Guia para o meu primeiro aparelho auditivo

A maior facilidade que um paciente com deficiência auditiva pode ter é contar com um aparelho auditivo. Já passou o tempo em que esses aparelhos eram grandes, incômodos e de difícil manutenção. Hoje são modernos, com alta tecnologia e com sons aumentados, ajudando muito seus usuários a terem mais qualidade de vida.

Há muitas pessoas que conhecemos e convivemos que, com o passar do tempo, vão adquirindo a deficiência auditiva por diversas causas. Por incrível que pareça, elas próprias demoram para perceber que não estão ouvindo bem. Confira como é fácil saber se você está mesmo perdendo a audição.

Uma vez diagnosticada a doença por um profissional especializado, ou seja, por um médico otorrinolaringologista, e após o devido exame de audiometria, a recomendação pode ser o uso do aparelho auditivo. Se esse é o seu caso, leia agora um guia antes de adquirir seu primeiro aparelho auditivo.

Guia para o seu primeiro aparelho auditivo

A princípio, pode parecer o fim do mundo. Todos têm um pouco de preconceito, medo de não saber se vão se acostumar e saber lidar com o aparelho auditivo. E até temor de que vai ficar feio usando. Tudo isso é natural, mas saiba que há muitos benefícios proporcionados pelo uso correto do aparelho auditivo.

Assim como outros produtos eletrônicos que fazem parte de nossas vidas atualmente, como os celulares, por exemplo, há aparelhos auditivos de muitos modelos, cores, tamanhos, tecnologias e preços. Daí a importância de um bom profissional que te ajude na hora de escolher qual comprar.

Então, 1º passo: escolher onde e com quem irá realizar o seu teste do aparelho auditivo.

Essa ajuda, proporcionada por profissionais habilitados em lojas próprias e baseada no grau da deficiência de cada paciente, é fundamental para você ter todas as informações necessárias sobre os aparelhos mais indicados para o seu caso e estilo de vida. Pesquise o histórico da clínica escolhida, a experiência dos profissionais em questão e marque uma primeira consulta para avaliar todo processo.

Hoje em dia já existem aparelhos de tamanhos mínimos, que quando inseridos no canal auditivo passam quase imperceptíveis. Com as inúmeras opções disponíveis no mercado, com certeza você vai encontrar o que mais combina com você.

2º passo: o teste é indispensável e gratuito!

Fazer um teste, em geral de sete dias, faz com que o paciente vá se acostumando com o uso do aparelho auditivo. A partir dessa experiência, são feitos ajustes pelo fonoaudiólogo, conforme os relatos do paciente, para um melhor desempenho do aparelho.

Aos poucos, com o uso, você começa a perceber a grande diferença no seu modo de viver e, principalmente, terá de volta nos seus ouvidos os sons corriqueiros que há muito não ouvia.

Como se adaptar ao aparelho auditivo?

A adaptação a esse acessório também ficou bem mais fácil. Basta um pouco de tempo, perseverança e boa vontade para obter ótimos resultados.

O cérebro leva aproximadamente de três a seis meses para se adaptar a essa nova fonte de informações. Quando você se adapta completamente, o resultado é compensador.

Nossa principal dica é: não desista! Caso tenha tido uma primeira experiência negativa em função da clínica escolhida, pesquise por outras e faça novos testes. O resultado irá te surpreender!

Cuidados necessários

Claro que você precisará adotar alguns cuidados, tanto em relação ao conforto ergonômico e comodidade, quanto à limpeza e devida manutenção do aparelho. Mas isso tudo você aprende rapidamente e tem logo uma perfeita convivência com o aparelho.

Vale lembrar que como tudo que envolve tecnologia, os aparelhos auditivos também demandam investimento. Os custos vão depender muito do modelo e marca escolhidos. Mas, em caso de necessidade, você pode contar com o Banco do Brasil que oferece uma linha de financiamento específica para este fim.  

Agora que você já sabe o que fazer na hora de comprar seu primeiro aparelho auditivo, faça um teste grátis!

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital