Aparelho auditivo: 4 sinais de que não está funcionando como deveria

O aparelho auditivo é um dispositivo fundamental para quem sofre com a perda auditiva. Entretanto, por ser um aparelho eletrônico, está submetido a possíveis falhas e desajustes que necessitam de manutenção.

Uma vez que essas falhas sejam ignoradas, o dia a dia do paciente, bem como o tratamento da perda auditiva, podem ser bastante prejudicados. 

Além disso, caso a perda auditiva do paciente aumente de grau, ele, provavelmente, sentirá os impactos nos ajustes do seu aparelho auditivo, tendo a percepção de ouvir menos.

Por isso, ponto principal: ao sinal de qualquer problema, procure o fonoaudiólogo e solicite uma avaliação quanto ao funcionamento do aparelho, ok? 

Mas quais são os principais sinais de que o aparelho auditivo não está funcionando como deveria? Acompanhe a seguir!

  1. Volume baixo

Quando o volume do aparelho não estiver funcionando tão bem quanto antes, pode ser um sinal de atenção. Dentre as possibilidades, sua perda auditiva pode ter evoluído ou seu ouvido pode estar com acúmulo de cera. 

Em algumas situações, o volume baixo também pode indicar apenas entupimento nos tubos do aparelho auditivo ou bateria fraca. Nesses casos, você deverá, respectivamente, fazer uma limpeza no dispositivo ou trocar a bateria.

Saiba como higienizar os seus aparelhos auditivos adequadamente. Leia a seguir:

Como fazer a limpeza do aparelho auditivo?

Em todos os casos, se estiver notando uma irregularidade no volume, consulte o seu fonoaudiólogo para que ele te oriente e te auxilie da melhor forma.

  1. Falta de compreensão de fala

No caso de falta de compreensão de fala, é provável que você esteja precisando fazer um mapeamento de fala. Trata-se de um exame que visa ajustar o aparelho para que consiga ter a melhor experiência possível. Ao realizá-lo, o fonoaudiólogo conseguirá identificar os problemas específicos a serem ajustados conforme as necessidades do paciente.

Pode ser, também, que os sons estejam distorcidos, o que já é sinal de um mau funcionamento do dispositivo. Consulte o seu fonoaudiólogo para obter ajuda com a manutenção necessária. 

  1. Não escutar bem ao conversar no telefone

Ao perceber essa dificuldade, é recomendado testar outras funcionalidades. Existem três modos mais usuais de usar o telefone usando o aparelho:

  • Bluetooth: os aparelhos atuais costumam ter conexão direta via bluetooth. O modo é o mais recomendado, porque os sons são emitidos diretamente no aparelho do paciente. Assim não é necessário aproximar o telefone da orelha.
  • Bobina: nesse caso, há um campo magnético que leva o som até a bobina telefônica do dispositivo. Por isso, desligue o microfone de seu aparelho auditivo para não ter interferência dos sons. 
  • Acústico: esse é o modo menos recomendado, pois geralmente causa microfonia, que resulta em ruídos irritantes. Mas é também o mais simples: basta aproximar o telefone e o dispositivo.

Que tal experimentar um aparelho auditivo com tecnologia bluetooth? Entenda melhor seus benefícios no artigo a seguir:

Aparelho auditivo possibilita conectividade bluetooth

  1. Os aparelhos estão fazendo barulhos

Quando seu aparelho auditivo fizer barulhos incomuns, pode ser que ele não tenha sido colocado da maneira adequada. Por isso, tire-o e insira-o novamente de acordo com as instruções. Se o problema for no ajuste do próprio aparelho, será necessário consultar o fonoaudiólogo para resolver.

Saiba como colocar o aparelho auditivo corretamente aqui!

É normal que aconteça uma microfonia, por exemplo, quando o paciente fala ao telefone ou tem contato direto com o aparelho, deitando em cima da orelha. Além disso, pode ser acúmulo de cera nos tubos ou, novamente, a bateria fraca. Ela pode danificar a qualidade do som e resultar em ruídos perturbadores. 

Cuide do seu aparelho auditivo

Para manter o bom funcionamento de um aparelho auditivo ao longo do tempo, é necessário que tenha alguns cuidados essenciais. Isso beneficiará não só a vida útil do dispositivo, mas também a sua saúde auditiva.

  1. Não molhe seu aparelho e nem durma com ele;
  2. Troque a bateria de acordo com as instruções;
  3. Limpe o seu aparelho diariamente de acordo com as instruções.

Também é necessário ter cuidado na hora de limpar os ouvidos, saiba mais.

Agora que você já sabe quais são os principais sinais de mau funcionamento de seus aparelhos auditivos, consulte seu fonoaudiólogo e preserve a qualidade da sua audição.

Leia mais:

 

 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital