Como o aparelho auditivo pode melhorar sua relação com as pessoas

O aparelho auditivo é o principal instrumento no tratamento da perda auditiva e melhora de maneira significativa a qualidade de vida dos usuários. 

Além da perda auditiva em si, o problema de audição pode acarretar uma série de outras dificuldades que atingem várias esferas da vida. Dentre elas, a vida social e os relacionamentos com as pessoas podem se tornar um verdadeiro desafio. Isso porque a comunicação é o principal facilitador para o desenvolvimento de relações.

Para o deficiente auditivo, atividades simples como conversar com os amigos numa mesa de bar pode se tornar um pesadelo. Por causa da perda auditiva, a reação natural do indivíduo, com o passar do tempo, pode ser se isolar socialmente. 

Os primeiros sinais parecem desconexos: queixas por falta de atenção durante conversas, dificuldade em entender o que as pessoas falam, dificuldade em falar pelo telefone ou até mesmo acordar tarde por não ouvir o despertador. Até que a pessoa perceba que tem uma deficiência auditiva e que precisa de tratamento, pode levar um bom tempo e custar algumas relações. 

A boa notícia é que o tratamento com aparelho auditivo não só permite uma audição saudável e fidedigna como também a restauração da capacidade auditiva do usuário. 

É exatamente por isso que neste artigo vamos te mostrar como o aparelho auditivo pode melhorar suas relações com as pessoas. Se você sofre de perda auditiva ou conhece alguém próximo com essa deficiência, esse artigo pode fazer toda a diferença. Acompanhe!

Família

Normalmente, a família do deficiente auditivo é a primeira afetada. Manter uma convivência saudável com a família quando se tem perda auditiva não é uma missão fácil. Além da capacidade de comunicação ser menor, são frequentes as reclamações por assistir televisão ou ouvir música em volumes muito altos. 

Nesse sentido, o aparelho auditivo pode ajudar a restabelecer uma convivência harmoniosa em casa com os familiares. Além da interação se tornar mais fluida, sem barreiras de comunicação. O aparelho permitirá reconhecer melhor sons muito altos que podem atrapalhar as outras pessoas que vivem com você. 

Trabalho

Boas relações sociais no trabalho são essenciais para o sucesso profissional. Certamente, essas relações são comprometidas pela perda auditiva. Reuniões, conferências, conversas casuais e happy hours se tornam atividades nada prazerosas.

Além disso, é comum que a produtividade no trabalho diminua. Na maioria das vezes, por causa da dificuldade de comunicação, muitas demandas acabam não sendo compreendidas, abrindo margem para erros que poderiam ser evitados.

Nesse caso, a prótese auditiva além de restabelecer sua capacidade de se relacionar bem no ambiente de trabalho, pode também te ajudar a retomar uma produtividade satisfatória no trabalho.  

Amigos e eventos

Um dos indicativos de deficiência auditiva é a maior dificuldade para ouvir e interagir em ambientes com muitas pessoas falando ao mesmo tempo, como bares, aniversários de amigos, restaurantes, shows e festivais. Começar a evitar ambientes como teatros, cinemas e igrejas, por não conseguir acompanhar o evento se torna algo comum.

Ao seguir com o tratamento, no entanto, será possível equilibrar os ruídos sonoros focando a escuta naquilo que for de seu interesse, mesmo em ambientes mais barulhentos ou com muitas pessoas falando ao mesmo tempo.

Outros fatores

As consequências e sintomas de perda auditiva não se resumem apenas à dificuldade em ouvir. Fatores como o cansaço, irritabilidade e esforço para realizar atividades comuns do dia a dia também entram na lista. Essas questões certamente afetam, mesmo que de maneira indireta, a disposição para socializar.

Esses foram alguns exemplos de como o aparelho auditivo pode melhorar suas relações com as pessoas. Além de restaurar sua capacidade auditiva, a prótese vai te ajudar a melhorar a convivência familiar, social e no trabalho. 

Se você sofre de perda auditiva ou conhece alguém com esse problema, recomende o uso do aparelho o quanto antes!

Clique aqui  para fazer um teste grátis com um dos nossos aparelhos auditivos e tire suas próprias conclusões. 

 

Leia também:

Como é feito o diagnóstico de perda auditiva?

Aparelho auditivo: situações em que ele faria toda a diferença

4 razões para não adiar o tratamento da perda auditiva

Exames auditivos: quais são e quando realizá-los?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital