Zumbido no ouvido: conheça as causas e possíveis tratamentos

Um som chato e um incômodo que só você percebe. Ninguém mais ao seu redor ouve e não é provocado por nada externo. É assim o zumbido no ouvido. Pode ser causado por diversos fatores e, felizmente, há alguns tratamentos possíveis. Continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre esse ruído estranho em seu ouvido.

Causas do zumbido no ouvido

O zumbido no ouvido não é uma doença, mas um sintoma que indica um problema na via auditiva. Pode vir acompanhado pela dificuldade de conviver com sons muito altos, pela tontura e pela perda auditiva.

Para identificar a origem do problema, que tanto pode estar no sistema auditivo, quanto em outros órgãos que afetem o ouvido de maneira indireta, é preciso conhecer as possíveis causas do zumbido no ouvido. Confira agora!

  • Poluição sonora:

A exposição excessiva ao barulho pode prejudicar seriamente a saúde dos ouvidos. Expor-se ao barulho constante do trânsito, usar fones de ouvido em volume alto, executar trabalho em ambiente com alto ruído e sem proteção podem causar danos a algumas estruturas do ouvido, provocando o zumbido.

  • Excesso de cera:

A cera serve como proteção para o ouvido. Porém, se houver muito acúmulo, pode entupir o canal auditivo e afetar o tímpano, provocando dor, coceira, perda auditiva e o zumbido.

  • Ouvido inflamado ou infeccionado:

A presença de inflamação no ouvido pode enrijecer os ossinhos que o formam, afetando a capacidade de identificar se realmente existe algum som presente. No caso das infecções, a capacidade de identificar claramente sons externos é prejudicada, provocando ou potencializando o zumbido.

  • Lesões:

Lesões na estrutura interna do ouvido, causadas por exposição ao calor, produtos químicos ou objetos inseridos nos ouvidos, podem ser causadores do zumbido. Assim como danos nas células do interior do ouvido ou tímpano perfurado.

Quando causado por alguma lesão, normalmente surgem outros sintomas além do zumbido, como sangramento, dor intensa e perda auditiva.

  • Ação de medicamentos:

Alguns medicamentos como antidepressivos, quinina, antibióticos e remédios contra o câncer podem causar o zumbido.

  • Problemas odontológicos:

Problemas nos dentes ou ligados à articulação da mandíbula podem gerar desconforto no ouvido. Essa causa é mais comum do que se imagina e, além do zumbido, provoca estalos e pontadas no ouvido quando se abre a boca.

  • Tensão:

A tensão provoca dores musculares, geralmente na região cervical, podendo, assim, ser causadora do zumbido no ouvido. O organismo libera substâncias para diminuir a dor e a tensão e, com isso, estimula as vias auditivas.

  • Cardiopatias:

Doenças do coração que atingem a circulação do sangue e dificultam o alcance dos vasos sanguíneos localizados no ouvido, prejudicam a execução das funções da estrutura auricular, culminando no zumbido.

  • Estresse e depressão:

Duas causas que interferem nas funções químicas do organismo, afetando neurotransmissores e prejudicando a audição. O excesso de cansaço físico e mental acaba potencializando o zumbido e afetando o cérebro.

Essas são algumas das causas. Existe ainda uma série de outras. O importante é identificá-las para determinar o melhor tratamento.

Tratamentos para o zumbido no ouvido

É necessário elaborar um diagnóstico do problema para indicar o melhor tratamento para minimizar o zumbido, trazendo de volta a qualidade de vida ao paciente.

O tratamento pode contar com a indicação de medicamentos específicos, quando as causas forem algum tipo de doença, como no caso da depressão.

Quando causado por fatores externos, como exposição ao barulho intenso, ingestão de cafeína ou até outras drogas ou medicamentos, o médico avaliará as medidas cabíveis para cada causa.

No caso de perda auditiva, o tratamento é feito por meio do uso de aparelhos auditivos, indicados de acordo com o nível da perda.

A AudioFisa possui a solução específica para cada caso de perda da audição. E oferece a melhor assistência para todas as situações.

Zumbido no ouvido tem cura?

Para conhecer mais sobre o zumbido no ouvido, baixe agora mesmo o e-book: Zumbido no ouvido e a perda auditiva: entenda a relação!

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital