Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

Teste grátis do aparelho auditivo: 5 fatores para avaliar

teste-do-aparelho-auditivo

O teste do aparelho auditivo é uma etapa muito importante no tratamento de qualquer grau de perda auditiva. É com essa experiência que o paciente poderá saber se está confortável para incluir de vez o aparelho na sua vida.

A Audiofisa oferece um teste grátis do aparelho auditivo por 7 dias, para que cada pessoa que sofre com perda de audição possa experienciar a qualidade de vida no conforto da sua rotina diária.

Mas, antes de seguir com o seu teste, separamos 5 principais fatores para você avaliar durante esse período. Assim, você saberá ao final, junto ao seu fonoaudiólogo, se o aparelho auditivo realmente é a melhor solução para você.

Confira!

O que avaliar no período de teste do aparelho auditivo

1) Situações que teve facilidade para ouvir ou dificuldade

No período de teste, é muito importante que você observe todas as situações que você teve mais facilidade para ouvir, assim como aquelas que você ainda teve alguma dificuldade, como se fossem pontos positivos e negativos.

Se possível, anote e faça uma lista no mesmo instante que ocorrerem — para não esquecer. Ou até mesmo crie um diário, para detalhar melhor as experiências.

2) Conversas com outras pessoas e ciclo social

Também é muito importante observar qual o impacto do aparelho auditivo na sua comunicação e no seu convívio social.

Então, analise questões como:

  • Você está conseguindo conversar e entender o que os outros falam com tranquilidade?
  • Em locais silenciosos, você sente algum tipo de incômodo ou zumbido?
  • Como a sua audição está funcionando em locais mais barulhentos ou com muitas pessoas?
  • Você consegue ouvir melhor quando alguém chama pelo seu nome?
  • Como está o seu entendimento ao conversar por telefone ou ao ouvir áudios no WhatsApp?

E não se preocupe se as respostas forem positivas ou negativas. O principal no período de testes é colher o máximo de informações e experiências vivenciadas possível, ok?

3) Dores ao usar o aparelho auditivo

Sentir alguns incômodos no período de teste é normal com todos os pacientes, como desconfortos, dores de cabeça, ficar irritado, etc. Porém, sentir dores fortes na região do ouvido não é comum.

4) Comparações com experiências alheias

Você com certeza já deve ter pesquisado muito e lido/ouvido relatos diversos sobre a experiência de outros pacientes com o teste do aparelho auditivo. Mas entenda uma coisa: a sua experiência é única!

Por isso, evite comparar a sua vivência com a de outras pessoas — e também não aceite que comparem as delas com a sua.

Até o mesmo modelo de aparelho auditivo pode funcionar de formas diferentes para pacientes diferentes. Tudo depende das causas, do grau e do tipo de perda auditiva de cada um e, claro, das características biológicas.

Como escolher um aparelho auditivo?

5) Expectativas

Esse é outro ponto muito relevante na etapa de teste do seu aparelho auditivo. Então, alinhe as suas expectativas quanto a ele e saiba exatamente o que você pode esperar.

Você deve ter consciência das seguintes questões:

  • Desconfortos ou incômodos no ouvido nesse período são normais;
  • Além do teste, a adaptação plena ao aparelho auditivo leva tempo, pois o cérebro naturalmente precisa de um período maior para se habituar às mudanças auditivas;
  • Saiba das suas limitações e tenha em mente que o aparelho auditivo não vai solucionar todos os seus problemas com apenas uma semana;
  • Está tudo bem em fazer leitura labial durante o teste, é um bom suporte para ajudá-lo a assimilar melhor os sons e a fala;
  • Sem dúvidas a sua qualidade de vida já será melhor no período de teste, mas não espere a perfeição.

Uma boa forma também de saber o que você pode esperar da fase de testes é conversar com o seu fonoaudiólogo e esclarecer as suas dúvidas.

Lembre-se: esteja em constante contato com o seu fonoaudiólogo

Todos esses fatores que você viu neste artigo são importantes para, principalmente, dar um retorno mais seguro ao seu fonoaudiólogo.

De acordo com o que você falar para ele, o profissional poderá entender o seu contexto, fazer as adaptações necessárias no dispositivo (como regulagem do som ou volume) e permitir que você possa aproveitar plenamente os benefícios do aparelho auditivo.

Dificuldades no período de testes são comuns, mas não devem ser motivo para a desistência do aparelho, certo?

Principais problemas enfrentados na adaptação ao aparelho auditivo

Encare o seu médico como um parceiro em todo esse processo, alguém que irá ajudá-lo a incluir com sucesso o aparelho auditivo na sua vida e solucionar o seu problema auditivo de vez.

Tenha em mente que o teste do aparelho auditivo é o primeiro passo para você atingir a qualidade de vida que sempre quis.

Quer agendar o seu teste grátis? Clique aqui e conte conosco!

Leia mais:

  • Aparelhos auditivos Oticon: conheça os principais modelos
teste-gratis-aparelho-auditivo-direito-dos-deficientes-auditivos
Teste Grátis de Aparelho Auditivo: 7 dias gratuitos!

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts