Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

O meu grau de perda auditiva pode evoluir?

grau-de-perda-auditiva

Essa é uma preocupação comum de muitos pacientes com perda de audição: se eu não tratar minha perda auditiva, ela poderá piorar? E mesmo que eu trate, há algum risco de que a deficiência se agrave?

Se você possui essa dúvida, continue lendo este artigo e descubra!

Grau de perda auditiva pode evoluir?

A resposta é sim, um grau de perda auditiva pode evoluir e até mesmo piorar ao longo do tempo. Isso pode acontecer devido à influência de outras doenças na audição, aos fatores externos que são naturalmente prejudiciais e também às causas da perda auditiva em questão.

As doenças que podem ter impacto na piora da perda auditiva são diabetes, pressão alta nas artérias e aterosclerose, por exemplo. Isso acontece, principalmente, pelo dano que elas podem causar nos vasos sanguíneos do ouvido, que são mais finos e sensíveis. Em resumo, acontece o seguinte:

  • A diabetes prejudica pelo excesso de partículas de açúcar no sangue;
  • A hipertensão pelo excesso de pressão sanguínea nesses vasos;
  • A aterosclerose pelo acúmulo de placas de gordura na parede das artérias, restringindo o fluxo sanguíneo até o ouvido.

Fatores externos — como o envelhecimento e o próprio excesso de barulho do dia a dia — também podem evoluir o grau de perda auditiva. É natural que a audição seja afetada com o passar dos anos, pois o tímpano perde a elasticidade, as articulações ficam menos flexíveis e a quantidade de células sensoriais diminui, o que afeta a capacidade de ouvir.

Perda auditiva em idosos: entenda como tratar

Com relação ao excesso de barulho do dia a dia, o problema está principalmente na frequência de exposição aos altos ruídos. O barulho intenso do trânsito, por exemplo, pode ser intenso e extremamente prejudicial à audição, pois ultrapassa a frequência saudável de decibéis recomendada para o ouvido.

Vale ressaltar também que qualquer uma das causas da perda auditiva pode ser um fator decisivo que a levem a piorar.

Tenho perda auditiva e não uso aparelho auditivo: meu grau vai aumentar?

Saiba o que causa a perda auditiva

Perda auditiva leve: preciso tratar?

É importante que todas essas questões sejam esclarecidas com o seu fonoaudiólogo e otorrinolaringologista, para uma conclusão mais aprofundada sobre o seu caso, ok?

Evite que a sua perda auditiva piore!

Agora que já sabe como a sua perda auditiva pode evoluir e piorar, você já tem uma noção de o que fazer para evitar isso, certo?

Então, avalie com o seu médico se você tem alguma das doenças que impactam na audição, se está sendo exposto a altos ruídos no dia a dia e se alguma outra causa da perda auditiva também deve ser tratada em conjunto com a sua audição.

Esses já são grandes passos para evitar que o seu grau de perda auditiva evolua.

Além disso, o uso do aparelho auditivo também pode ser um grande aliado nessa prevenção. Se utilizado de forma correta, o aparelho melhora significativamente a qualidade da audição do paciente e, consequentemente, a sua qualidade de vida.

O que o aparelho auditivo irá fazer é justamente ampliar a sua capacidade de ouvir. Ou seja, com ele, você não precisará mais se expor a sons tão altos — que prejudicam tanto sua audição — para que consiga ouvir. Não precisará ouvir uma música em volume tão alto, sequer assistir à televisão no máximo, e nem se esforçar tanto para ouvir a fala de outras pessoas.

E mais: com a evolução da tecnologia e a melhora dos modelos de aparelho auditivo, hoje é possível encontrar um que seja ideal para as suas necessidades e discreto ao mesmo tempo.

Ainda tem dúvidas sobre a sua perda auditiva? Você pode esclarecê-las no nosso e-book Tipos mais comuns de Perda Auditiva e como identificá-las.

Leia também: Perda auditiva de severa a profunda: diagnóstico e como contornar

O material é gratuito e com ele você poderá entender melhor sobre causas e graus da perda auditiva, além dos benefícios do aparelho auditivo para a sua qualidade de vida . Baixe agora mesmo!

Os-tipos-mais-comuns-de-deficiência-auditiva-e-como-identificá-las
Os tipos mais comuns de deficiência auditiva e como identificá-las

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts