Precisando de aparelhos auditivos?

Veja qual é o aparelho mais recomendado para você

O que é o cerume impactado?

Você sabia que em alguns casos a cera de ouvido pode causar um forte incômodo e, inclusive, ser um problema confundido com a perda da audição?

Para entender um pouco mais sobre o cerume impactado e o que ele pode causar aos ouvidos, prossiga com a leitura do conteúdo!

O que é a cera do ouvido?

É fundamental relembrar o que é a cera do ouvido e qual a sua principal função.

Ela é nada mais do que uma secreção natural encontrada nas orelhas. A sua principal função é proteger a audição contra bactérias e sujeiras, o que dificulta infecções.

Por isso é tão essencial relembrar que a cera de ouvido não pode ser removida com o uso de hastes flexíveis e nem de outros objetos.
É possível fazer uma limpeza por fora da orelha, com um pano úmido ou um lenço para remover o excesso. Quando há necessidade de remoção completa, um especialista pode realizar uma lavagem nos ouvidos.

E o que é o cerume impactado?

Quando há um excesso grande cerume que oclui o conduto auditivo externo – que é o canal externo do ouvido – este é chamado de cerume impactado.

Este é um problema muito comum e que pode assustar quem apresenta os sintomas, já que em um primeiro momento o cerume impactado pode ser confundido com a perda de audição.

Quais são as causas?

Normalmente, o cerume é eliminado de forma constante e lenta pelo organismo, através do orifício do ouvido. Mas em algumas pessoas, pode acontecer o desbalanço entre a produção e a eliminação do cerume, o que acaba causando o acúmulo e o problema do cerume impactado.

Mas além desse fator, existem outras causas do problema, que são:

Uso frequente de hastes flexíveis para limpar os ouvidos

Diferente do que as pessoas imaginam, o uso de hastes não auxilia na limpeza. Pelo contrário, elas podem empurrar a cera para dentro do canal auditivo e causar o cerume impactado.

Uso frequente de fones de ouvido ou protetores auditivos

Assim como as hastes flexíveis, o uso frequente desses objetos pode facilitar o surgimento do cerume impactado.

Quais são os sintomas?

Como nós já falamos mais acima, o principal sintoma do cerume impactado é a diminuição da audição, que pode ser confundida com a perda auditiva.
Além dessa diminuição, em alguns casos também pode ocorrer uma pressão nos ouvidos, mas raramente o problema causa algum tipo de dor.

Qual é o tratamento para o cerume impactado?

A melhor maneira de tratar o cerume impactado é através de lavagem nos ouvidos. Este procedimento é feito por um especialista e em hipótese alguma deve ser realizado em casa.

Mas para que a lavagem seja indicada, é fundamental buscar por um médico para que ele indique o procedimento.

Espero que o conteúdo tenha te ajudado a entender sobre o cerume impactado, que é um assunto pouco falado, mas que pode acontecer com bastante frequência. Se ainda restam dúvidas sobre este ou sobre outros assuntos, converse com os especialistas da Audiofisa. Conte com nossos profissionais. Até o próximo conteúdo.

 

Fonoaudióloga: Ariane Gonçalves

CRFa: 5-11150

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?