Quanto tempo dura um aparelho auditivo?

Escolher um aparelho auditivo é uma tarefa que exige responsabilidade e muito cuidado e, por isso, é natural que, depois da compra, você queira usá-lo por muito tempo. No entanto, como outros equipamentos eletrônicos, as próteses têm prazo de validade e precisam ser substituídas, eventualmente, para garantir a qualidade de sua audição.

Não existe uma data padrão que determine quanto tempo dura um aparelho auditivo, mas, geralmente, a vida útil varia de 3 a 5 anos, de acordo com o modelo e os cuidados com o manuseio, incluindo manutenções preventivas e limpeza diária. A substituição também pode ser necessária por outros fatores, como tecnologia ultrapassada e aumento do grau da perda auditiva, então, é importante ficar atento aos sinais de que é preciso trocar seu aparelho.

Para lhe ajudar a tirar o máximo proveito de suas próteses auditivas, vamos falar sobre os principais cuidados para aumentar a durabilidade e também alguns indícios de que está na hora de escolher um novo aparelho. Acompanhe e não descuide dos seus dispositivos.

 

Cuidados para aumentar a durabilidade do aparelho auditivo

Embora não se possa afirmar com precisão quanto tempo dura um aparelho auditivo, manusear adequadamente as próteses é a melhor forma de ampliar sua durabilidade. Como qualquer equipamento eletrônico, ele deve ficar longe da água e da umidade, que podem danificar seus componentes.

Veja, a seguir, outros cuidados para garantir o uso de seus aparelhos por mais tempo:

  • Quando tirar o aparelho, coloque-o no desumidificador, para remover, além da umidade, a cera e bactérias que possam estar presentes;
  • Evite quedas para não danificar os componentes internos;
  • Deixe o aparelho sempre protegido de animais de estimação;
  • Evite o contato com maquiagem e spray fixador de cabelos, que podem causar danos no microfone e no controle do volume;
  • Limpe seu aparelho sempre com um pano limpo, seco e macio;
  • Use pilhas novas para garantir o bom desempenho do dispositivo e as remova quando não estiver usando o aparelho, para evitar que vazem;
  • Como a umidade é a grande inimiga da durabilidade de suas próteses, nunca tome banho com o dispositivo;
  • Não descuide da manutenção e leve as próteses para a assistência sempre que observar algum problema.

 

Razões para trocar seu aparelho

Mesmo que você tome todos os cuidados necessários com seus dispositivos, em alguns casos, a troca será necessária para manter a qualidade de sua audição. Isso acontece, por exemplo, quando o aparelho deixa de funcionar adequadamente ou quando o grau da perda auditiva aumenta, exigindo uma prótese mais potente.

Mas a substituição pode não ser motivada por necessidade e sim pelo desejo de ter um aparelho mais moderno e que se adapte melhor ao seu estilo de vida. Em um mundo cada vez mais conectado, quem tem deficiência auditiva pode fazer de seus aparelhos boas ferramentas para se beneficiar da tecnologia.

Atualmente, o mercado oferece opções como aparelhos com conectividade, recarregáveis e de uso prolongado, capazes de transformar sua experiência auditiva com uma série de funcionalidades para tornar seu dia a dia muito mais prático. Então, se os seus dispositivos atuais estão obsoletos, pode ser uma boa ideia avaliar a troca junto ao seu fonoaudiólogo.

 Veja mais sinais de que é hora de trocar seu aparelho auditivo.

 

Invista em sua qualidade de vida

Ter um aparelho funcionando corretamente, em bom estado e com soluções tecnológicas contribui não só para você ouvir bem como para aumentar sua qualidade de vida. Embora a decisão de substituir as próteses seja complicada e exija uma avaliação criteriosa, em alguns casos, será necessária e até urgente.

Como não é possível determinar exatamente quanto tempo dura um aparelho auditivo, o cuidado que você dedica a ele e a sua observação quanto ao desempenho do dispositivo são fundamentais para saber se ainda é possível usá-lo por mais tempo ou se chegou a hora de aposentá-lo.

Caso a decisão, em conjunto com seu fonoaudiólogo, seja por uma nova prótese, a AudioFisa pode lhe ajudar a encontrar um substituto adequado a suas necessidades e que lhe garanta uma experiência auditiva completa. Para facilitar sua adaptação, você pode testar gratuitamente um aparelho com acompanhamento completo de nossos profissionais.

Clique aqui e solicite seu teste.

CTA AudioFisa Teste Grátis do Aparelho Auditivo durante 7 dias!

Agente o seu Teste Grátis do Aparelho Auditivo por uma semana!

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

CSB 02 Lotes 1-4 Alameda
Shopping Torre A Sala 606
Taguatinga - DF
Telefone: (61) 3702-6602

SCN QD 2 Liberty Mall
Torre A Sala 413
Asa Norte
Telefone: (61) 3039-6602

Av. das Araucárias
1835/2005 - Sala 437
Águas Claras Shopping
Telefone: (61) 3542-4683

Qd. 14 Conj. C Lote 18 Loja
04 Setor Central
Gama DF
Telefone: (61) 3543-8725

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
8:30 ÀS 18:00

WHATSAPP
(61) 9 8455-0300

©2020 AudioFisa Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Eixo Digital