Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

Problemas no ouvido: saiba como tratar

Problemas no ouvido: saiba como tratar

Existem alguns problemas nos ouvidos que são conhecidos de muitas pessoas. Água no ouvido, mal cheiro, excesso de cera, zumbido… Esses são alguns dos incômodos mais comuns.

Apesar de frequentes, podem ser fáceis de tratar e até mesmo de manter a distância.
Para entender melhor cada um desses problemas no ouvido e como evitá-los, prossiga com a leitura.

O que são os problemas no ouvido?

Além dos incômodos e doenças no ouvido, como a otite, existem outros problemas que apesar de mais “simples” podem causar desconfortos e levar a infecções na região. Acompanhe o conteúdo para entender melhor!

Problemas mais comuns: quais são?

Dentre os tipos de problemas mais comuns no ouvido, podemos listar alguns que são:

Ouvido com água

Alguns especialistas costumam dizer que a água no ouvido pode ser a causa de até 40% das infecções.

A maior parte das pessoas quando percebe a água no ouvido, curva ou agita a cabeça para o lado. Mas fazer isso não é a melhor conduta, uma vez que pode fazer com que a água vá ainda mais para dentro do ouvido.

Outra forma comum é com o auxílio de álcool ou acetona. Esses métodos além de falharem podem causar diversos danos ao conduto auditivo.

O correto é deitar e esperar a água escorrer. Caso o incômodo dure por vários dias, é mais seguro buscar um médico, já que com a permanência da água o quadro pode evoluir para secreção e causar otite externa.

Excesso de cera

Quando há excesso de cera nos ouvidos, é comum sentir alguns incômodos e até mesmo notar a diminuição da audição.

Diferente do que muitas pessoas imaginam, o uso das hastes flexíveis não melhora o quadro. Pelo contrário, pode piorar e até causar algumas infecções no ouvido.

A melhor opção para o caso é buscar especialistas e realizar a lavagem do ouvido, que remove o excesso de cera e evita problemas futuros.

Ouvido dolorido

Sentir dor de ouvido é comum em épocas do ano como no verão. Em crianças, esse problema é mais comum.

Pode ter relação com alguns tipos de traumas, como é o caso do tímpano perfurado.

Vale ressaltar que nenhuma dor no ouvido é normal e ao sentir qualquer incômodo é fundamental buscar por um especialista.

Ouvido fechado

A sensação de ouvido fechado, comumente chamada de ouvido entupido, é um problema comum e que pode ocorrer em várias situações, inclusive pela mudança de altitude, como em um avião.

Essa sensação está relacionada, muitas vezes, com o excesso de cera, que em alguns momentos fica mais perceptível e aumenta a sensação de ouvido tapado.

Ouvido com mau cheiro

O mau cheiro nos ouvidos pode ter relação com inflamações e secreções. No caso das secreções é importante analisar como ela é. Se há presença de sangue ou pus, se acompanha dores ou zumbidos.

O ideal para o caso é buscar um médico especializado e nunca usar métodos caseiros para tratar.

Diagnóstico

O diagnóstico desses problemas podem ser feitos por um especialista de maneira simples. É importante ressaltar que o paciente deve informar de maneira exata quais são os sintomas e há quanto tempo sente os incômodos.

Em alguns casos, podem ser solicitados alguns exames e tratamentos básicos.

A medicação e os procedimentos são individuais para cada caso, uma vez que o tempo e o grau do problema também determinam como será o tratamento.

Se o conteúdo foi útil e tirou suas dúvidas sobre os problemas no ouvido, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e auxilie amigos e familiares.

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts