamanho 312 – 7 a 10 dias
  • Tamanho 10 – 5 a 7 dias

Deve-se atentar, também, aos aparelhos que têm uma tecnologia mais avançada, como a conectividade bluetooth com o celular. Estes consomem mais energia que os demais aparelhos para conseguirem desempenhar mais funções.

É importante ressaltar que a bateria dos aparelhos digitais e analógicos possuem uma diferença significativa de manutenção – nos aparelhos digitais existe um aviso prévio quando a bateria está terminando, facilitando o gerenciamento por parte do usuário. Já no aparelho analógico, a bateria resiste até o último sinal de energia, até acabar de vez sem avisos.

Onde comprar?

Encontrar lugares para comprar as baterias do seu aparelho auditivo pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece. Além da bateria, também é importante fazer uma manutenção constante na prótese para que a pilha funcione da maneira mais adequada. 

Sabendo disso, muitas pessoas optam por comprar as baterias em clínicas especializadas que também fornecem manutenção de aparelhos auditivos, acompanhamento com fonoaudiólogos e estão sempre atualizadas em relação às novas tecnologias do ramo. 

Na AudioFisa você encontra todos os tipos de baterias para aparelhos auditivos além de um time de fonoaudiólogos pronto para acompanhar seu tratamento e fazer a manutenção no seu aparelho auditivo. Na clínica também é possível encontrar os últimos modelos de aparelhos auditivos dotados de tecnologias inovadoras. 

Caso precise resolver algum assunto quanto ao seu aparelho auditivo ou queira comprar pilhas novas, CLIQUE AQUI para entrar em contato conosco. 

 

A AudioFisa funciona em três endereços no Distrito Federal: 

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda Shopping Torre A Sala 606

Taguatinga – DF | Cep: 72015-901

SCN QD 2 Liberty Mall Torre A Sala 413

Asa Norte

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja 04 Setor Central

Gama DF

Até a próxima. 

 

Leia também

Aparelho auditivo: 4 sinais de que não está funcionando como deveria

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital