Quando devo trocar meu aparelho auditivo?

Como todo dispositivo eletrônico, o aparelho auditivo tem um tempo determinado de vida útil, que pode ser abreviado devido ao mau uso ou falta de cuidados. Por isso, é fundamental cuidar bem dele e também saber detectar os sinais que avisam que sua troca está próxima. Vamos ver que sinais são esses. Acompanhe o artigo!

Vida útil e cuidados com o aparelho auditivo

Geralmente a vida útil do aparelho auditivo gira em torno de 3 a 5 anos, dependendo do modelo e dos cuidados que ele recebe. Para garantir sua funcionalidade e durabilidade, é fundamental que ele seja manuseado da forma correta, receba as manutenções preventivas e a limpeza diária.

Por exemplo, o aparelho auditivo deve ser retirado para o banho, sauna e mergulhos. Deve ser também protegido do contato com a água, salvo os modelos que permitem isso.

É importante, também, que ele seja guardado dentro do desumidificador quando não estiver sendo usado. Já para a limpeza diária, basta um pano limpo, seco e macio ou um papel toalha para retirar toda poeira ou cera que possam entupir ou danificar seus componentes internos.

Com esses cuidados, a troca do seu aparelho provavelmente vai ocorrer por conta do desgaste natural dos componentes, que acaba gerando seu mau funcionamento. Ele não vai parar de funcionar de uma hora para outra, mas, aos poucos, vai apresentar alguns “sintomas” de que está na hora de trocar. Conheça esses sinais para que você não seja pego de surpresa e para que sua audição não fique prejudicada.

Sinais de que está na hora de trocar o aparelho auditivo

     1. Som fraco

Se o aparelho auditivo parecer mais fraco, pode ser por dois motivos. Um deles é porque sua perda auditiva aumentou e, portanto, você precisa de um ajuste ou de um aparelho mais potente. Você pode até ouvir os sons, mas o entendimento ficará prejudicado. O segundo motivo pode ser porque ele está desgastado e precisa ser trocado para atender plenamente sua necessidade.

     2. Manutenção constante

Quando o aparelho começa a exigir manutenção constante, toda hora apresentando alguma falha, é porque está na hora de substituí-lo por um novo.

     3. Novas tecnologias

Assim como em todas as áreas, a tecnologia está sempre inovando. E com os aparelhos auditivos não é diferente. Na hora de escolher um novo aparelho auditivo, é preciso aproveitar para se informar sobre as novidades dos recursos e das melhorias em relação à funcionalidade.

Se o seu aparelho já é mais antigo e não tem todas as facilidades que você gostaria ou se já não está mais atendendo suas necessidades, talvez seja a hora de procurar por opções mais modernas.

Alguns problemas podem ser mais simples e resolvidos no local de sua confiança, geralmente onde você comprou. E sem a necessidade de troca. Porém, para saber identificar corretamente o que está ocorrendo e saber quais são os procedimentos necessários, nada melhor que procurar o serviço especializado.

     4. Pilha fraca

Substitua a pilha em uso por uma nova. Às vezes, a bateria acabe antes do tempo esperado. Outras vezes, está na hora de trocá-la ou de comprar um aparelho novo. Tudo depende da causa.

     5. Sujeira nos filtros

O acúmulo de cerúmen nos filtros dos aparelhos intracanais pode fazer com que deixem de funcionar adequadamente. Diante disso, é fundamental realizar a limpeza e trocar os filtros regularmente.

     6. Umidade

Muito se fala do quanto a umidade é prejudicial para o funcionamento do aparelho auditivo. Portanto, evite ao máximo o contato com a água. Mas se ocorrer, mantenha o aparelho que teve contato com umidade por um tempo dentro do desumidificador para ver se volta a funcionar normalmente.

Garanta também sua rotina regular de consultas médicas e das devidas manutenções para o funcionamento correto de seu aparelho auditivo e da sua audição. Para mais informações, baixe agora o ebook Manual do Aparelho Auditivo!

Leia mais:

[ebook] Manual do Aparelho Auditivo

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital