Zumbido no ouvido pode ser sinal de perda auditiva

O zumbido no ouvido, ao contrário do que muitos pensam, não é uma doença, mas um sintoma de algo errado com a sua saúde. 

Esse barulho considerado perturbador acontece quando o cérebro envia impulsos sonoros ao ouvido mesmo sem uma fonte geradora desses sons. Diante das possíveis causas, a mais comum é a perda auditiva.

Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre a ligação entre o zumbido no ouvido e a perda auditiva e como se livrar do incômodo.

Quais são as principais causas de zumbido no ouvido?

As causas apontadas como principais para o problema são:

  • Exposição longa a barulhos muito altos (acima de 85 decibéis): ao chegar em casa depois de uma festa com som alto, já teve a sensação de que o barulho demorou a ir embora? Pois é, quando você fica exposto ao som alto, geralmente a audição é afetada, podendo, assim, causar um zumbido temporário ou permanente (a depender do tempo de exposição). Além disso, esses são fatores de risco para o desenvolvimento de perda auditiva, que pode apresentar, como primeiro sintoma, o barulho do zumbido.

 

  • Diabetes: por ser uma doença que já aponta uma probabilidade maior de problemas auditivos (duas vezes mais chance), o zumbido no ouvido é um sintoma considerado comum. Portanto, pessoas com a doença devem prestar ainda mais atenção no sintoma. 

 

Diabetes e perda auditiva: entenda a relação

  • Perda auditiva relacionada à idade: este é um fator que também está ligado ao zumbido no ouvido. Por estarem mais sujeitas à perda auditiva, pessoas idosas podem desenvolver o incômodo do zumbido no ouvido. 

Outras causas como ansiedade, problemas odontológicos, distúrbios cardiovasculares, maus hábitos, uso de drogas, uso de medicamentos e alterações hormonais também podem estar associadas ao zumbido no ouvido.  Entenda melhor no artigo a seguir: Escuto um zumbido no ouvido: o que pode ser?.

Como tratar o zumbido no ouvido? 

Quando o médico otorrinolaringologista é procurado previamente, em casos de perda auditiva, será possível restaurar a qualidade auditiva do paciente, por meio do tratamento precoce. De modo geral, o tratamento mais eficaz é por meio do uso de aparelhos auditivos.

Caso a causa do zumbido esteja vinculada a outra especialidade médica, no entanto, as  formas de tratamento deverão ser avaliadas pelo médico em questão.

Zumbido no ouvido tem cura? 

Como citado anteriormente, o zumbido no ouvido é um sintoma, e não uma doença por si só. Portanto, quando o problema que o zumbido no ouvido indica é tratado, o sintoma desaparece consequentemente.

Leia também o artigo: 

Zumbido no ouvido tem cura?

Procurando ajuda médica

Se você já suspeita de uma causa para o seu zumbido, pode ser mais fácil encontrar o médico ideal para o seu caso. Por exemplo, se você está tomando algum medicamento que não fazia parte da sua rotina e, desde então, o zumbido tem te incomodado, pode ser essa a causa do barulho insistente. Nesse caso, procure o médico que te indicou o medicamento em questão. 

No entanto, se você não tem noção do que pode ter causado o zumbido, deve ficar ainda mais atento. Nesse caso, o ideal é procurar um otorrinolaringologista, que poderá te enviar para outro especialista posteriormente. 

Diagnóstico do zumbido no ouvido

Alguns tipos variados de exames podem ser recomendados pelo seu especialista para o diagnóstico do zumbido. Um exame chamado Acufenometria é geralmente o mais recomendado. No entanto, em alguns casos, outros exames podem ser pedido, como, por exemplo, exames neurológicos. 

Saiba mais sobre o diagnóstico de zumbido no ouvido clicando aqui!

—————————————————–

Bom, agora que você já sabe mais sobre a relação entre a perda auditiva e o zumbido no ouvido está na hora de procurar um médico, não é mesmo? 

Artigos que também podem te interessar:

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital