Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

Como escolher um aparelho auditivo?

Como escolher um aparelho auditivo

Você está com o diagnóstico de perda auditiva em mãos e a indicação é o uso de aparelhos. E agora? Entre tantas opções disponíveis no mercado, pode ser complicado escolher um aparelho auditivo que se encaixe em suas necessidades e atenda às suas expectativas ao mesmo tempo.

O primeiro passo para essa decisão, claro, é a orientação de seu fonoaudiólogo. Mas também é preciso conhecer as características de cada modelo, os recursos que oferece, as melhores marcas, entre outros fatores que devem ser avaliados na hora de comprar seu primeiro aparelho ou de trocar de dispositivo.

Se você está cheio de dúvidas e mal sabe por onde começar, este artigo pode ser um ótimo guia para lhe ajudar nessa importante decisão. Lembre-se que, atualmente, há muitas opções de próteses modernas, tecnológicas e discretas que podem contribuir para sua qualidade de vida a partir da recuperação de sua audição. Informe-se sobre o que deve ser levado em conta e, com certeza, fará uma boa escolha.

 

Guia para escolher um aparelho auditivo

Veja, a seguir, alguns fatores que devem ser avaliados na hora de comprar seu aparelho. Apesar de todas as possibilidades que o mercado oferece, lembre-se de fazer essa escolha sempre com a ajuda de seu fono.

 

Atendimento especializado

O primeiro passo antes de escolher um aparelho auditivo é consultar o fonoaudiólogo. Ele é o profissional apto a compreender a causa de sua perda de audição, o grau em que ela se encontra e quais suas necessidades. A partir daí, ele poderá orientá-lo sobre o aparelho mais indicado para a reabilitação de sua audição.

O fonoaudiólogo também é o responsável por ajustes que sejam necessários para adaptar o dispositivo de forma que lhe garanta uma melhor experiência auditiva. Então, escolha com critério esse profissional, que, além de comprometido, deve ser experiente e estar atualizado sobre modelos e recursos disponíveis no mercado.

 

Conheça os tipos de aparelho auditivo disponíveis

Antes de decidir qual aparelho comprar, conheça alguns modelos disponíveis no mercado e suas principais características:

  • Retroauricular (BTE): modelo tradicional, externo, conectado na parte de atrás da orelha. Indicado para perda de audição de grau leve a profundo.
  • Mini Retroauricular (MBTE): semelhante ao BTE, mas menor e mais potente. Indicado para pacientes com perda leve a severa e para crianças, devido a seu tamanho e peso reduzidos.
  • Intracanal: posicionado parcialmente no canal auditivo, com controle de volume e levemente visível. Indicado para perda auditiva leve a moderada.
  • Microcanal (CIC): introduzido no canal auditivo, é praticamente imperceptível. Indicado para perdas auditivas leves e moderadas.
  • Receptor no canal (RIC): com receptores dentro do canal auditivo, possui tamanho reduzido e maior potência. Indicado para pacientes com perda auditiva de grau leve a moderadamente severo.

Para conhecer mais sobre os tipos de prótese, acesse:

Modelos de aparelhos auditivos

 

Marcas de aparelhos auditivos

Assim como os modelos, as marcas de próteses auditivas também variam em suas características. Conheça, a seguir, algumas das mais renomadas:

  • Oticon: com tecnologia dinamarquesa, proporciona excelente experiência auditiva e oferece modelos diferenciados, que se adaptam a suas necessidades.
  • Microtech: sua tecnologia americana oferece recursos especiais, para a melhor experiência sonora de acordo com as necessidades específicas do usuário.

 

Se estiver em dúvida sobre a melhor marca de aparelho, acesse o link:

Marca de aparelho auditivo: qual a melhor e como escolher a sua?

 

Considere o seu estilo de vida

Você quer estar sempre conectado ou sua prioridade é o impacto do aparelho em sua aparência? Fica muito tempo trabalhando fora do escritório, é adepto de atividades físicas ou não perde o encontro de fim de semana com os amigos? Todos esses hábitos devem ser levados em consideração na hora de escolher um aparelho auditivo.

Lembre-se que a prótese será utilizada por várias horas seguidas e, portanto, precisa acompanhar o seu ritmo e estilo de vida, para que seja eficiente e confortável em seu dia a dia.

 

Conheça as tecnologias que podem ser incluídas no dispositivo

Hoje em dia, há vários recursos adicionais com os quais você pode contar para que seu aparelho se torne realmente um facilitador de suas tarefas. Um deles é a conexão, por meio de bluetooth ou wireless, com outros aparelhos eletrônicos, incluindo TVs e celulares.

Entre as vantagens de aparelhos com conectividade, estão a melhora da qualidade do som e a possibilidade de funcionarem como fones de ouvido, tornando mais simples a realização de atividades profissionais ou de lazer.

Serviço profissional e teste gratuito

Além da orientação de seu fonoaudiólogo, você também precisa de uma empresa preparada para lhe oferecer informações relevantes e acompanhamento completo durante a adaptação ao seu novo aparelho, já que podem ser necessários ajustes. Por isso, pesquise bem em relação à credibilidade, estrutura e conhecimento dos profissionais com os quais pretende negociar.

Por mais que pareça prático, evite comprar o aparelho pela Internet, pois você pode ficar sem assistência próxima caso precise de alguma manutenção. Além disso, você só conseguirá manusear o dispositivo quando receber a encomenda e pode não ser exatamente o que você esperava.

Testar o aparelho antes de comprá-lo é uma maneira eficiente de avaliar como será sua adaptação no dia a dia, em situações reais de sua rotina. Por mais recomendações que o modelo e a marca tenham, é só na prática que você conseguirá ter noção da qualidade do som, facilidades de manuseio, recursos tecnológicos, entre outros fatores. Por isso, consulte também essa opção na empresa onde pretende comprar seu aparelho.

Na Audiofisa, você encontra próteses modernas, com variedade de modelos e recursos tecnológicos e de marcas confiáveis. Também oferecemos acompanhamento com fonoaudiólogos, mapeamento de fala e teste grátis para facilitar sua adaptação ao novo aparelho.

Clique aqui para conhecer mais vantagens de adquirir um aparelho auditivo com a Audiofisa.

Decisão acertada

Mesmo que você se sinta perdido na hora de escolher um aparelho auditivo, com ajuda profissional especializada e algumas informações sobre marcas, modelos e recursos, é possível fazer uma compra segura, que atenda a suas necessidades e supere suas expectativas.

A seleção deve ser feita com critérios, mas é importante não adiar demais a compra, para que você possa iniciar o tratamento o quanto antes. Se está em dúvida sobre o modelo mais adequado para você, solicite um teste grátis na Audiofisa e avalie, na prática, como será sua adaptação. Clique aqui e solicite seu teste no DF.

 

Leia mais:

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts