Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

Sinais de perda auditiva para não ignorar

Pessoa sente sintomas que podem indicar uma perda auditiva.

Cuidar da saúde auditiva é tão importante quanto cuidar de todo o resto do corpo. Por isso, a busca por auxílio médico do otorrinolaringologista, assim que identificados os sintomas da perda auditiva, deve ser imediata. Se iniciado o tratamento precocemente, ele pode ser bem simples, além de melhorar de maneira considerável a qualidade de vida dos pacientes.    

Ao longo deste artigo apresentaremos os principais sinais de perda auditiva que podem indicar que está na hora de você procurar o médico. Ao contrário do que muitos pensam, este mal não prejudica somente os idosos. Confira!

Perda auditiva em crianças

Dependendo da idade da criança, pode ser mais difícil identificar sinais de perda auditiva. Sendo assim, é importante que os pais mantenham a observação contínua quanto à percepção sonora dos filhos e, caso notem  o surgimento de qualquer sintoma, procurem um médico. Confira alguns sinais de alerta a seguir.

Dificuldade de manter a atenção

A dificuldade para se concentrar em desenhos ou atividades nas quais possuem interesse é um sinal que deve ser observado de perto pelos responsáveis. Isso porque a distração frequente pode indicar uma perda auditiva, fazendo com que a criança não consiga interagir de forma plena com os sons à sua volta. 

Falta de atenção pode ser um sinal de perda auditiva! Entenda

Dificuldade para falar e ouvir

Normalmente as crianças começam a tentar formar frases com mais ou menos um ano de idade. Apesar de existir uma variação, quando o atraso para iniciar a falar se torna algo perceptível, está na hora de recorrer a um profissional para investigar melhor se há algo de errado. 

A audição influencia diretamente na capacidade de fala da criança. Por este motivo, quando ela não apresenta um bom desempenho auditivo, naturalmente sua fala também não se desenvolve corretamente. Os estímulos sonoros possuem, portanto, papel preponderante em todo o desenvolvimento infantil.

O diagnóstico precoce, a fim de prevenir um agravamento maior da perda auditiva da criança, é essencial.

Para o caso de se fazer necessário o uso de algum aparelho auditivo, as empresas investem hoje em tecnologias que os tornam cada vez mais confortáveis para as crianças. Entre em contato com a Audiofisa e solicite um teste gratuito para o seu filho!

Perda auditiva em adultos

A perda auditiva também acomete jovens e adultos e não deve ser ignorada. Negligenciar o seu tratamento pode agravar a dificuldade na audição e tornar o quadro mais complicado. 

Você tem tido dificuldade para socializar? Um dos sinais mais comuns de que precisa usar um aparelho auditivo é a necessidade de um considerável esforço para acompanhar reuniões ou conversas entre amigos. Alguns dos outros sintomas são:

Dificuldade para conversar e manter conversas em lugares barulhentos

Quando o barulho, mesmo que pequeno, causa confusão mental e dificuldade de entendimento, é um sinal de que algo pode estar errado com a sua audição.

Ouvir, mas não entender

Você já passou por situações em que, durante uma conversa, ouviu tudo o que alguém falou, mas, mesmo assim, não conseguiu entender nada? Ainda, teve que pedir depois para que repetissem o que disseram? Então, esse também é um dos primeiros sinais percebidos por quem possui perda auditiva. 

Irritabilidade constante

Os sintomas da perda auditiva não se resumem apenas à dificuldade de ouvir e de entender o que as pessoas dizem. Fatores como o cansaço, o esforço para realizar atividades comuns do dia a dia e a desmotivação para socializar também fazem parte da lista. Portanto, é importante ficar atento aos sinais — além da audição — que o seu corpo lhe dá e, se preciso, buscar um diagnóstico. 

Se confirmada a perda auditiva, cada dia mais as empresas de aparelhos auditivos têm investido em dispositivos adaptáveis às rotinas de diferentes pacientes. Por isso, já existem dispositivos ideais para adultos que trabalham e que devem se manter ativos para realizar tantas atividades durante o dia a dia.

Leia também:

Perda auditiva em jovens: 4 consequências da falta de tratamento

Idosos

A perda auditiva pode fazer parte do processo natural de envelhecimento, causada por fatores como a hereditariedade e exposição excessiva a ruídos ao longo da vida. Sendo assim, é importante que os idosos se atentem ainda mais aos sinais de perda auditiva. 

Ouvir televisão e rádio em um volume muito alto

Quando o volume colocado na televisão começa a incomodar as outras pessoas à sua volta e você não entende o motivo, algo pode estar errado com a sua audição. 

Dificuldade para conversar

Dificuldade para conversar ao telefone e sentir que está falando mais alto que o normal também é um sintoma importante a ser reparado. Normalmente, essas mudanças no dia a dia são as primeiras a serem reparadas. 

Isolamento

Como citado anteriormente, os sintomas da perda auditiva vão além da audição. 

Quando há dificuldade para acompanhar conversas, é normal que — mesmo que involuntariamente — a pessoa comece a se isolar. É um sintoma que deve ser observado e tratado, pois pode gerar distanciamento familiar, ou até mesmo depressão.

Quando não tratada corretamente, a perda auditiva pode levar a doenças como o Alzheimer. Por isso, ao observar sinais como os citados ao longo do artigo, não exite em procurar ajuda médica.

 

Possui um diagnóstico médico de perda auditiva? Que tal testar aparelhos auditivos das melhores marcas do mercado gratuitamente? Agende agora mesmo!

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts