Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

O que causa a perda auditiva?

O que causa a perda auditiva?

Cada parte do ouvido possui um papel essencial para o fornecimento de determinadas informações ao cérebro. Quando há perda auditiva, é sinal de que existem danos que podem ser no ouvido médio, interno e externo, o que causa a incapacidade de perceber o som em ambos ou em uma só orelha, prejudicando a vida do indivíduo como um todo.

Desta forma, é importante saber o que causa a perda auditiva e qual a melhor maneira de evitar possíveis problemas.

Acompanhe o conteúdo completo e entenda!

O que pode ser responsável pela perda auditiva?

São vários os fatores que possuem uma influência na perda auditiva, desde os mais corriqueiros, como envelhecimento, até casos mais complexos como o de doenças e lesões traumáticas. Pode ser algo natural, momentâneo, gradual ou até mesmo causado por interferência de problemas de saúde.

Cada motivo ocasiona uma consequência e é fundamental entender para saber o que fazer e como tratar.

Envelhecimento

Dentre os danos do ouvido interno, estão os ligados ao envelhecimento, que são causados por longos períodos de exposição a barulhos e sons altos.

Este problema acontece já que as células nervosas da cóclea são danificadas após repetitivas ações, como é o caso da exposição a muito som alto. Quando danificadas, elas tendem a não transmitir normalmente os sinais elétricos, o que causa a perda auditiva.

Vale ressaltar que boa parte das pessoas que sofre com a perda auditiva atualmente é em virtude da falta de cuidados no passado, pois não tiveram um trabalho de prevenção auditiva.

Sendo assim, é importante educar e tratar a saúde auditiva das crianças desde cedo para evitar esses mesmos problemas no futuro.

Cera no ouvido

Apesar de existir para proteger e evitar possíveis doenças e inflamações no ouvido, o excesso de cera pode prejudicar a construção das ondas sonoras e favorecer a perda de audição momentânea.

É um problema que pode ser resolvido com uma lavagem no ouvido para remoção da cera, procedimento que deve ser feito somente por um otorrinolaringologista.

Barulho alto

Barulhos altos repentinamente tais como explosões, fogos de artifício e mudanças bruscas na pressão do ouvido podem ocasionar a perfuração do tímpano, prejudicando a audição.

Doenças

Existem algumas doenças que podem causar a perda da audição, sendo ela momentânea ou não.

Doenças como a meningite, sarampo, escarlatina e caxumba possuem em seus sintomas a perda auditiva. Desta forma, é importante consultar com um médico especialista para verificar a melhor forma de tratar o problema.

É importante buscar auxílio médico?

Mesmo quando momentânea, a perda de audição pode prejudicar o dia a dia quem possui. Sendo assim, é extremamente importante buscar auxílio médico ao notar qualquer mudança relacionada à audição.

É essencial analisar as mudanças na rotina e anotar se há algum fator que pode ter favorecido a perda de audição.

Quando descoberta no início, a condição pode ser reversível e ter os sintomas minimizados.

Possíveis complicações da perda auditiva

Além do principal fator que pode contribuir de forma negativa no dia a dia, a perda auditiva também possui outros efeitos que interferem na qualidade de vida.

A depressão, a ansiedade e alguns problemas de comunicação são fatores desenvolvidos comumente após a perda auditiva.

Nestes casos, é indispensável que além de um otorrino, a pessoa consulte com um psicólogo e/ou psiquiatra para avaliar o caso e evitar problemas mais graves.

Dependendo do estágio e do grau da perda auditiva, estes danos podem agravar os sintomas e dificultar ainda mais o tratamento.

Agora que você já sabe o que causa a perda auditiva, compartilhe o conteúdo com seus amigos nas redes sociais e auxilie quem necessita de tratamentos para resolver o problema da surdez. E se precisar de ajuda, conte com a AudioFisa!

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts