Tire suas dúvidas sobre a cera de ouvido

As pessoas só lembram da cera de ouvido para removê-la. Mas ela possui uma função importante para os ouvidos. O principal objetivo dela é proteger o canal auditivo de sujeira, água, poeira e outras coisas que podem danificar e até mesmo perfurar o tímpano.

Para entender mais e tirar todas as suas dúvidas sobre o problema, prossiga com a leitura.

Conheça mais sobre a cera de ouvido!

O que é a cera de ouvido?

Na prática, todas as pessoas sabem o que é a cera de ouvido. Mas e de maneira teórica, o que ela é?

A cera de ouvido, também chamada de cerúmen, é uma secreção natural da orelha. Como já citamos, ela serve para proteger os ouvidos.

Além disso, ela serve para lubrificar o canal auditivo, impedindo a secura. Vale ressaltar que varia de indivíduo para indivíduo e tem relação direta com a idade e até mesmo a dieta de cada pessoa.

É ou não é para remover a cera do ouvido?

Normalmente, o organismo possui mecanismos que “expulsam” o excesso de cera de ouvido. É recomendado usar um pano limpo para limpar o excesso de cera. Porém, em hipótese alguma a limpeza deve ser feita com o uso de hastes flexíveis (os conhecidos cotonetes).

Ao invés de garantir uma boa limpeza, podem empurrar a cera para dentro do canal auditivo e causar diversos problemas, até mesmo a perfuração do tímpano.

Como retirar a cera em excesso?

Quando há excesso de cera no ouvido, é importante realizar a remoção para não prejudicar a audição. Ou seja, não é bom ter nem cera demais, nem limpar demais os ouvidos.

É importante buscar um especialista para realizar uma lavagem e deixar os ouvidos limpos. Nunca limpar em casa e nem buscar procedimentos de internet para realizar a lavagem.

Curiosidades sobre a cera de ouvido

O que é ‘rolha de cera’?

A rolha de cera acontece quando há um excesso na produção da cera do ouvido, causando uma obstrução do canal auditivo. Nesses casos a diminuição da audição pode ser ainda maior. Sendo assim, é fundamental buscar um médico para resolver o problema.

E o que é cerúmen impactado?

O chamado cerume impactado é quando há presença de cerume que oclui o canal externo do ouvido. É um problema que pode causar a redução da audição e também aumentar a pressão no ouvido.

Quando buscar auxílio médico?

Além da importância de buscar auxílio para realizar a limpeza, é importante buscar um médico já que o excesso de cera pode favorecer a diminuição da audição. Por isso, é importante um diagnóstico exato do problema para saber se tem relação com a cera de ouvido ou não.

O conteúdo cessou suas dúvidas? Deseja saber mais sobre a cera de ouvido e/ou sobre problemas auditivos? Então, entre em contato conosco e converse com nossos especialistas. Conte com a AudioFisa.

Os tipos mais comuns de deficiência auditiva e como identificá-las


Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital