Surdez: entenda os tipos mais comuns de perda auditiva

A surdez é um problema auditivo que pode dificultar a vida do portador, tornando difícil manter algumas atividades rotineiras. Mas é fundamental ressaltar que o bom tratamento pode tornar este problema mais fácil, garantindo mais qualidade de vida. Para isso é preciso conhecer bem a questão e entender qual é o tipo de perda auditiva de cada portador.

Para entender um pouco mais sobre este assunto e conhecer quais são os tipos de perda auditiva mais comuns e a maneira que eles podem acontecer, prossiga com a leitura do nosso conteúdo de hoje.
Vamos nessa?

De modo geral, o que é a perda auditiva?

Se você acompanha os nossos conteúdos no blog, já sabe o que é a perda auditiva. Mas se é novo por aqui, vamos te explicar: a perda auditiva, como o próprio nome já diz, é o resultado de danos de várias ou de uma parte de ouvido externo, interno e médio.

É um problema que requer diagnóstico profissional, bem como um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo. O profissional realiza exames e testes auditivos a fim de descobrir qual é o grau de perda auditiva do portador.

Tipos mais comuns de perda auditiva

Afinal, quais são os tipos de perda auditiva? Dentre os tipos estão:

Perda Auditiva Neurossensorial

Este tipo é a perda de audição que acontece devido a problemas no ouvido interno – cóclea, ou pode acontecer nas vias que vão do ouvido interno ao cérebro de forma direta.

É considerada por especialistas e médicos o tipo mais comum de surdez permanente e pode ser ainda mais frequente conforme o envelhecimento.

Pode acontecer de grau leve a grau mais severo e por isso é importante buscar por um especialista para analisar a necessidade de um aparelho auditivo para tratar o problema.

Perda Auditiva Condutiva

Quando acontece um problema no ouvido médio ou externo, que impede de modo geral que o som seja conduzido de forma adequada, é conhecido como perda auditiva condutiva.
Essas perdas geralmente são moderadas ou de grau leve, variando de 25 a 65 decibéis e podem ser tratadas com o auxílio de aparelhos auditivos.

Leia também:
A perda auditiva afeta o corpo e a mente? Entenda
Existe relação entre surdez e depressão? Entenda

Perda Auditiva Mista

Esta perda auditiva é uma combinação das outras duas citadas anteriormente: a perda auditiva neurossensorial e a condutiva. É o resultado de problemas que acontecem em ambos os ouvidos sendo interno, externo e médio.

Dentre as opções de tratamento para este problema estão medicamentos, cirurgia e uso de aparelhos auditivos.

Perda Auditiva Súbita

Como o nome diz, é uma perda auditiva que pode acontecer de maneira repentina. É definida como uma perda acima de 30 decibéis e pode acontecer por uma série de fatores distintos, que vão de problemas mais simples, como o zumbido no ouvido, a outros problemas de saúde.

Perda Auditiva Neural

Este tipo de perda auditiva é um problema que resulta na ausência ou dano ao nervo auditivo. Este tipo de perda auditiva é geralmente profunda e permanente e é fundamental nesses casos conversar com especialistas e manter um acompanhamento constante, já que em muitos casos o aparelho auditivo e o implante coclear não resolvem a questão.

Os tipos mais comuns de deficiência auditiva e como identificá-las

Informações relevantes

  • O tratamento varia de acordo com cada tipo de perda auditiva e por isso é indispensável buscar o auxílio especializado para entender cada um dos aparelhos e buscar a melhor opção;
  • A perda auditiva pode acontecer em um ou nos dois ouvidos. Quando acontece em ambos é chamada de perda auditiva bilateral. Quando acontece apenas em um ouvido é conhecida por perda auditiva unilateral.

Esperamos que o conteúdo seja útil e te ajude a entender um pouco mais sobre os tipos de perda auditiva. Para mais informações, entre em contato com os especialistas da AudioFisa. Ah, e se quiser ter acesso a outros conteúdos informativos, continue vendo o nosso blog.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital